AOS MECÂNICOS DE PLANTÃO!
Colegas.
Venho enfrentando um problema com minha SW4 97 TD já há uns meses. Ela apareceu com uma pressão no radiador de agua...ar no radiador. O diagnostico dos 3 mecânicos que levei foi de trinca no cabeçote... retirei o cabeçote e mandei para o teste de trinca que deu positivo, uma microtrinca nos dutos de arrefecimento.
Troquei o cabeçote por um conjunto completo(usado mas com teste de trinca negativo), segundo o mecânico é melhor assim porque como o conjunte é todo original deste cabeçote, foi retirado de veiculo dado baixa por sinistro em seguradora, não seria necessário dar passes...O resultado é que continuou a fazer microblhas, e isso faz com que em velocidades muito altas o liquido seja cuspido para o reservatorio de expansão...
O mesmo problema que tinha antes da troca... mesmo assim ela nunca esquenta mais que o normal, ou seja, o ponteiro da temperatura não passa do meio.
Voltei no mecânico, ele desmontou o conjunto novamente, revisou valvulas e a mesma passou a funcionar "normal", isso é, com o liquido indo e voltando do reservatório de expansão (antes ele só ia e não voltava)... observei que para isso ele deixou o motor um pouco atrasado, o que diminuiu a velocidade final e retardou a entrada da turbina, o que faz ela ficar mais lenta até em baixas rotações...
Pensei que tinha reslolvido, pois quando abria antes a tampa do radiador mesmo frio e ainda pela manhã, tinha pressão dentro e agora não tem mais... O problema é que quando peguei uma estrada no final de semana, percurso pequeno de 20km na BR e estiquei ela derramou agua pelo reservatório...O mesmo problema antigo!
Observei que ela não tem mais pressão de ar no radiador pela manhã por que as bolhas (que continuam se formando dentro do radiador) estão saindo para o reservatório, mesmo fria elas se formam e ficam borbulhando lentamente dentro do vaso de expansão... Isso é certo?
Quando pego mais pesado deve aumentar o borbulhamento e isso provoca uma fuga de agua acima do normal e o radiador não consegue compensar, provavelmente não esquente porque eu não forço a máquina.

Tenho que reabrir mas não sei se vale a pena fazer com o mesmo mecânico. Talvez precise refazer este teste de trinca do cabeçote tambem...

Pergunto aos colegas:

O PROBLEMA PODE ESTAR EM UM OUTRO LOCAL?

Alguns colegas citaram que microbolhas pode ser problema de ar condicionado...só que ninguem sabe realmente como é isso...
PROCEDE?

Aguardo o auxílio dos colegas com maior experiência.
Muito grato.