Postado originalmente por
beni-rj
Thiago
Estava esperando alguém que entendesse de guinchos, responder sua pergunta, mas como ninguém se habilitou, tentarei ajudá-lo, ressaltando que entendo muito pouco do assunto e nem tenho guincho no meu carro.
A minha opinião é que esse tempo vai variar tanto, pois são inúmeros os fatores que o influenciam que nem adianta se preocupar com o assunto. Qualqer cálculo de tempo será uma estimativa nominal sem valor prático algum. Inicialmente, leve em consideração que em tratando-se de uma viatura diesel, essa posibilidade é remota, desde que o atoleiro ou o nível d´água não exceda a altura da tomada de ar do filtro. Se houver snorkel, então, pode-se dizer que a probabilidade é quase nula. Mas se ocorrer, tirando a possibilidade de ser rebocado por outra viatura, ainda sobram outros recursos, tais como consertar o motor primeiramente. Afinal, pra que servirá usar o guincho se você não pode ir pra lugar nenhum, depois que sair do atoleiro?
Existe, também, a possibilidade de ser usado o macaco tipo Hi lift, para ir encurtando o cabo do guincho lentamente. Demora mas funciona.
Enfim, mais um conselho: não acredite em papo de vendedor de guincho.
Espero ter ajudado. Não se preocupe.
[]s Hiluxminados