x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0

    ANDAR 4x2 OU 4X4 NA CIDADE???




    Saudações a todos os colegas deste fórum que é simplesmente viciante...

    Sou novato em veículos 4x4, pois recentemente após quase um ano de pesquisas me decidí pela compra de uma SW4.97.
    Devo agradecer também a todos os colegas por todas as dicas que aqui são postas de uma forma franca, sem frescuras. Isso ajuda muito.

    Minhas dúvidas são:
    Na cidade, quando ando com 4X2, sinto que a viatura fica muito "solta" na dianteira e a D. hidráulica fica leve demais, o que aumenta o "balanço" lateral...
    Quanto coloco em 4X4, ela fica mais na mão, fica até mais macia e não joga tanto para os lados...

    As dúvidas:

    Posso andar normalmente com a SW4 em 4X4, e até que velocidade?

    Isso aumente muito o consumo ou o desgaste?

    Desculpem se estou amolando vocês com estas dúvidas de iniciante, mas sempre gosto de perguntar a quem realmenbte entende do assunto.

    Grande abraço a todos e, antecipadamente, obrigado.

    Jefferson Catunda.
    Fortaleza-CE.

  • #2
    Se ele não tem diferecial central na caixa de transferencia para poder andar em 4x4 no asfalto voce vai quebrar o carro andando em 4x4 no alfalto.
    Quais as opções que ela tem de tração?
    Não tem o manual dela?

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Se ele não tem diferecial central na caixa de transferencia para poder andar em 4x4 no asfalto voce vai quebrar o carro andando em 4x4 no alfalto.
    Quais as opções que ela tem de tração?
    Não tem o manual dela?
    a sw4 não tem diferencial central não...

    as opçoes são só 4x2hi, 4x4hi e 4x4low mesmo...

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    vich.. tinha mandado 2 vezes a mesma msg sem querer...

    mas não pod andar em 4x4 no asfalto mesmo não...

  • #5
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0

    Eu tenho o manual.

    Está escrito lá, 4x2 hi e 4x4hi, para altas velocidades, e 4x4low para baixa velocidade em grandes aclives e declives...

    Ele também recomenda que é necessário que se utilize a tração 4x4hi com frequencia de pelo menos 18 kilometros ao mês para que ele fique lubrificado.

    Recomenda que a passagem de 4x2hi para 4x4 hi deve ser feita a, no máximo 40kmh, mas não fala de velocidade final em 4x4h, esta é a minha dúvida e , neste caso, por que quebraria se a fabrica recomenda?i .

    Porque quebra no asfalto e não quebra na buraqueira? e se não quebra, qual a velocidade final em 4x4 afinal?

    Obrigado pelas respostas, acho que como sou novato nestes esquemas não me fiz entender bem, desculpem!
    Aguardo mais colaborações

  • #6
    Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    43
    Posts
    700
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Está escrito lá, 4x2 hi e 4x4hi, para altas velocidades, e 4x4low para baixa velocidade em grandes aclives e declives...

    Ele também recomenda que é necessário que se utilize a tração 4x4hi com frequencia de pelo menos 18 kilometros ao mês para que ele fique lubrificado.

    Recomenda que a passagem de 4x2hi para 4x4 hi deve ser feita a, no máximo 40kmh, mas não fala de velocidade final em 4x4h, esta é a minha dúvida e , neste caso, por que quebraria se a fabrica recomenda?i .

    Porque quebra no asfalto e não quebra na buraqueira? e se não quebra, qual a velocidade final em 4x4 afinal?

    Obrigado pelas respostas, acho que como sou novato nestes esquemas não me fiz entender bem, desculpem!
    Aguardo mais colaborações
    Jeff,

    Posso dizer que tb não sou um expert no assunto, mas como todo bom brasileiro .... alguma coisa eu sei !!!

    Se o manual recomenda o uso da tração, o faça, porém ... o manual deve fazer referencia a tipo de piso para o uso da tração ... grandes aclives e declives, não significam necessariamente aclives e declives em pisos com aderencia acentuada, como o asfalto, uma vez que no meu entender isto pode ocasionar desgaste prematuro do conjunto, se usado da forma como vc relatou, ou seja, diariamente, para evitar o " galeio" da SW na cidade.
    Porém, não quer dizer que seja proibido usá-la no asfalto. mas acredito eu que o fator tração, seja ela HI ou LOW nos remete a dificuldades de movimentação do veículo, em pisos com pouca aderência ou muita dificuldade, o que não ocorre durante deslocamentos urbanos, a menos que você estivesse enfrentando as cheias no estado de SP, o que não é o caso.
    POrtanto, se achar prudente, utilize-a na cidade em 4x4, mas avalie bem, surgirão outras opiniões por aqui, este fórum é um celeiro de informação!!!

    Pessoalmente, eu não uso e não recomendo !!!!!!!

    [s]
    Juninho
    TOY HILUX 97 CS 4x4
    Snorkel (Made in HOME)
    MArisco VJ 900 265/75 R16
    Icom 2200H
    ZZ5OAC

  • #7
    JEFFCATUNDA.
    Como a SW4 não tem diferencial central, uma das rodas dianteiras sempre estará na mesma rotação de uma das traseiras, com isso quando vc fizer uma curva com o 4x4 acionado em piso com alta aderência a velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras será diferente, assim a diferença na rotação terá que ser compensada pelo "escorregamento" dos pneus ou pelo sistema mecânico (o que não ocorre pela falta de diferencial central).
    Em pisos de baixa aderência os pneus escorregam. Em piso de alta o sistema mecânico pode chegar a quebrar.
    Os seja: não se deve usar um carro sem diferencial central em 4x4 no asfalto. Algumas pessoas aconselham (ou permitem) o uso em caso de chuvas, eu particularmente também acho desaconselhável.
    Quanto a direção "mole", vc pode resolver isso através de uma regulagem que existe em sistemas de direção hidráulica, os toyoteiros do forum poderão te indicar como.
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Está escrito lá, 4x2 hi e 4x4hi, para altas velocidades, e 4x4low para baixa velocidade em grandes aclives e declives...

    Ele também recomenda que é necessário que se utilize a tração 4x4hi com frequencia de pelo menos 18 kilometros ao mês para que ele fique lubrificado.

    Recomenda que a passagem de 4x2hi para 4x4 hi deve ser feita a, no máximo 40kmh, mas não fala de velocidade final em 4x4h, esta é a minha dúvida e , neste caso, por que quebraria se a fabrica recomenda?i .

    Porque quebra no asfalto e não quebra na buraqueira? e se não quebra, qual a velocidade final em 4x4 afinal?

    Obrigado pelas respostas, acho que como sou novato nestes esquemas não me fiz entender bem, desculpem!
    Aguardo mais colaborações
    Não sei como este escrito no manual e o que mais tem.
    O problema como foi falado é a diferença de rotação em curvas.
    Assim e reta pode usar o que quiser.
    Claro que não vai conseguir andar em alta velocidade em reduzida, pois elas nada mais são que marchas mais reduzidas onde se tem mais força e menor velocidade.
    Assim como em muitos casos é melhor usar a reduzida que as altas para melhor controle.
    Em curva só deveria usar o 4x4 no seu caso em pisos sem aderencia ou pode quebrar algo como já foi falado. E não quebra pela velocidade, mas pela força.
    Voce pode usar como bem entender, já que o prejuizo vai ser seu.
    Eu recomendo dar uma maior pesquisada no assunto, incluindo outros topicos aqui, pois isso já foi grandemente discutido.

  • #9
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    VALEU PESSOAL!

    Ainda bem que não aconteceu nada.Obrigado.

  • #10
    Usuário Avatar de beni-rj
    Entrada
    17/09/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    97
    Agradecimento: 1
    Jeff

    Cuidado com opiniões alheias.Especifique, sempre qual o modelo e tipo de seu carro (há inúmeras variações). Leia sempre o manual com muita atenção.Infelizmente, os manuais da Hilux são genéricos, não primam pela clareza, não sei se são propositalmente omissos, mal feitos ou, talvez, mal traduzidos.Sempre que tiver dúvida, faça como eu, acione as Concessionárias, de preferência por escrito, porque de boca fica o dito pelo não dito.

    Sua dúvida é justificável, o manual nesse particular é conflitante e omisso.
    Como já senti o mesmo quando comprei a Hilux, meu primeiro 4x4, achava que esses tipos de transmissão são todos iguais. Ledo engano, variam de fabricante para fabricante e pior, de ano para ano, do mesmo modelo, inclusive dependendo deste ou daquele opcional.E todos ostentam o famoso 4x4 que afinal não diz nada.

    No seu caso, se o câmbio for mecânico, a transmissão deverá ser "part-time", ou seja, só funciona quando selecionada, transmitindo através da caixa de trnsferência o movimento através do cardã para o diferencial dianteiro. Portanto, os dois diferenciais, através das engrenagens planetárias somente compensam as diferenças de giro nas curvas entre as rodas de fora e de dentro, mas não conpensam a diferença entre trajetórias das rodas traseiras com as dianteiras. Só carros com diferencial central produzem essa conpensação e portanto podem ser utilizados, o tempo todo, em qualquer piso, sem nenhum problema. Aliás, alguns já vem permanentemente selecionado, ou seja, não há opção 4x2.

    Não sei se estou complicando muito com o intúito de ajudá-lo. O Wallace, que é expert no assunto, esclareceu tudo sobre transmissão 4x4, há cerca de um ano atrás. Vale a pena procurar na pesquisa.Veja, também, os links abaixo, com desenhos em movimento, para melhor compreensão do que estou tentando dizer.

    http://auto.howstuffworks.com/four-wheel-drive.htm
    http://auto.howstuffworks.com/differential.htm

    Agora o mais importante. Na sua Hilux, se for mecânica,a tração apesar de selecionada na alavanca ao lado do câmbio, não deve conectar as rodas dianteiras, somente o diferencial dianteiro. Portanto, se você quiser usar 4x4, terá que acionar eletricamente (ADD-opcional) esse acoplamento, ou manualmente, em cada cubo de roda dianteira. Razão pela qual o manual preconiza ligar eventualmente a tração 4x4 para exercitar a lubrificação do diferncial e eixos.

    Resumo da ópera: não use nunca tração 4x4 com as rodas dianteiras em "lock", em pisos aderentes, pois isso acarretará sério risco de perda de controle e ruptura do sistema.

    Quanto à reduzida, é outro assunto, não tem nada a ver com tipo de tração é somente um sistema de engrenagens, correias ou correntes ( outra vez cada carro ou modelo) que multiplica a força, em detrimento da velocidade, na saída do câmbio, no nosso caso, na caixa de redução.Nas Hilux esse acoplamento se dá somente quando a tração 4x4 é selecionada, por motivos óbvios, o que não impede de ser usada normalmente , desde que as rodas dianteiras estejam desacopladas "off ". Eu as uso diariamente na íngreme rampa de saída da garagem de meu edifício, por três razões principais: Primeira - para usar, pois o que não se usa, quando quiser usar, já era. Segunda- para movimentar e lubrificar, a exemplo da tração 4x4, recomendada pelo manual.Terceira- para não sobrecarregar o motor diesel, quando ainda frio, evitando desgaste prematuro.

    Espero ter ajudado. Boa sorte.

  • #11
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
    Entrada
    10/06/2005
    Local
    Porto Alegre / Belo Horizonte/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,246
    Agradecimentos: 2

    Talking sw4

    As sw4 desse ano nao tem dif central, nao se pode andar de 4x4 no asfarticu .... heheheh

    amigao, da uma lida em topicos acerca de 4x4, 4x2, etc, que vai aprender muito ... é ate melhor do que agente ficar falando pra caramba aqui com vc .... mas, é basicamente isso que a turma falou ai em cima ..

    abs
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Valeu!!!!1

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade