O 22R-E, muita gente mete o pau simplesmente porque é a gasolina e é 4 cilindros...Mas nunca nem andou em um e não tem qualquer informação sobre ele...
Talvez seja um dos motores mais duráveis já construídos...Digite 22R-E no Google e viaje...Pode ir também em www.4x4wire.com e daí para outros links, só para começar...Para conhecer sua alma vá em www.autozone.com
Agora, não é um motor empolgante, em subidas é só contemplação. Tem um bom torque em baixa, similar ao 3L (Diesel) e 116cv. Deixa a desejar para o tamanho do carro...Isso para estradas. Para trilhas é excelente...Tem uma jogada na borboleta do acelerador que é muito interessante, um sistema a ar, totalmente mecânico que sustenta a aceleração durante a troca de marchas...Isto compensa bastante o que eventualmente falta de motor em algumas situações...
É um motor pra confiar e não para empolgar, para acelerar

Tem muuuuuita informação sobre ele na internet, nos mínimos detalhes...
Seguro é exorbitante...A Diesel nem se fala...Faça muitas contas...Tudo depende de quanto você vai rodar e em segundo lugar do que você espera, do seu tipo de tocada...O 3L da Toyota é um motor muuuito "pata-choca"...
Durabilidade, não se preocupe se é Diesel ou gasolina, mas se é Toyota 8)
Os câmbios Toyota geralmente são AISIN, equipam de Pajeros a Cherokees. Não tenho notícia de problemas...
Ah! A manutenção do 22R-E é bem estendida...Filtros com 48mil...Fluidos com 40mil...Corrente de distribuição (é corrente e não correia) com +/- 300mil.
Peças de motor, a maioria na Toyota, mas se você comprar a Colobosaura

Contudo além de manutenção periódica até agora...Estou com ela há 17mil km só troquei a junta do cabeçote pois soube de um recall nos EUA e não titubiei...Se não me engano foi R$140,00. Aproveitando a oportunidade mandei descarbonizar as válvuas e seus assentamentos no cabeçote. Nunca troquei nada sério, nada de motor, só a embreagem (disco+platô+rolamento) que custou R$800,00 (na Toyota).
Por último, o consumo, em média fica assim:



Para viajar sem pressa, sem perder o embalo nas subidas

Atrás não tem muito conforto devido ao assoalho muito elavado e o reduzido espaço para as pernas, mas é muito melhor que uma Cabine Dupla. O banco é maior, o encosto mais inclinado e a suspenão traseira é de molas helicoidais.
Ah! É um carro grande, com comportamento de carro grande, em algumas situações meio banheira. Oscila um bocado em curvas, mas é bastante estável para a altura. Em terra quica um bocado de traseira e esta também joga um pouco nestas situações...Diminuindo bem a calibragem dos pneus melhora um bocado.
[]s e de 22R-E e SW4 pode perturbar