x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 26
  • #13
    Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Idade
    56
    Posts
    837
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    ..."roda livre manual", nesse caso, com o veículo parado, deve-se girar o seletor de tração...
    Amigo Delfim,

    lendo sua explicação absolutamente correta e precisa, fiquei só imaginando como seria ligar a roda-livre com o veículo em movimento...

    Desculpe a brincadeira, mas como dizem, perde-se o amigo mas não perde-se a piada...

    Mas agora, falando sério e complementando as explicações didáticas do amigo Delfim, é sempre recomendável acionar a tração por alguns quilômetros, ao menos uma vez por mês, para manter o conjunto perfeitamente lubrificado. Ficando muito tempo sem acionamento, tanto graxas quanto óleos ficam velhos, ou seja, perdem suas caracaterísticas de lubrificação, comprometendo sua função quando necessário.

    Grande abraço!
    4X4 Brasil
    Henrique Pitão

  • #14
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Amigo Pitão,

    Assim me matas de rir...
    Mas como eu também não gosto de perder a piada, lhe explico:
    Percebeste que o nosso amigo GilHDV nos escreve lá da terrinha?
    Há que se ter tudo muito bem explicadinho !!! Imagina se ele resolve colocar a patroa em cima do capô da viatura...
    KKKKKKK... Saudações toyoteiras, Delfim.
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário
    Entrada
    09/09/2009
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    he he he

    ta boa a massa. lol
    aqui a minha terrinha, chama-se Guimarães. é o Berço da Nação Portuguesa 8)

    posso andar com 4X4 em 4H em alcatrão com piso seco?

    abraço e prometo não chatear mais. hehehe

  • #16
    E a velha pratica dos bons modos do 4x4?
    Aquela para não judiar da viatura.

    Desde que troquei o meu velho Niva para um CJ os mecânicos me falam, assim que engatar a tração, da uma rezinha. Esta pratica passou do CJ, para a Band e ate hoje na minha S10 mesmo sendo o 4x4 eletrônico, paro a viatura, engato o 4X4, coloco uma ré e vou pro rock.

    A viatura agradece.

    E que venha a Hilux, de volta ao parrudo mundo toyoteiro!
    Flávio Lavapé - PU2CFN
    www.DOCERRADO.com
    NONAME-Troller/Maria-Hilux/Agunia-S10/Ritinha-Band/Baiano-Jeep/Carrapato-Niva

  • #17
    Usuário Avatar de LeoZon
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    86
    Agradecimento: 1
    GilHDV,

    Você só poderá andar com a 4x4H em alcatrão (asfalto) seco se a sua viatura possuir diferencial central, caso contrário, como já dido pelo companheiro Delfin, acarretará em desgaste do conjunto e dos pneus, além do carro ficar "duro" pra dirigir, enrrigecendo a direção nas curvas fechadas principalmente.
    Pajero DAKAR 3.2 HPE 2012 7 lugares

  • #18
    Usuário
    Entrada
    09/09/2009
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    saudações caros amigos

    Citação Postado originalmente por LeoZon Ver Post
    GilHDV,

    Você só poderá andar com a 4x4H em alcatrão (asfalto) seco se a sua viatura possuir diferencial central, caso contrário, como já dido pelo companheiro Delfin, acarretará em desgaste do conjunto e dos pneus, além do carro ficar "duro" pra dirigir, enrrigecendo a direção nas curvas fechadas principalmente.

    eu tenho um patrol de 3 geração com o motor L28E.
    acho que possui diferencial central. mas será que alguem me pode esclarecer com certeza se tem ou não o dito diferencial e se posso ou não andar com as 4 rodas motrizes em terreno de asfalto seco?! (isso é util porque as vezes sai-se do monte, entra-se numa estrada para apanhar outro caminho de monte)

    a minha outra duvida é a seguinte. ontem á noite, como li aqui, mesmo ao entrar no monte, mudei a posição dos cubos para lock, engrenei as 4 rodas, (4H) e acontecia que por exemplo, ao fazer uma manobra e puxar a direção ao maximo, para cada um dos lados, as rodas pareciam que prendiam, e o jipe não "deslizava" tão bem. com as 4 rodas ligados não podemos puxar a brecagem ao maximo há algum inconveniente na situação que aqui descrevi?!

    agradeço a ajuda. o meu muito obrigado

    abraço

  • #19
    Usuário Avatar de Michelangelo
    Entrada
    14/07/2009
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    52
    Posts
    373
    Agradecimento: 1

    4x4 na Nova Hilux 2009

    Pessoal acabei de comprar uma Hilux 2009 SRV TDI 3.0 4x4 e ainda não conheço seu sistema 4x4. Fiquei com uma Prado por 2 meses e a sua tração era 4x4 all time, diferente da Hilux.
    Em pisos de asfalto molhado é aconselhável engatar a tração em 4x4 High (4H) ? Há um limite de velocidade para andar nessa modalidade de tração?
    Land Rover Discovery 4 3.0 SDV6 HSE
    Toyota Land Cruiser Prado VX 3.0 TDI 2006 (vendida)

  • #20
    Usuário Avatar de LeoZon
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    86
    Agradecimento: 1

    Coicidência ou sorte?

    Pessoal,

    deixa eu compartilhar um breve acontecimento que ocorreu comigo: tenho uma SW4 1999 TD e estava viajando para Península de Maraú. Certo momento, em uma trilha (pq lá não tem estrada) a viatura atolou logo após eu transpassar uma pequena lagoa. Estava engatada a 4x4H. Acelerei para a frente e para trás e nada, as rodas deslizavam no atoleiro. Resolvi mudar para 4x4L e ela saíu com facilidade.

    Daí vem o questionamento: a diferença de 4x4H e 4x4L é somente a redução, ou seja, o carro fica com mais força na 4x4L, facilitando o trabalho da viatura em subidas entre outros. No meu caso, estava no plano e não estava faltando força quando atolei, pois conseguia acelerar normalmente na 4x4H. Então, pq quando engatei a 4x4L saiu com facilidade? Coicidência? Sorte? Ou será que existe algum mecanismo de semi-bloqueio de diferencial com a alvanca em 4x4L?

    Alguém tem alguma informação?
    Pajero DAKAR 3.2 HPE 2012 7 lugares

  • #21
    Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Idade
    56
    Posts
    837
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LeoZon Ver Post
    Pessoal,

    deixa eu compartilhar um breve acontecimento que ocorreu comigo: tenho uma SW4 1999 TD e estava viajando para Península de Maraú. Certo momento, em uma trilha (pq lá não tem estrada) a viatura atolou logo após eu transpassar uma pequena lagoa. Estava engatada a 4x4H. Acelerei para a frente e para trás e nada, as rodas deslizavam no atoleiro. Resolvi mudar para 4x4L e ela saíu com facilidade.

    Daí vem o questionamento: a diferença de 4x4H e 4x4L é somente a redução, ou seja, o carro fica com mais força na 4x4L, facilitando o trabalho da viatura em subidas entre outros. No meu caso, estava no plano e não estava faltando força quando atolei, pois conseguia acelerar normalmente na 4x4H. Então, pq quando engatei a 4x4L saiu com facilidade? Coicidência? Sorte? Ou será que existe algum mecanismo de semi-bloqueio de diferencial com a alvanca em 4x4L?

    Alguém tem alguma informação?
    Amigo Léo,

    nem sorte, nem coincidência, muito menos bloqueio, na verdade isso é técnica mesmo.

    O que acontece é que em algumas situações de pouca aderência, quanto mais rápido girar a roda, menor será o atrito e vc. fica patinando no lugar. Em 4X4L, suas rodas giraram em menor velocidade o que foi suficiente para tirá-lo desta situação.

    Cada situação é uma situação, mas nada como a prática para melhorar a "sensibilidade" do piloto para enfrentar cada uma delas.

    [ ]s
    Henrique Pitão

  • #22
    Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Idade
    56
    Posts
    837
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GilHDV Ver Post
    eu tenho um patrol de 3 geração com o motor L28E.
    acho que possui diferencial central. mas será que alguem me pode esclarecer com certeza se tem ou não o dito diferencial e se posso ou não andar com as 4 rodas motrizes em terreno de asfalto seco?! (isso é util porque as vezes sai-se do monte, entra-se numa estrada para apanhar outro caminho de monte)

    a minha outra duvida é a seguinte. ontem á noite, como li aqui, mesmo ao entrar no monte, mudei a posição dos cubos para lock, engrenei as 4 rodas, (4H) e acontecia que por exemplo, ao fazer uma manobra e puxar a direção ao maximo, para cada um dos lados, as rodas pareciam que prendiam, e o jipe não "deslizava" tão bem. com as 4 rodas ligados não podemos puxar a brecagem ao maximo há algum inconveniente na situação que aqui descrevi?!

    agradeço a ajuda. o meu muito obrigado

    abraço
    Amigo Gil,

    pela sua descrição, eu arrisco dizer que a sua Nissan não tem diferencial central.

    Essa sensação de "roda presa" que vc. descreveu, é justamente efeito do esforço na caixa de transferência. Quanto mais fechada a curva, maior a diferença de trajetória entre as rodas dianteiras e traseiras.

    O diferencial central serve justamente para compensar esta diferença de trajetória entre os eixos não transmitindo, portanto, esta sensação de "roda presa".

    Esse efeito é normal, mas procure evitar esse esforço, pois quem está de fato sofrendo toda a pressão, é a sua caixa de transferência.

    [ ]s
    Henrique Pitão

  • #23
    Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Idade
    56
    Posts
    837
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Assim me matas de rir...
    Mas como eu também não gosto de perder a piada, lhe explico:
    Percebeste que o nosso amigo GilHDV nos escreve lá da terrinha?
    Há que se ter tudo muito bem explicadinho !!! Imagina se ele resolve colocar a patroa em cima do capô da viatura...
    KKKKKKK... Saudações toyoteiras, Delfim.


    [ ]s
    Henrique Pitão

  • #24
    Usuário Avatar de Pitão
    Entrada
    08/04/2005
    Local
    Sampa City/SP
    Idade
    56
    Posts
    837
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por docerrado Ver Post
    E a velha pratica dos bons modos do 4x4?
    Aquela para não judiar da viatura.

    Desde que troquei o meu velho Niva para um CJ os mecânicos me falam, assim que engatar a tração, da uma rezinha. Esta pratica passou do CJ, para a Band e ate hoje na minha S10 mesmo sendo o 4x4 eletrônico, paro a viatura, engato o 4X4, coloco uma ré e vou pro rock.

    A viatura agradece.

    E que venha a Hilux, de volta ao parrudo mundo toyoteiro!
    Amigo,

    eu confesso que desconheço essa prática. O que eu sei é que alguns carros com roda livre automática, quando você desengata a tração, se não der a "rézinha", a roda livre não desarma.

    Daí é como ficar andando em 4x2 com as rodas livres em "Lock".

    Não é o caso das SW4, pelo menos não na minha finada 97. Mais como, quanto mais velho eu fico, menos eu confio em coisas automáticas, para mim nada como uma tração na alavanca e rodas-livres manuais.

    Só assim eu me sinto no controle da situação... Coisas de véio...

    [ ]s

    Ps.: agora que eu reparei que esta é minha mensagem nr. "666"... Sinistro, né?
    4X4 Brasil
    Henrique Pitão

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade