x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1

    Escapamento da Hilux. Pecinha estranha !?




    Olá Pessoal,

    Não sou lá muito analfabeto em mecânica, mas esta peça que fica anexa ao escapamento da minha hilux, aparentemente sem função, não tenho idéia pra que serve.
    Alguém poderia me explicar??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento da Hilux. Pecinha estranha !?-img_1289.jpg   Escapamento da Hilux. Pecinha estranha !?-img_1290.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    35
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    tbm nao entendi
    mas, nem de escapamento eu gosto..principalmente se tiver aquele bujaozinho ali! uhaeuhaeu

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guardiola Ver Post
    Olá Pessoal,

    Não sou lá muito analfabeto em mecânica, mas esta peça que fica anexa ao escapamento da minha hilux, aparentemente sem função, não tenho idéia pra que serve.
    Alguém poderia me explicar??

    Isso pode ser chamado de amortecedor harmonico.É bastante usado quando se deseja evitar ou pelo menos atenuar bastante uma vibração resultante de alguma ressonancia(tendencia de vibrar em determinada frequencia).

    Normalmente consiste de uma massa(peso) presa ao elemento vibrante atraves de um elemento visco-elástico(mola + viscoso para dissipar energia).Tem a frequencia de ressonancia propria ajustada para ser igual a da vibração que se deseja combater.Ela vibra em contrafase cancelando ou quase a vibração original.

    Não sei se voce sabe , mas quase todos os motores hoje possuem uma polia chamada de amortecedor harmonico que pode ser a polia da correia dos acessórios cuja parte externa age como um pequeno volante(massa) e está preso a parte central(cubo) por uma camada de borracha .Isso serve para diminuir vibração torcional no virabrequim .Quem teve opala 6cc é muito provavel que teve essa polia quebrada(desmontava andando com frequencia).

    Nos motores MWM 6cc da Silverado , em parte por ter esse amortecedor mal dimensionado ocorria a quebra do virabrequim com certa frequencia.

    Não sabia de usar isso em escapamento , mas, sen dúvida é uma solução tecnicamente bonita e inteligente.

    Para ter uma ideia , esse principio é usado em edificios em local sujeito a terremoto para evitar que colapse.(uma massa grande no andar superior que se desloca tentando cancelar a oscilação)


    Homero

  • #4
    Valeu Homero,
    Mandou bem!!
    Realmente faz sentido. Analisando melhor, ví que a peça tem um miolo de borracha meio mole. Com muita força na mão, consigo balançar ela um pouquinho.

    Demonstra também que o fabricante realmente faz um carro decente.

    Obrigado.

  • #5
    Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    47
    Posts
    6,602
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Homero Ver Post
    Isso pode ser chamado de amortecedor harmonico.É bastante usado quando se deseja evitar ou pelo menos atenuar bastante uma vibração resultante de alguma ressonancia(tendencia de vibrar em determinada frequencia).

    Normalmente consiste de uma massa(peso) presa ao elemento vibrante atraves de um elemento visco-elástico(mola + viscoso para dissipar energia).Tem a frequencia de ressonancia propria ajustada para ser igual a da vibração que se deseja combater.Ela vibra em contrafase cancelando ou quase a vibração original.

    Não sei se voce sabe , mas quase todos os motores hoje possuem uma polia chamada de amortecedor harmonico que pode ser a polia da correia dos acessórios cuja parte externa age como um pequeno volante(massa) e está preso a parte central(cubo) por uma camada de borracha .Isso serve para diminuir vibração torcional no virabrequim .Quem teve opala 6cc é muito provavel que teve essa polia quebrada(desmontava andando com frequencia).

    Nos motores MWM 6cc da Silverado , em parte por ter esse amortecedor mal dimensionado ocorria a quebra do virabrequim com certa frequencia.

    Não sabia de usar isso em escapamento , mas, sen dúvida é uma solução tecnicamente bonita e inteligente.

    Para ter uma ideia , esse principio é usado em edificios em local sujeito a terremoto para evitar que colapse.(uma massa grande no andar superior que se desloca tentando cancelar a oscilação)


    Homero

    Ai falou a voz da experiência.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na Ranger tem algo semelhante preso na caixa de transferência ao lado do motor elétrico da tração e realmente funciona, pois o meu cardam já apresenta uma folga de cerca de 3mm nop espigão e não transmite essa vibração para o câmbio em função desse balanceador dinâmico ou amortecedor harmônico.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade