Boa noite a todos!
Trabalho com uma hilux 3.0 turbodiesel srv, e meu chefe comprou ela usada.
Rodamos oito meses com ela, saia fumaça preta ao ligar de manhã, sinal de que já estava cansada.
Fizemos uma viajem ao interior do estado de minas e em determinado periodo após abastecer o carro, saiu do posto e parou, o motor havia fundido, retornou pra Belo Horizonte no reboque.
Feito serviço de praxe, retifica do bloco, troca das camisas, anéis, bronzinas e etc... o carro voltou a realizar viagens normais, porém notamos que o consumo de óleo aumentou de forma absurda, a cada mil km, era 2 litros de óleo indo embora...
Certa vez, de manhã antes de ligar o carro, abri a tampa pra ver a situação do liquido de arrefecimento, motor frio, notei uma enorme pressão nas mangueiras e na hora de tirar a tampa do reservatorio de água...percebi ali que tinha algo errado, agua entrando nas juntas e etc, não sei ate hoje o que era isso.
fizemos um trajeto de 140km andando a 40km/H para não ferrar o motor outra vez pois onde estavamos não passa veiculo, não tem sinal de telefone nem nada. Na cidade proxima colocamos no reboque novamente. O mecanico retornou o cabeçote para a retifica, fizeram novamente a conferencia das medidas e segundo eles estava tudo ok, resolveram mexer em todo bloco novamente.
Essa semana, depois de sessenta dias com carro na oficina, finalmente retiramos ele de lá...fomos viajar, andamos com ele menos de tres quilometros e o veiculo ferveu, cuspiu agua pra fora, seis da manhã num frio de rachar;
Meu chefe já desesperado não retornou na oficina que mexeu o carro pra tentar uma saida em outro pois esse vai pra justiça junto com a retifica pois ele desconfia de alguma "treta" com o cabeçote dele.
Levamos em outro profissional, e ele condenou o cabeçote, dizendo q na tabela a medida teria que ser 133mm e o cabeçote que estava no carro está com 131mm, fora da tolerancia que a tabela dá, de meio milimetro. Meu chefe em acordo com o cara da retifica, a pedido dele, meiou um cabeçote NOVO, o cabeçote foi entregue na casa do meu chefe, a pedido dele feito por telefone na loja pois ele queria se certificar que o cara da retifica não ia dar banho quimico no outro cabeçote e mostrar ele algo diferente...abriram juntos na retifica, e como meu chefe é engenheiro, e o profissional não sabia, sacou do bolso um paquimetro, bateu nos dois cabeçotes e tcham....os dois eram a mesma medida. Moral da história, meu chefe ta desconfiando que o mecanico, junto com o cara da retifica arrumaram algum BO lá com o cabeçote do meu chefe ou de algum outro cliente e iam usar o problema do carro dele pra consertar de outro. Meu chefe ta numa sinuca de bico pois acha que o cabeçote que colocaram no carro não é o do veiculo dele.
Alguém sabe me dizer qual a medida real desse cabeçote? Na tabela mostra 133...a loja mandou um novissimo, na caixa lacrado com 131, na nota fiscal não faz menção de medidas, somente a peça. Ele desconfia de armação do mecanico e do dono da retifica junto com o vendedor que é amigo deles.
Toyota Hilux 3.0 Turbodiesel 4x4
Ano 2006