x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0

    Comprei uma Hilux 1998




    Caros colegas,
    Acabei de comprar o carro que eu tanto queria, trata-se de uma Hilux DLX CD 2.8 diesel, seguem fotos do veículo:

    Comprei uma Hilux 1998-20200617_142933.jpg
    Comprei uma Hilux 1998-20200617_142956.jpg
    Eu pesquisei muito a respeito do carro, era meu sonho mesmo, li muita coisa no fórum, entendo as opiniões contrárias, dizendo que não vale o investimento, mas eu acho que vale.
    É gosto pessoal, me identifico com o carro, principalmente o visual, para mim é a geração mais bonita da Hilux.
    Vou encostar ela na oficina já na semana que vem, para resolver algumas pendências de suspensão.
    Venho aqui pedir a ajuda dos colegas a respeito alguns itens que quero resolver:

    1. Alguém teria o manual da Hilux CD 2.8 1998? Estou interessado em comprar o manual impresso se encontrar, mas agradeço muito se alguém tiver em pdf também!
    2. A Hilux está original, e vou instalar um turbocompressor nela, é o próximo passo, eu tenho o “H” que vinha originalmente instalado no kit IHI, antigo:

    Comprei uma Hilux 1998-20200617_143152.jpg
    Olhei várias Hilux para comprar, e me chamou a atenção a qualidade de acabamento do KIT IHI que estava instalado em uma delas (que não deu negócio), dá um visual muito bom no motor, o kit da SPA turbo por exemplo, com dois canos separados e soltos sobre o motor eu achei esteticamente ruim, não quero.
    Então, estou procurando o restante dos componentes, exceto é claro, a turbina IHI, que já é um projeto ultrapassado.
    Procuro coletor de escapamento para turbina T2, e demais conexões... aí tem um problema também... como eu vou usar o “H” do Kit IHI, não posso comprar um kit de tubulações qualquer, alguém conhece alguma loja ou oficina que possa me dar uma assessoria nessa empreitada?

    3. Qual turbocompressor vocês recomendam na atualidade? Revirei o fórum e vi gente falando bem da Borg Warn para substituir a IHI, outros falando da Master Power, outros de turbinas Mitsubishi da L200... bem, esses tópicos são antigos... o que é possível comprar hoje em dia? Ah, meu objetivo não é tornar a Hilux um avião, quero apenas maior segurança em ultrapassagens e uma ajudinha para subir a serra em direção a Campos do Jordão (Mantiqueira), também prefiro um projeto onde a turbina começe a funcionar no giro mais baixo possível, não sou pé de chumbo, minha velocidade de cruzeiro é 100km/h no máximo. E pelo que andei lendo no fórum, 0,6 kgf/cm² de pressão nesse motor já me atende. O que recomendam?
    Muito grato pela atenção, espero que possam me ajudar!
    Luiz Nordhausen.

  • #2
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,416
    Agradecimentos: 112
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Opa! obrigado pela contribuição amigo!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Colegas,

    Sei que o carro é antigo, e o tópico meio grande, mas se puderem contribuir com alguma informação fico muito grato.
    Se não puderem tudo bem, as pesquisas no fórum tem me ajudado bastante.
    A parte do turbocompressor, a princípio, vou direcionar para a Turbo Anhanguera.
    Tentei entrar em contato com a oficina Rasch Motorem em Jundiaí, mas só encontrei contatos desatualizados (muito antigos) no fórum, o site deles está fora do ar também...
    Alguém teria o contato atualizado?

    Desde já agradeço,

    Luiz Nordhausen

  • #5
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Luiz Nordhausen Ver Post
    Colegas,

    Sei que o carro é antigo, e o tópico meio grande, mas se puderem contribuir com alguma informação fico muito grato.
    Se não puderem tudo bem, as pesquisas no fórum tem me ajudado bastante.
    A parte do turbocompressor, a princípio, vou direcionar para a Turbo Anhanguera.
    Tentei entrar em contato com a oficina Rasch Motorem em Jundiaí, mas só encontrei contatos desatualizados (muito antigos) no fórum, o site deles está fora do ar também...
    Alguém teria o contato atualizado?

    Desde já agradeço,

    Luiz Nordhausen

    Bom dia, o único contato ativo da Rasch que tenho é o perfil deles no intagram, inclusive com publicação de ontem..... segue o link (faça contato por direct): Rasch Motoren's (@rasch.motoren) profile on Instagram • 17 posts

    Luiz, pode usar 0,8kg de pressão sem problema algum... para garantir longevidade, considera muito instalar um i.c. para baixar a temperatura dos gases na câmara. Se puder $$$$$, instale também um leitor de temperatura dos gases de escape, "sensor de EGT" (exhaust gas temperature) para garantir que conduzirá o motor da forma mais saudável possível.

    OBS: também tenho uma com motor 3L, mas a minha é 1994 (eixos rígidos), motor original com 362K rodados e vendendo saúde.

    Comprei uma Hilux 1998-img-20200621-wa0036.jpg

    Cheers
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Opa, muito obrigado Alonso, vou seguir a dica!

    Valeu!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Colegas,

    Estou trocando algumas peças do painel e me deparei com um problema.
    O "afogador" da hilux não sai do painel, alguém sabe como retirar?
    Ele não funciona, e queria ver se arrumo também.
    seguem fotos:

    Comprei uma Hilux 1998-afogador1.jpg
    Comprei uma Hilux 1998-afogador2.jpg
    Alguém sabe?

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Luiz, parabéns pela sua compra. Eu tenho uma Hilux 1998 (made in Argentina) DLX, cabine dupla, 2.8 diesel, 4x4, motor 3L. Sou praticamente seu primeiro dono, pois quem comprou foi um fazendeiro acostumado com caminhonetes a gasolina e detestou o motor diesel. Comprou, não gostou e me vendeu meses depois com 10.000 Km. Já fiz inúmeras viagens com ela (Brasília, Foz do Iguassu, Londrina, Rio de Janeiro, Petrópolis, Serra da Canastra, etc.), sempre tendo como ponto de partida Amparo, SP. Ela está agora com 22 anos e apenas 255.000 Km. Nestes 22 anos pouca precisei fazer: troca da embreagem, troca dos amortecedores duas vezes, conserto do motor de partida, troca de um pivô da suspensão, pastilhas de freios, etc. Bem tratada esta caminhonete é veículo para a vida toda. Em algumas situações na terra ou barro precisei usar a tração 4x4 e ela enfrentou muito bem. O único senão é o motor 3L, a meu ver muito fraco para este tipo de veículo. Isto me incomodava muito nas ultrapassagens de veículos mais lentos, principalmente caminhões nas subidas, pois ela demorava mais do que o aceitável. Com 235.000 Km instalei uma turbina Garrett T2 .48.35, calibrada na válvula wastegate para 0,8 Kgf/cm². Não instalei o intercooler, pois seria apenas um "PLUS" já que não é um equipamento obrigatório. Também o Kit turbo com intercooler ficaria bem mais caro e além disso teria que cortar o capô e este não era meu desejo. Todavia não sou contra quem instala turbo com intercooler, pois aumenta ainda mais o rendimento da turbina. E com isto a minha Hilux passou a ser outro veículo. O motor deve ter ganho uns 30% a mais de torque (força) e potência (rapidez) e as ultrapassagens ficaram muito mais rápidas e seguras. A velocidade final não se alterou, mas chega-se nela muito mais rápido. O consumo (também depende do pé do motorista) permaneceu entre 10 e 12 Km/L em estradas boas (100 Km/h). Para mim a melhor caminhonete é a Toyota Hilux e o melhor Jipe é o Toyota Bandeirante com motor Mercedes-Benz. Não temi instalar esta turbina neste meu motor, pois está em bom estado e se bem tratados costumam durar bem mais de 500.000 Km (muitos chegam a 800.000 km ou mais). Mas é importante não exagerar no tamanho da turbina e a pressão de trabalho sempre deve estar abaixo de 1 Kgf/cm² (eu uso 0,8). A marca Garrett é boa e a turbina T2 .48.35 é relativamente pequena e enche rápido, mesmo em baixa rotação. Acima de 100 Km/h acho que este tipo de turbina tem pouca influência, mas em raras ocasiões cometi o desatino de ir com ela a 140-150 Km/h, por alguns minutos. Caminhonetes não são carros de corrida!

    Sugiro a você ver minhas postagens e minha HILUX em:

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...-diesel-5.html (Qual A Melhor Pressão Na Turbina Garrett T2 Na Hilux 2.8 Diesel?)

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ml#post2397699

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ml#post2388503

    https://www.4x4brasil.com.br/forum/t...ml#post2384512


    A meu ver utilitário diesel precisa ter 6 coisas:
    1- tração 4x4 e reduzida funcionando bem
    2- roda livre
    3- servo-freio
    4- freio a disco na dianteira
    5- direção hidráulica
    6- turbina (sem exagero)

    Comprei uma Hilux 1998-manometro-turbo-1.jpg Comprei uma Hilux 1998-garrett-t2-48-35-1-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-1b-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-2-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-4-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-6-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-7-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-10-.jpg Comprei uma Hilux 1998-turbo-garrett-t2-48-35-17-.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-tow-baja-2016-4-.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-cart-5-.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-set-2018-001.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-2016-5-.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-102.jpg Comprei uma Hilux 1998-hilux-1.jpg

    Coloquei uma capota de fibra na caçamba e tem trico com chave e uma janela (respiro) de teto, tipo ônibus. Esta capota é presa apenas com 4 parafusos de bom tamanho e pode ser retirada, se necessário. Funciona muito bem.
    Minha Hilux pode rebocar até 1.500 Kg, segundo entendidos, mas 1.500 Kg é uma faina pesada para ela e eu nunca fiz isto. Porém já reboquei VW-BAJA (650 Kg), VW-BUGGY (550 Kg) e carretinha (500 kg com carga máxima) sem dificuldade. Reterei uma S10 caída num barranco usando a marcha RÉ e reduzida também sem grande esforço. É realmente um ótimo utilitário, razoavelmente confortável, mas em matéria de força e robustez o Jipe Toyota Bandeirante é insuperável, porém muito bruto e sem conforto algum.

    Comprei uma Hilux 1998-hilux-tow-baja-2016-bb-15-.jpg
    A HILUX traciona o BAJA e o motorista sente que está rebocando.
    O JIPÃO Toyota traciona o BAJA e o motorista quase não percebe que está rebocando 650 Kg.
    É preciso saber os limites de cada veículo para não exagerar.

    A minha Hilux é igual a sua, exceto pela cor branca e turbina.

    Desejo-lhe bom uso da sua Hilux e parabéns pela escolha.

    Comprei uma Hilux 1998-navy-salute-1c.jpg

    4X4 Brasil
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #9
    Usuário
    Entrada
    24/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Olá CAPT GOTTLIEB,

    Muito obrigado pelas dicas e pela atenção dispensada.
    Vou em frente com meu projeto, vai ficar show também.
    Já estou fazendo uma revisão de toda a parte de suspensão, está ficando mais caro que o esperado.
    Agora vou me planejar para turbinar.

    Valeu!

  • #10
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Luiz, bom dia! Nestes anos que tenho minha Hilux (21 anos) nunca a levei à alguma concessionária Toyota, pois os preços das peças são caríssimos e a mão de obra também. Felizmente aqui em Amparo tem bons mecânicos para linha diesel, tanto caminhões como caminhonetes e até agora os poucos reparos que precisei fazer foram bem sucedidos. As peças vitais como motor e transmissão eu compraria numa revendedora Toyota, mesmo custando os olhos da cara, pois são peças muito importantes. Até agora não precisei disto e espero não precisar. Peças não vitais eu procuro no paralelo, mas nunca peças ching-ling ou coisa da mesma laia. A embreagem eu comprei da marca LUK, pois tem bom nome e ficou excelente. Mas o rolamento da embreagem eu preferi comprar original. O made in China custava três (3) vezes menos, mas não confio. Se puder, poste fotos mais recentes da sua Hilux. Abs,
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comprei uma Hilux! E agora?
      Por Mauricio Rotta no fórum Toyota
      Respostas: 30
      Última resposta: 28/02/2012, 16:53
    2. Vendo TOYOTA HILUX SW4 3.0 4X4 8V TURBO DIESEL 4P MANUAL 1998/1998
      Por Carlos ZN no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/11/2011, 01:17
    3. Respostas: 3
      Última resposta: 21/07/2011, 09:15
    4. Respostas: 4
      Última resposta: 03/11/2005, 15:41
    5. Comprei minha Hilux
      Por Leonardo Dic no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/02/2005, 15:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade