Hilux 3.0 2008 Castanhando com Motor Frio
Olá galera, estou com uma hilux 3.0 na qual chegou na retifica com o motor batendo então fizemos o motor a três meses, porém o cliente reclama de um castanhado que a camionete faz quando o motor está frio, com o raster a única falha encontrada é do sensor que fica no pedal do freio (onde eu o regulo e com o tempo ele tende a voltar "obs: as luzes de freio não estão acendendo", inicialmente tirei a valvula reguladora de pressão para conferir (SM0042) e ela estava ok, posteriormente tirei os injetores (23670-0L050) onde os mesmos estavam com a vazão bem acima do normal mas com o retorno dentro do padrão, fiz a reparacao com substituição das valvulas e ponteiras (P1062), coloquei novamente e codifiquei, mas o problema persistiu, com o raster vi que havia uma diferença no balanceamento dos cilindros onde estavão variando de -1,7 a 2,3, tirei novamente os bicos para conferir a vedação das arrualas e testei eles novamente, estavam todos como os regulei, por via das dúvidas resolvi fazer outros 4 injetores (23670-0L050) e os troquei, porém o problema continuou, então resolvi tirar a Bomba de alta (2210-0L060) e a fiz por completo substituindo até mesmo a valvula reguladora de pressão (SM0042) por outra nova, e nada de resolver.. então com o passar do tempo fiz os seguintes testes, troquei sensor do tubo rail, conferi a valvula do tubo rail(estava vedando tanto em baixa como em alta pressão), conferi os sensores de rotação, sensor Maf, sensor Map, Sensor do líquido de arrefecimento (estava com resistência de 1,55khoz, e a temperatura estava marcando certinho "28graus de manhã antes da partida"), fiz limpeza e troquei toda a água do radiador, substitui as velas, conferi a alimentação das velas ( 11,5 volts com a ignição ligada onde ela encerra a alimentação após 14 segundos, e 13,5 volts após a partida onde ela encerra a alimentação após mais ou menos 30 segundos), conferir a turbina, geometria, conferi ponto do motor, regulagem de valvulas (estao entre 30 a 45), egr que controla o ar da admissão, descarbonizei a egr que controla o ar do escape, posteriormente isolei a erg para não haver a recirculaçao* de ar quente já queimado que vem do escape (EGR continuou acionando normal porém o cano foi tampado com uma junta de metal) melhorando assim a entrada de oxigênio para ter uma melhor combustão, conferir o cano de retorno que vai para o tanque, conferi retorno dos bicos no cabeçote, funcionei a camionete sem a tampa do tanque caso fosse suspiro trancado, conferi aterramento do motor, e nada de resolver...
Obs:
*com os vários testes andando com camionete a compensação de cilindro estabilizou, está entre -0,7 a 0,3..
*o castanhado ocorre até o sensor de temperatura da água marcar 55 graus daí diminui e com 80 graus some..
*Fazendo a leitura da injecao principal com o raster notei que a injecao fica adiantada em 3,0° conforme você acelera ela vai alterando o valor da injeção "ex.: 3,0; 2,5; 2,0; 1,5; 1,0; 0,5; 0,0; -0,5; -1,0.. até -11,5 ou menos.. "e quando você solta o pé do acelerador essa injeção volta a 0,0° e fica nesse valor por 1 segundo depois pula direto para 3°, e nesse momento que faz esse pulo de 0 para 3 que a camionete castanha.. veja no vídeo a baixo.
Injeção Principal Hilux 3.0 2008 - YouTube
Se alguém puder me ajudar..
Agradeço desde de já..
SW4 com barulho forte (motor frio) - Lubrificante
Prezados colegas,
Sei que o assunto é um pouco "batido", mas cada caso é diferente e gostaria da opinião de vocês.
A cerca de 60 dias adquiri uma SW4 2012/2012 diesel, cambio de 5 marchas, que atualmente está com 186.500 km. A última troca de óleo foi feita a 3.500 km, usando o Lubrax 15W40 + troca de filtros diesel e filtro lubrificante. Até agora, na vareta não baixou uma gota de óleo. O motor não faz fumaça na partida a frio e nem quando forçado. Está fazendo médias entre 12 a 13 km/l na rodovia andando suave.
Porém nem tudo é perfeito... fico impressionado com o forte barulho que o motor faz nos primeiros 3 a 5 segundos após a partida frio, principalmente quando a temperatura ambiente está abaixo de 15ºC. Mesmo diminuindo muito, continua um pouco na faixa de 1200 rpm até o motor aquecer. É um som que lembra o motor das F-1000 / D-10 (alguns chamam de "castanhado") associado ao forte assobio da turbina mesmo na lenta. Sinto vibração e aspereza no motor, a camionete "fica quadrada".
Porém em dias quentes o tal barulho na partida a frio diminui e depois quando aquece, fica imperceptível. Parece que estou em um carro a gasolina, de tão suave.
Desconfio de problema com lubrificação devido ao óleo mais grosso usado. O manual diz que os seguintes lubrificantes podem ser utilizados em uma figura ilustrativa: 5W30 ou 10W30 ou 15W40 ou 20W50.
O manual diz também: "Caso utilize SAE 10W-30 ou um óleo com maior viscosidade em temperaturas extremamente baixas, o motor terá dificuldades na partida, portanto é recomendada a utilização de SAE 5W-30."
Minhas dúvidas são:
Arrisco mudar do 15w40 para o 5w30 em um motor com mais de 186 mil km? Tenho medo de começar a baixar óleo e fumaçar.
Se manter o 15w40 corro o risco de danificar o motor principalmente no inverno?
Por favor, compartilhem suas opiniões sobre qual lubrificante utilizam e se acontece este barulho irritante com o veículo de vocês....