x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de vagnermonteiro
    Entrada
    11/11/2005
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    52
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0

    Question Troca da correia dentada




    Pessoal,

    Quando trocamos a correia dentada, fui informado que obrigatoriamente devo trocar também a Polia tensora e o esticador, correto?

    Claro que a correia comprei original na Toyota, mas faz total diferença comprar os 2 itens acima também originais? (Tem algumas marcas paralelas...)
    É que o preco das 2 na toyota está batendo os R$ 1000,00 !!

    Ah...é uma SW4 2.8 Diesel 93

    []s
    Vagner

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vagnermonteiro
    Quando trocamos a correia dentada, fui informado que obrigatoriamente devo trocar também a Polia tensora e o esticador, correto?
    Fala, Vagner! É isso aí. Só que, que eu me lembre, os dois são uma só peça. Já troquei correia e tensionador em duas oportunidades, e não são três peças, são somente duas: a correia dentada e a polia esticadora. Só. Mais nada. Agora, tô achando R$ 1.000,00 muita grana. Dá uma procurada. Acho que de peças, você num gasta mais do que R$ 300,00.
    Gostaria de saber o que há no paralelo. Nunca ouvi falar. Coloque os nomes, prá gente saber.
    Bom, você conhece a minha opinião, se for ching ling, fique FORA. Não vai rodar nem 1000 km, e você terá seu motor destruído.

    Abração
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/07/2006
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Alguém já fez este serviço em casa ? Quais são os passos principais ??
    Sei que se necessita retirar a grade, radiador, hélice e polia do virabrequim, para acessar a capa da correia, e retirar a correia. Precisa tirar algo mais ?

    É facil retirar a correia velha e instalar a nova, sem riscos de tirar a bomba injetora do ponto ??

    [ ]'s cheio de dúvidas

  • #4
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FroesdaMotta
    É facil retirar a correia velha e instalar a nova, sem riscos de tirar a bomba injetora do ponto ??
    Froes,
    Tem que tirar tudo o que você falou, sim. Faltou o compressor do ar-condicionado. Não é necessário soltar as mangueiras do AC. Basta soltá-lo da base e tombá-lo prá trás. A polia do virabrequim não tem que soltar. Tem muito detalhe na operação. Não aconselho fazer sozinho, não. Depois da área limpa, há que se posicionar o motor numa determinada marcação, de forma que o virabrequim e o comando estejam apontndo para as marcas. Isso não me lembro. Teria que olhar. Depois, solta-se o parafuso da trava do esticador, recolhe-se o esticador, e trava-se o parafuso novamente. É só tirar uma correia e colocar a outra. Estica-se com a mão, e solta-se o parafuso do esticador. Quando ele tensionar, trava-se o parafuso de esticador de novo. Daí, é só montar todo o resto de volta.
    A primeira vez que eu troquei, fiquei olhando o meca. Da segunda vez, eumesmo fiz, mas o meca tava do lado fazendo outro serviço. Se desse encrenca, ele me ajudaria. Deu tudo certo.
    Se vc põe a mão na graxa, divirta-se, se não, eu mandaria numa concessionária.

    Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #5
    Vagner,

    o Luca já explicou praticamente tudo...

    Quanto aos valores das peças, a correia lembro de ter pago por volta de 200r e a polia "acho" 3_ _r... - se te ajuda, acabei de ligar na Tsusho e lá sai tudo por 610r...

    Abras

  • #6
    Estou fazendo o motor da SW4 2001 e aproveitano para dar uma geral na mecãnica. A correia dentada peguei na alternativa4x4 R$116,00 da Dayco e o esticador custa R$348,16 em qualquer concessionária. O que varia é o desconto. A Interjapan (ceasa) dá 15% para PF. A Gand Motors dá 25% para PJ Oficna.
    O motor está quase pronto, porém terei que vendê-la, pois necessito comprar um apto. Adoraria poder vender a 93 e ficar com a 01, mas será o contrário. De repende, até a 93 vai embora.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    21/07/2006
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luca
    Froes,
    Tem que tirar tudo o que você falou, sim. Faltou o compressor do ar-condicionado. Não é necessário soltar as mangueiras do AC. Basta soltá-lo da base e tombá-lo prá trás. A polia do virabrequim não tem que soltar. Tem muito detalhe na operação. Não aconselho fazer sozinho, não. ...................A primeira vez que eu troquei, fiquei olhando o meca. Da segunda vez, eumesmo fiz, mas o meca tava do lado fazendo outro serviço. Se desse encrenca, ele me ajudaria. Deu tudo certo.
    Se vc põe a mão na graxa, divirta-se, se não, eu mandaria numa concessionária.

    Abraço
    Poi é Luca,
    Pensei, pensei, e desisti de fazer sozinho. Achei muito arriscado ! Nunca vi ninguém fazendo, como foi seu caso, e não seria fácil obter socorro, caso algo desse errado!
    Levei numa oficina aqui em Salvador, a AlcollMaq. Trabalham com todas as Toyotas, Bandeirantes e Hilux.
    Cobraram cerca de R$260,00 de mão-de-obra, o kit de correias (dentada e as outras) da GoodYear cerca de R$270,00. O tensionador da dentada me disseram que nem sempre precisa trocar; além do mais o pre$$$$o era salgado R$530,00 (original Toyota).
    O total ficou cerca de R$700,00 (sem tensionador), pois tem mais umas pequenas coisas inclusas. Acho que ficou razoável !!

    Tomara que fique tudo bom !!

    [ ]'s
    Agostinho

  • #8
    Usuário
    Entrada
    21/07/2006
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Angry

    Bom,
    Troquei as correias, dentada e as outras, mas tive que morrer também no esticador da correia dentada. Saiu por R$505,00; um a$$$$$$alto. O serviço todo, mão-de-obra + correias +rolamentos + esticador ficou em R$1100,00.

    Mas fiquei surpreso como o nível de ruído do motor diminuiu; acho que tinha algum dos rolamentos das correias normais ferrado. Fez muita diferença a troca.

    O esticador da dentada aparentemente estava em bom estado; sem folgas em nenhum sentido. É relamente necessário trocá-lo a cada troca da correia ?
    Alguém já teve problema ao não trocar o esticador??
    [ ]'s

  • #9
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Agostinho,

    Economizar no esticador é economia porca. Você só vai gastar isto novamente daqui há 100.000km. É muito zero de quilometragem. Não vale a pena arriscar ter um rolamento de esticador travado e uma "quebra" de correia. Os danos podem ir de varetas de tucho (nem sei se o 2.8 tem isto) a cabeçote...

    Fazer o serviço sozinho requer experiência. Não é difícil, só é metódico demais, são muitos detalhes e ordenamentos a serem cumpridos à risca. Se um der errado F...

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por _portela
    Economizar no esticador é economia porca...
    X 2.

    Agostinho,
    A sua tranquilidade vale cada centavo que você gastou. Você nunca sabe quando o esticador vai perder eficiência e travar. Esticador de correia dentada sempre parece que não precisa trocar. Vale prá qq carro. Mas o risco de não trocá-lo tem custo elevado.
    Estes preços que você citou são para peças originais Toyota?

    Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #11
    Usuário
    Entrada
    21/07/2006
    Idade
    60
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Luca
    X 2.

    Agostinho,
    A sua tranquilidade vale cada centavo que você gastou. Você nunca sabe quando o esticador vai perder eficiência e travar. Esticador de correia dentada sempre parece que não precisa trocar. Vale prá qq carro. Mas o risco de não trocá-lo tem custo elevado.
    Estes preços que você citou são para peças originais Toyota?

    Abraço
    As correias "V" e a dentada foram GoodYear, o esticador da correia dentada foi original Toyota, e os rolamentos dos tensores das correias "V" foram SKF. Me parece que é tudo 1a linha !!

    Obrigado a todos pelos comentários . Pelo menos fico mais tranquilo sabendo que foram $$$$$ bem gastos.

    [ ]'s

  • #12
    Usuário Avatar de vagnermonteiro
    Entrada
    11/11/2005
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    52
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0

    Resumindo

    Então para fazer uma troca "decente" da correia, tem que:

    1. Compara NA TOYOTA: Correia / Esticador / Rolamento (polia)

    2. Trocar.. ai é a questão: trocar na Toyota, ou pode ser no mecânico de confiança mesmo?? Tem aquele botão da luz do painel de 100.000km

    [s]
    Vagner

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Troca da correia dentada Ranger 2.8
      Por Gallo no fórum Ford
      Respostas: 61
      Última resposta: 22/06/2017, 16:24
    2. Troca da correia dentada TD 3.0
      Por Engels Kbça no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/07/2008, 20:25

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade