André, se vc não tem o mecânico da sugestão acima, sugiro acompanhar o serviço...ou suja as mão e faz o serviço voce mesmo...serviço melhor, garantido e de grátis!
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André, se vc não tem o mecânico da sugestão acima, sugiro acompanhar o serviço...ou suja as mão e faz o serviço voce mesmo...serviço melhor, garantido e de grátis!
Pode ser problema do tambor sincronizador. Tambem pode ser pouca pressao na mola do eixo do garfo. Antes de abrir a caixa de cambio faça o seguinte teste: Coloque mais pressao na mola do eixo do garfo da 5a. Em baixo da caixa, bem no meio voce ira encontrar um parafuso torx pequeno. tire ele e coloque uma arruela pequena que ira dar pressao no garfo. Se resolver é isto, senao é o conjunto do tambor sincronizador que está com desgaste. Mas nao leve o seu veiculo no "mexanico" que deu aquele diagnostico. rsrsr
Sandro,
Se tivesse mais tempo, espaço em casa e ferramental para sacar fora as caixas, eu ja tinha feito muita coisa, inclusive no samurai (que o conjunto é mais leve). Concordo que além de economizar, o serviço seria bem melhor, pois nada como o dono cuidando da sua viatura! Enfim, essas coisas mais complicadas, tenho levado a Hilux na Multipeças, aqui em Porto Alegre.
Estou acompanhando o tópico, e agora antes de levar, vou ver a pressão do garfo... conforme a sugestao do tadi.
abraço
andre
O problema é que nesses carros fizeram que nem no chevette e no opala. Aproveitaram uma caixa de 4 marchas que possuía um espaço sobrando na parte de trás e jogaram uma quinta, como se fosse a ré, portanto a quinta marcha é separada. No opala 6 canecos ficou uma M, quebrava direto e não vingou. Sempre fico atento para não andar a menos de 75km/h e evitar solavancos. Como só eu dirijo minha VTR é mais fácil a conservação.
Freitag, nunca ouvi falar dessa limitação das nossas japas...já cansei de andar até a 40km em 5ª marcha, aproveitando o torque dos motores diesel.
É bom saber, assim eu também evito!
a minha acontecia a mesma coisa, porem com a 4 marcha.. começou qnd eu troquei a embreagem.. levei nu cara q fez a embreagem pra min, e ele me falou q tinha q abri a caixa i trocar os sincronizadores.. nu msm mês eu afoguei a minha toy i precisei retificar u motor.. e qnd us cara da retifica me entregaram a toy o problema sumiuuu.. nunca mais aconteceu de escapar marcha... :D
obs.. troquei a embreagem no final de fevereiro.. mês atrás tinha um vazamento na caixa então já pedi pru mec. abri ela i verificar os sincronizados... tava tudo zero... engrenagens i sincronizados.. porem qnd eu peguei u carro começou a patinar a embreagem.. q era pra se nova... to ate hj pra descobrir q merda q ele vez com a minha caixa.. fika a dika antes de encosta pesquisa a procedência do mecânico, pq uq mais tem por aii eh pilantra q mal sabe mecha numa bicicleta...
Eu tenho uma hilux 2.8 Diesel ano 2000 e a minha acontece este problema de escapar a 5º marcha, a princípio achei que fosse problema, mas com o tempo percebi que quando eu trocava a marcha, as vezes eu não encaixava a alavanca até o curso final e quando acelerava ela se soltava para ponto morto, com a minha esposa isso acontecia com mais frequencia, falei para ela levar a alavanca até o final e nunca mais aconteceu.
Problema que poderia ser: Desgaste no garfo de acionamento da engrenagem.
Este tipo de veículo não possui trambulador como nos carros de passeio, a alavanca de marcha e 4x4 entram direto sobre a caixa de marcha. Desmontei a minha na troca de embreagem e ví os detalhes.
Espero ter ajudado!!!!
Bela postagem Bruno, e bem vindo ao Fórum....
Continue colaborando e coloque umas fotos da sua VTR aí para a gente ver.
Abraço.
Salve galerinha.
A minha é uma Hilux SR5 ano 1997. No meu caso a marcha que se solta no carro é a 1ª marcha. Chega a ser chato, pq se eu coloco a 1ª marcha no carro e solto a mão da alavanca, pronto, ela solta.
Alguma ideia do que poderia ser nesse caso? Lembrando que troquei a embreagem tem pouco mais 01 ano e coloquei, como sempre, peça original Toyota.
Abraços.
Bom dia meirelles
no seu caso acredito que pode ter 3 causas para ocorre isso...
1° - a mola que segura o eixo do garfo...
Solução na carcaça do cambio tem 5 parafusos torque retire eles cuidado que provavelmente vai cair uma mola com uma esfera ela não tem pressão para arremessar a mola mas pode cair... troque a mola ou calce ela com uma ou duas arruelas... e faça o teste
o parafuso que fica bem embaixo do cambio ja adianto que é da 5 marcha...
se vc calcar a mola e alguma marcha nao entrar nao se preocupe pode ocorrer é pq travou o eixo so retirar a arruela... rsrsrs experiencia própria kkk
2° - engrenagem gasta...
Solução se vc mandar desmontar o cambio o mecanico provavelmente vai mandar frezar a engrenagem, vai afinar os dentes dela fazendo tipo de angulo nelas funciona porem perde parede nos dentes ficando mais fragil eu particularmente acho um serviço de porco isso recomendo comprar uma engrenagem nova ou usada em bom estado... eu tenho uma vou tirar foto e te mando...
3° - Sincronizado
acredito que seja dificil ser este problema pois ela teria dificuldade de engatar, e muitas vezes iria arranhar na hora de engatar...
faça do mais barato calcar as molas pode ser que resolva seu problema se tiver que abrir o cambio é um serviço simples estou com o meu desmontado é a terceira vez que abro ele em casa da trabalho mas é possivel fazer... ja troque todos os retentores... todos os sincronizados são coisas baratas e que vai garantir um bom cambio por mais 300 mil km rsrsrs
Fala Elias, tudo bom? Obrigado pelas dicas. Vou verificar isso.
Pois é, hj fiz um teste e andei em baixa velocidade e sem forçar as marchas (pois via de regra sempre estou com pressa, aí já viu, né), reparei q não só a 1ª marcha escapa, mas a 2ª e a 3ª também, o que não acontece qdo estou mais rápido ou esticando um pouco mais as marchas.
Vou ver qual o tamanho desses parafusos para ver se tenho a chave deles aqui, caso contrário já vou comprar uma.
Se for a engrenagem eu realmente prefiro comprar nova.
Abraços.