x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1

    Turbinando uma Hilux Sr5 2001 - Processo documentado.




    Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos!

    Tenho uma Hilux Sr5 2001 (Argentina) há quase 2 anos. Esse é meu primeiro veículo de ciclo Diesel e me apaixonei por ele! Mas como muitos tópicos desse fórum apontam o motor deixa a desejar no quesito potência...péssima retomada na estrada, se ligar o ar condicionado então esquece.
    Turbinar era a melhor solução para o problema, mas a falta de conhecimento me levou a pesquisar muito sobre o assunto antes de me aventurar a fazer burrada e gastar uma nota fazendo o motor depois. Não que isso não possa acontecer, mas agora estou mais preparado para eventuais problemas.

    Vou dividir, através desse tópico, erros e acertos para que outras pessoas possam interessadas em fazer o mesmo tenham mais informações e deem menos cabeçadas.

    Carro vai para o mecânico dia 27/04/2020 para instalar o kit

    - FICHA
    - Hilux Sr5 2001
    - Modelo Motor 3L (mesmo bloco do 5L)
    - 308.000 rodado originais
    - Relógio de temperatura digital (88ºc)
    - Radiador novo (antigo estava entupido)
    - Pneus com medida original (205/55 r16)
    - Consumo médio estrada e cidade 10,5 Km/l

    - KIT TURBO
    - Turbos Anhanguera - SP. Paguei 2.900,00 mais frete
    - Kit completíssimo.
    - Turbina Modelo T2
    - intercooler -> não
    - Presssão -> 0,3 até criar mais confiança
    - A loja tem turbinas de marca ou turbina 'deles'. A t2 é uma turbina recondicionada, feita a partir de peças novas outras turbinas.

    - BOMBA INJETORA
    - Sou o 4º ou 5º dono e não posso afirmar que não foi mexida. Creio que não.
    - Nada será feito por enquanto para servir como base de comparação o que cada mudança causou.
    - O certo seria fazer um teste de pressão e vazão para ver se estão todos parecidos.

    - TESTE COMPRESSÃO
    - Infelizmente o mecânico não tem o teste, mas ele serve para avaliar a vedação dos anéis e válvulas te dando uma ideia de quão cansado está o motor.

    - ESCAPAMENTO
    - Assim que sair do mecânico vou trocar o escapamento por um compatível. Ainda não sei a polegada.

    - MECÂNICO
    - Michel da oficina "Motor forte 4x4" em Atibaia - SP
    - 1.200,00 Ã* 1.500,00 para colocar...espero.

    /\/\/\/\/\/\ Turbinar quebra? /\/\/\/\/\/\
    Motores de ciclo diesel são feitos para serem turbinados. Diferente do ciclo otto (gasolina, etc) o ciclo diesel não tem borboleta que controla a entrada de ar na câmara de combustão, a passagem estão sempre livre e o pistão sempre comprime o mesmo volume de ar independente do seu pé. Quando você acelera, manda mais combustível para dentro, mas não manda mais ar. A quantidade de ar disponível é um fator muito mais limitante para motores a diesel que gasolina.
    Se vai quebrar ou não depende, principalmente, de quanta pressão você regulou na turbina. Os carros turbinados de fábrica geralmente veem de 0.8 a 1kg de pressão. Como meu motor não foi projetado contando com essa pressão preciso colocar bem menos e observar a reação

    /\/\/\/\/\/\ Taxa de compressão /\/\/\/\/\/\
    Motores (diesel) turbinados de fábrica comprimem, geralmente, 16,5:1 enquanto meu motor comprime 22:1.
    Isso é uma informação que poucas pessoas prestam atenção.
    Tx de compressão não representa força e sim eficiência energética (pesquise sobre isso, bem interessante).
    Quanto mais compressão mais calor na câmara de combustão, por isso os motores turbinados tem taxa de compressão menor, para controle da temperatura interna. Por isso que meu motor não pode receber 0.8 ou 1kg de pressão, ele vai esquentar demais e rapidamente pode dar problema! É muito comum o pessoal de carro de rua falar em "destaxar" o motor, colocar um pistão rebaixado para diminuir a taxa de compressão e assim conseguir colocar mais pressão com o turbo. Quando meu motor pifar vou procurar pistões forjados para diminuir a taxa de compressão e subir a pressão da turbina.

    /\/\/\/\/\/\ Importância do ar /\/\/\/\/\/\
    Percebi que o ciclone do filtro de ar estava invertido, ele queria fazer o ar girar em um sentido, mas o motor queria puxar em outro. Como não era possível inverter o ciclone, acabei removendo. O filtro continuou no lugar, filtrando a mesma quantidade, mas o carro é outro. Tem muita subida que eu colocava 4º e agora faço de 5º, impressionante como algo tão simples possa fazer tanta diferença. Um excelente suprimento de ar para motores a diesel é fundamental, de pouco adiantaria a turbina se ele não conseguisse puxar o ar.

    Quando estiver pronto o serviço conto como ficou a temperatura, potência, barulho, consumo, em qual rotação ela acorda/acende, etc.

  • #2
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por RicardoAvancine Ver Post
    Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos!

    Tenho uma Hilux Sr5 2001 (Argentina) há quase 2 anos. Esse é meu primeiro veículo de ciclo Diesel e me apaixonei por ele! Mas como muitos tópicos desse fórum apontam o motor deixa a desejar no quesito potência...péssima retomada na estrada, se ligar o ar condicionado então esquece.
    Turbinar era a melhor solução para o problema, mas a falta de conhecimento me levou a pesquisar muito sobre o assunto antes de me aventurar a fazer burrada e gastar uma nota fazendo o motor depois. Não que isso não possa acontecer, mas agora estou mais preparado para eventuais problemas.
    ...
    A minha é uma sw4 2001 1kzte e a taxa de compressão é 21:1 instalei intercooler frontal.

    Uma dica eu consigo facilmente regular a pressão da turbina daquela a qualquer momento por isso sugiro comprar um booster controller, não é caro. Comprei no aliexpress.

    Com esse equipamento você regula pressão a qualquer momento facilmente é ligado na westergate da turbina .

    Está aí o link

    Universal 1-30psi na valvula de controle do impulso da cabine-se encaixa qualquer carro turbo mbc (cor: preto, azul, roxo) para vw golf 5 EP-BC999 Loja Online | AliExpress movel

    É ótimo para você que quer ir testando as pressões da turbina.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    Valeu pela dica. Não sabia que tinha esse regulador mais preciso e dinâmico, gostei da ideia.
    Colocar intercooler vai ficar mais para frente, mas já esta nos planos.
    O mecânico teve de deixar de molho uns parafusos do escape que não queriam sair de jeito nenhum e acabou atrasando o processo, agora já são 15h e ele ainda nem me ligou. Acho que não pego hoje...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    08/03/2010
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Acompanhando...
    Estou de olho numa SW4 sem turbo e uma Pickup com motor 2.8 com turbo...
    Entendo pouco sobre elas, se render papo, será um ótimo tópico.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    Acabei demorando para escrever o resultado, mas vamos lá.

    No fim das contas o mecânico fez tudo que não pedi...deixou a pressão como veio regulada 0,8Kg e aumentou a vazão da bomba.
    Ele disse que se eu deixasse em 0,3Kg como falei não ia dar resultado quase nenhum e, depois de testar, aumentou a vazão da bomba, pois achou que não tinha ficado legal.

    O carro ficou um foguete, sem dúvida é como o pessoal fala, o contraste é como comparar o dia com a noite. Virou outro carro.
    O câmbio ficou curto com a transformação, agora falta uma sexta marcha, mas isso eu já sabia que ia acontecer. O carro é antigo, não tem abs, nem airbag, as curvas são meio perigosas em alta velocidade e o freio não é dos melhores...não gosto de andar com ele a 110, se tivesse uma sexta marcha seria perigoso!

    ** Comportamento da pressão **
    Nunca tinha dirigido um carro turbo antes e agora tenho até reloginho para mostrar a pressão =)
    Eu achava que, quanto maior a RPM, maior a pressão. Na verdade, se estiver a 110 na descida com o pé fora do acelerador a pressão fica em zero. Quem manda na pressão é o combustível, se pisar fundo sobe para o máximo regulado em um piscar de olhos, isso depois dos 1500RPM, antes disso quase não dá pressão.
    Na pista reta a 90 - 100 por hora a pressão fica em 0,3 - 0,4.
    Se pressão = judiar do motor, então estou bem tranquilo com o resultado. Já que não piso forte, raramente passo de 0,5Kg
    Talvez esse comportamento seja diferente em motores à gasolina, não sei.

    ** Comportamento Temperatura **
    Não tenho medidor digital de óleo, só de água.
    Depois de o motor quente, o óleo sobe e baixa de temperatura muito mais rápido que a água. Seria interessante ver a qual temperatura chega o óleo na subida.
    Como tenho o digital da água sei exatamente que subidas eu chego a 90º e quais eu não saio dos 88Cº (temperatura de trabalho). A temperatura, sem dúvida, aumentou um pouquinho nas subidas. Lugares que andava a 88º agora faço em 90º sem pisar muito, se pisar chega a 93º.
    Cheguei a 93º numa subida que fazia a 88º, só que dessa vez de 5º marcha e com 500Kg de cimento na caçamba...e ainda tinha motor pra acelerar!
    Em resumo a temperatura subiu um pouco, mas nada de demais. Sem um termômetro digital não tem como ficar tranquilo, mesmo sem o turbo, já que o original demora demais para registrar as mudanças.

    ** Escapamento **
    3 polegadas da saída da turbina até o final. Coloquei um silencioso ou abafador (não lembro qual é qual) que não tem lã de vidro interna, a passagem é livre e ele tem uma geometria diferente para diminuir o som.
    O barulho aumentou um pouco, nada de demais.
    Serviço custou 600,00 e foi feito com o Vitor da oficina "6 cilindros" em Atibaia. Fiquei extremamente satisfeito.

    ** Respiro **
    Aquela mangueira que sai da tampa de válvula e entra no coletor de admissão foi alongada e agora está jogando a fumaça no chão. Não é o correto, além de ser ilegal. Por lei esses gases tem de voltar para dentro do motor e serem queimados novamente.
    Para quem não sabe o porquê disso, uma leve explicação. O carro agora tem 2 fases: a fase aspirada e a fase turbinada. Na fase aspirada o motor puxa o ar, gerando uma pressão (levemente) negativa no coletor de admissão sendo possível puxar o ar do respiro para dentro. Já na fase turbinada, a pressão do coletor fica positiva e, se a mangueira do respiro ainda estivesse conectada, o ar entraria para dentro da tampa de válvula em vez de sair, destruindo o motor.
    O correto é fazer uma adaptação na entrada de ar antes da turbina e colocar o respiro lá. O problema é que todo o sistema vai ficar extremamente sujo de óleo com o tempo, se tivesse intercooler teria até de drenar óleo acumulado dentro dele de vez em quando.
    Sem dúvida vou mudar isso, mas ainda não sei como.
    Com o carro parado você vê a fumaça subindo debaixo dele, pouco, mas existe.
    Ainda estou com várias coisinhas sendo feitas no carro, descobrimos um vazamento no compressor do A/C e estou resolvendo. Quando puder vou tirar foto de tudo e colocar aqui.

    Abraços.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    30/11/2016
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    38
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Buenas Ricardo, parabéns pela empreitada realmente hoje em dia somos poucos que tem coragem de fazer essas coisas malucas no lugar de ir lá na loja e comprar um zero.... mas vamos lá, já tive duas hilux 2.8 uma SW4 ano 95 original aspirada e outra cab dupla ano 97 que já comprei turbinada, acabei tendo que fazer o motor dessa cab dupla. Mas creio que por descuido do dono anterior. Essas toyota parecem que tem vida, realmente são carros especiais demais, carros de fundamento e feitos pra durar. Li as postagens acima e realmente tens razão o único quesito que deixa a desejar é a potência do motor.

    Na minha avaliação o que devo te ressaltar são os itens:

    Suspiro
    Como falado acima o suspiro é uma coisa muito importante é que pode te dar muita dor de cabeça, minha sugestão é comprares uma válvula anti chamas daquelas que tem no motor ap, corcel é outros. Ela não deixa o óleo passar e aí entao jogue a mangueira do suspiro para o chão ou dentro de um reservatório (tem tudo no mercado livre)

    Temperatura do óleo
    Depois de ler muito e estar nos grupos de wats de toyota fui me informando é coloquei na minha um radiador de óleo, comprei na SPA turbos, comprei também uma flange que eles vendem também pra motor ap... essa flange vai entre o filtro de óleo e o bloco, ela desvia o óleo pro radiador e depois retorna pro mesmo local.

    Pressão da turbina
    Compra um relógio de qualidade senão nunca vaisbter base. Comprei um de péssima qualidade e depois tive que comprar outro.

    Velocidade final
    A velocidade final não irá aumentar, apenas vais chegar na mesma velocidade em menor tempo, melhorando as retomadas com certeza. Pra aumentar um pouco a velocidade final, podes colocar uns pneus maiores, ela fica bem mais elástica melhor de andar mas também vem um pouco ao desencontro do que está querendo. Comparando na minha turbinada mesmos com os pneus 35 pelogadas tinha muito mais força que a aspirada com pneu 33 polegadas. ( "minha opinião" nas 2.8 pneu quanto maior melhor)


    Por hora é isso, qualquer dúvida que possa sanar, tô de olho aqui.

  • #7
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5
    Oi Ricardo,

    Suas teorias são boas, têm fundamento, porém grande parte não se aplica aos motores de ciclo diesel.

    Minha contribuição:

    - quanto ao respiro: coloque um "oil catcher/oil catch can", cada região fala de uma maneira. Pode fazer de fluxo único, quando a mangueira do respiro da tampa de válvulas entra no reservatório, que possui separador interno (pequenas barreiras) fazendo com que o óleo presente no vapor desça e fique armazenado (para de vez em quando ser drenado), e o vapor em si sai através de um filtro na ponta do reservatório;
    Também pode fazer com reservatório que tem entrada e saída. Neste, da mesma maneira há uma separação das gotículas de óleo do vapor, porém, ao invés do vapor ser expelido para atmosfera, há uma saída que você pode colocar mangueira e da mesma forma escolher se quer retornar no coletor de admissão (original do 3L é assim) ou diretamente no compressor da turbina, como usualmente nos carros originalmente turbinados. Esta é a opção "mais verde", porém você vai enfiar gases menos ricos em O2 na admissão....

    - temperatura: você afirmou que chegou "a 93º numa subida que fazia a 88º, só que dessa vez de 5º marcha e com 500Kg de cimento na caçamba..." ou seja, além das condições não serem as mesmas, mesmo que o motor estivesse sobrando, é bem provável que se reduzisse para 4ª e aliviasse um pouquinho o pé, a temperatura cairia dos 93º.
    Neste ponto (temperatura), a forma mais interessante de "aprender" a conduzir seu motor da maneira menos prejudicial possível é com a instalação de um sensor de temperatura dos gases de escape, popularmente conhecido por sensor de EGT. Pode acreditar, isso mudará por completo sua forma de condução e uso de marchas..... nem sempre o giro mais baixo é o a melhor solução para o momento. O senso de EGT, pirômetro instalado na saída do coletor de escape, te dará uma informação com um universo de respostas;

    - intercoooler: considere, assim que puder, a instalação de um intercooler. O ar comprimido entra na câmara infinitamente mais quente que o aspirado, trazendo um aumento de temperatura para todo o conjunto de uma forma geral. Sem aprofundar muito na questão, o intercooler é fundamental para baixar esta temperatura, que ainda assim estará mais alta que quando aspirado, porém um pouco menos (cerca de 30º menos é a eficiência de um i.c. bem dimensionado para o caso), trazendo todos os benefícios do ar mais denso.

    No mais, cuidado apenas com o excesso de diesel, responsável pelo considerável aumento de temperatura na câmara. Excesso "excessivo" pode derreter os pistões!

    Ah, ciclo diesel não gera vácuo, por isso há bomba de vácuo....

    Abraços.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.16
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/05/2020
    Local
    Formosa/GO
    Idade
    55
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoAvancine Ver Post
    Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos!

    Tenho uma Hilux Sr5 2001 (Argentina) há quase 2 anos. Esse é meu primeiro veículo de ciclo Diesel e me apaixonei por ele! Mas como muitos tópicos desse fórum apontam o motor deixa a desejar no quesito potência...péssima retomada na estrada, se ligar o ar condicionado então esquece.
    Turbinar era a melhor solução para o problema, mas a falta de conhecimento me levou a pesquisar muito sobre o assunto antes de me aventurar a fazer burrada e gastar uma nota fazendo o motor depois. Não que isso não possa acontecer, mas agora estou mais preparado para eventuais problemas.
    ...
    Estou pensando em comprar uma hilux 2001, com 400.000 km rodados. Vou acompanhar esse tópico de perto para ver os resultados. Abraços.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/10/2019
    Local
    IGARAPE/MG
    Posts
    54
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RicardoAvancine Ver Post
    Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos!

    Tenho uma Hilux Sr5 2001 (Argentina) há quase 2 anos. Esse é meu primeiro veículo de ciclo Diesel e me apaixonei por ele! Mas como muitos tópicos desse fórum apontam o motor deixa a desejar no quesito potência...péssima retomada na estrada, se ligar o ar condicionado então esquece.
    Turbinar era a melhor solução para o problema, mas a falta de conhecimento me levou a pesquisar muito sobre o assunto antes de me aventurar a fazer burrada e gastar uma nota fazendo o motor depois. Não que isso não possa acontecer, mas agora estou mais preparado para eventuais problemas.
    ...
    Olá, Ricardo.

    Você comprou sua picape sem ver, não foi? Na época disse que estava com a lata surrada e que ia reformar. Posta depois as fotos do processo.

    Abraço,

    Chucho
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.18

  • #10
    Usuário
    Entrada
    30/10/2019
    Local
    São João del Rei/MG
    Idade
    44
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Estou seguindo o tópico pois pretendo adquirir uma SW4 2.8 ainda este ano e pretendo reformar a mecânica dela por completo, já estou coletando e arquivando as dicas.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/10/2019
    Local
    IGARAPE/MG
    Posts
    54
    Agradecimento: 1
    Pena que pararam de usar o Forum

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Processo de produção de cabine dupla em f1000
      Por Lara Arilton Lara no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 26/05/2015, 23:27
    2. chevrolet S10 2001/2002 ou hilux sw4 2000/2001
      Por fhm129 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 22/11/2013, 12:08
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 17/10/2010, 10:06
    4. Processo de Imantização de peças metálicas
      Por EduardoLang no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 09/10/2003, 15:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade