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  • #1
    Usuário Avatar de Mourão GP
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    Motor 2.8 toyota?????




    Estou olhando um jeep com o motor 2.8 da hillux p/ comprar.Ele é um motor aspirado, recem revisado.Alguem sabe a potencia desses motores? O que devo olhar p/ saber se o motor está bom? Tem jeito de turbinar e intercoollar este motor? Tem de ser turbina e intercooller originais? Fica bom ? Quanto eu ganharei de potencia? Quanto fica + ou -?
    E o motor 3.0 97? é BOM?
    Valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Glauco, esse deve ser o motor com 77 CV , mas que tem torque compatível com um gasolina de 110 CV.De qq forma vc precisa de um mecanico de diesel para avaliar o motor. Se estiver funcionando, ele vai ver se está soprando, ruído ,vazamentos, etc...
    Se tiver na bancada, acho que vai ter que tirar o carter e axaminar as bronzinas e colos de mancal.
    Qto a turbinar e intercoolar, se o motor estiver zeradinho, aguenta e acrescenta uns 40% de torque. Mas, num Willys, acho que aspirado é mais que o suficiente.

  • #3
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    Glauco,

    Nas picapes CS e CD tinha 77 hp;
    Nas SW4 tinha 88 hp.

    Ele muda muito com uma simples mexida na bomba.
    Dá sim pra turbinar, mas não é kit Toyota original.
    Vai pra algo em torno de 120 hp.

    Só que pro CJ, vale à pena testar sem turbina mesmo, pois lembre que uma SW 4 pesa mais de 1900 kg, uns 600 kg a mais que o CJ.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #4
    Usuário Avatar de Mourão GP
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    Meus amigos,obrigado pela força.

  • #5
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    Question Hilux e SW: diferentes??

    Gustavo,
    As Hilux (até 2001) e as antigas SW (até 95) não tinham o mesmo motor? De onde viria esta diferença de potencia entre as duas (77HP para 88HP) ?
    Abraços,


    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Glauco,

    Nas picapes CS e CD tinha 77 hp;
    Nas SW4 tinha 88 hp.

    .

  • #6
    Usuário Avatar de GH
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    Motta,

    Não sei o porquê da diferença, mas ela existe.
    Consta no manual, nos documentos, e o fato é que a SW anda melhor, faça o teste.

    Talvez seja uma simples regulagem de bomba diferente...
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #7
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    Olá todos,

    Estou montando, ou ... "desmontando", um motor Toyota 2.8D 3L a ser
    adaptado num CJ5. Meu mecânico até o momento já retirou parte da
    carroceria do Jeep e está viabilizando o projeto.

    Estou muito interessado em aprender mais sobre estes motores e cada
    vez que entro aqui no 4x4Brasil vejo que vou ampliando mais os horizontes,
    se bem que a cada passagem por aqui meu nível de dúvidas aumenta pois
    a gente vai aprendendo a fazer mais e mais perguntas. Parabéns ao Fórum.

    Para contribuir neste tópico andei garimpando sobre este assunto e acho
    que uma visitinha em <http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-hilux.htm>
    ajuda um pouco. Pelo menos dá uma idéia sobre o ganho ao turbinar
    a máquina.

    Alguém sabe como posso diferenciar o 77HP do 88HP. Tem alguma indicação
    no motor que me leve a saber qual a minha máquina?

    Glauco, este teu Jeep é um CJ5? Estou interessado em saber se o radiador
    é o original do CJ.

    Abraços

  • #8


    Pessoal o motor é o mesmo, mas a bomba injetora não, além de maior vazão da mesma ela possui um sistema de regulagem para altitude...mas se abrir um pouco a bomba, aumentar o curso do acelerador e utilizar um filtro de maior vazão você já obtem praticamente os mesmos 88cv da sw4...


    Citação Postado originalmente por FroesdaMotta Ver Post
    Gustavo,
    As Hilux (até 2001) e as antigas SW (até 95) não tinham o mesmo motor? De onde viria esta diferença de potencia entre as duas (77HP para 88HP) ?
    Abraços,



  • #9


    Outra coisa pessoal,

    se vão usar o CJ para simplesmente trilhar não adianta intercoolar o bicho, pois em trilha não se tem deslocamento de ar suficiente pra esfriar o ar quente enviado pela turbina, mas se vão fazer deslocamentos maiores e querem andar com pé embaixo ai sim vale a pena intercoolar, caso contrario é jogar dinheiro fora com o intercooler, reduzir a vida útil da turbina e aumentar a pressão sobre o cabeçote do motor e com ar quente, já que na trilha não vai esfriar mesmo...

    abrs,

  • #10
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    Trocar a bomba?

    Caro Sergio,

    Aqui é o Astolfo, da SW4 ano 93 que quebrou o bloco do motor . Estava lendo esse tópico, agora que tenho dois motores (bom, um e meio, hahaha), e o motor "novo" é de uma SR5 ano 99, devo trocar a bomba pela do meu motor original para garantir os 88 CV?

    Abração

    Astolfo

    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post


    Pessoal o motor é o mesmo, mas a bomba injetora não, além de maior vazão da mesma ela possui um sistema de regulagem para altitude...mas se abrir um pouco a bomba, aumentar o curso do acelerador e utilizar um filtro de maior vazão você já obtem praticamente os mesmos 88cv da sw4...

  • #11
    Usuário Avatar de Everson
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    O carro está normal. Andando com a sw4 sem o reboque ela anda bem, nem aparece fumaça na descarga. Oque me deixou com duvida é que baixou muito o oléo nessa viagem. Como falei o carro está com 4 mil km apenas (motor) filtro novos e o diesel só coloco o aditivado.

  • #12
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    Embora estes motores não tenham história de aquecimento como já
    disse nosso amigo Gustavo, chegastes a notar se teu motor com 4 mil km
    estaria aquecendo neste sobe e desce de serra e ainda por cima "ancorado"
    no teu reboque?

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