Pessoal
Gostaria de saber como vcs ligam a Toyota SW4 de manha ?
Segundo o manual se nao me engano eh pisar ate a metade e depois da lampada da resistencia apagar no painel ligar o carro. Porem um amigo que tem uma Land Rover 110 teve sua turbina queimada e segundo o mecanico dele nao deveria nem encostar no acelerador, deixar rodar por 30 segundos e so depois acelerar. E ai pessoal quem esta certo?????
Abracos Marcelo..
MarBO, siga as instruções do manual, no caso da Land e outros, deve-se virar a chave até dar contato, nesta epata as velas de aquecimento entram em funcionamento, deve-se esperar no máximo 10s para então dar a ignição. Todo motor diesel turbinado deve permanecer entre 30 e 45 s ligado antes de sair ou após chegar para lubrificação da turbina.
Fala Jose Augusto
Obrigado por responder mas minha duvida vai depois da sua explicacao que eh posso dar uma pequena acelerada ou nem devo tocar no acelerador e esperar os 30 segundos. No caso do meu amigo ele foi informado que so de dar uma pequena acelerada foi fato suficiente para queimar a turbina.
Abracos e boa sorte pro Brasil vai ser 3X1
Marcelo
Aí Marcelo, pode dar uma aceleradinha muito de leve, o problema é ter consciencia que a turbina está praticamente sem lubrificação e portanto girar o mínimo possível para não dar desgaste no eixo (que praticamente flutua no óleo) e se vc possuir o manometro da pressão no turbo de maneira nenhuma pressurizar a turbina antes dos 45 s.
Observando estes cuidados a turbina dura tanto quanto o motor.
Se vc fizer isto uma vez não vai estragar a turbina (a menos que ligue com o pé embaixo depois de muito tempo com o carro desligado tipo 1 semana), se fizer isto constatemente aí é certeza turbina vai para o saco, o sujeito talvez não tenha sido avisado e deve estar acostumado com carro à gasolina sem injeção onde dá umas bombadinhas e liga com o pé no acelerador, exatamente o que não se deve fazer.
Espero que seu palpite se confirme (3x1), mas que este 1 seja feito depois dos 3.
E numa Bandeirante com motor MB608 sem turbo, qual o procedimento adequado para dar partida??? Lembrando que é um carro que só usarei aos finais de semana, na cidade, na estrada, em passeios e trilhas leves...
Otavio-NCABC-PU2YBF
Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00
Salvo quando esta frio, nunca teve problemas ligando meu Band 89 com motor 608. Depois de um ano eu mandei instalar um segundo batteria porque no frio ele nao pegava mesmo agora fora disso, era so ligar e accelerar. Comprei novo e desde o primeiro dia eu ligo e sai direto da garagem, subindo uma rampa bem ingreme, acelerando pra valer. Nunca tive problema por causa disso.
O motor 608 e bem valente e foi desenhado para puxar peso.... nao vai ser um Bandeirantinho que vai atrapalhar ele!! :D
David
Postado originalmente por otaviofilho
E numa Bandeirante com motor MB608 sem turbo, qual o procedimento adequado para dar partida??? Lembrando que é um carro que só usarei aos finais de semana, na cidade, na estrada, em passeios e trilhas leves...
otaviofilho, todos os cuidados que mencionei dizem respeito a motores turbo (procedimentos para dar tempo do óleo subir e lubrificar o mancal da turbina), embora é bom lembrar que internamento qualquer motor também tem que ser lubrificado.
Como o David Brew já comentou, em motores sem turbo os cuidados podem ser menores, num motor mercedes (se não estiver muito frio) é só ligar girar uns 5 a 10 s (no caso de ter ficado algum tempo sem ligar) e já pode dar uma acelerada ou sair na boa.
otaviofilho, se algum dia vc turbinar o seu OM314 aí deverá esperar de 30 a 45 s após ligar para acelerar.
De partida sem acelerar mesmo, os bicos injetores se encarregam de mandar o combustível necessário para o momento, se nao pegar tente novamente sem acelerar, com isso o motor vai girando e o óleo ja vai circulando.
Mas quem quiser funcionar de pé em baixo fique à vontade, afinal mecânicos tem família pra sustentar