x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Question Conselho sobre melhor SW4 para viagem pela America Latina




    Pessoal, bom dia.
    Acompanho o forum faz algumas semanas e achei as informações muito interessantes e as opiniões muito bem informadas. Por isso quero pedir conselho.
    Pretendo fazer uma viajem em carro pela America do Sul (ou várias).
    O primordial e ter um carro que não de problema, que possa ser abastecido com Diesel de qualidades diferentes (a depender do país a qualidade não é muito boa) e que em caso de quebra possam ser achadas peças e ser consertado com relativa facilidade (e custo razoável).
    Depois de pesquisar bastante acho que o melhor carro para comprar e uma SW4 entre 1993 e 2001. Porem aí entram várias dúvidas e gostaria de ter a opinião de vocês:
    Tem os carros japoneses com motor 3L aspirado e os Argentinos com 1KZ turbo.
    A diferença de potência e bastante, porem entendo que o motor 3L é muito mais robusto e tem menos probabilidade de sobreaquecimento.
    Qual vocês escolheriam para esta viajem? (sem considerar a diferença de preço)
    Quais outras diferenças existem entre os carros anteriores a 95 (japonês) e posteriores (argentino). Entendo que a suspensão dianteira foi reformulada, quais outras mudanças têm?
    Em termos gerais a mecânica de qual versão (considerando tudo e não apenas motor) acreditam que é mais robusta e dará menos problema?
    Tem alguns motores 3L que vejo que foram turbinados com kits after Market. Qual é a opinião sobre essa alteração?
    Agradeço a opinião, e inclusive se alguém tiver as fichas técnicas das duas versões com os equipamentos seriam muito uteis. Estou pesquisando na internet porem é difícil achar as versões específicas que chegaram no Brazil.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regras de postagem 2 / 2.16

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Camilo, se você ainda irá adquirir a viatura, creio que uma muito antiga exigirá demasiada manutenção preventiva.
    Mesmo assim, por conta de eventuais problemas ocultos existentes em qualquer viatura, mesmo que por desgaste natural, ficará difícil ter certeza de uma viagem sem incômodos.
    E aparecer problema entre cidades distantes de até 300 Km´s, como acontece na Argentina, sem sinal de celular para pedir socorro, é uma coisa muito chata.
    Por isso, considerando essas possibilidades, eu partiria para a viatura mais nova possível dentro do seu questionamento, ou seja, anos 1998 a 2001.
    Não que a 2001 não poderá dar problemas.
    Vejo alguns colegas reclamando de danos na bomba injetora semi-eletrônica.
    Porém, outros são só elogios.
    Assim, será o caso de adquirir, fazendo manutenção preventiva bem antes da viagem, para que possa obter segurança na estrada.
    Eu tive uma SW4 1998 turbo diesel.
    Troquei o radiador um dia antes da viagem pela Argentina e Chile.
    Fui inventar de fazer a limpeza química do radiador antigo dias antes da viagem.
    Começou a umedecer a chaleira superior com fluído do mesmo.
    Ou seja, vazamento e problemas à vista.
    Botei o novo e fim da preocupação.
    Tirando isto, viagem excelente.
    Viatura já era o motor 3.0 turbinado.
    Permitia bom ritmo de viagem, sem exageros.
    Consumo médio de 11 Km/l.
    É isto.
    Atente que são veículos com 20 anos de idade ou mais.
    Exigirá muita cautela na compra, para não ter incômodos depois.
    Exija prova de manutenção preventiva e corretiva pelo vendedor, como notas fiscais de peças e serviços executados/trocados.
    Isto ajudará na decisão da compra.
    E boa sorte na sua busca!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pelo conselho. Tem que dar uma boa esticada no orçamento para chegar numa mais nova, porem pode valer a pena.

    Estou vendo esta: Acesso bloqueado

    O que acham? Acho o preço um pouco alto, porem parece muito bem cuidada.

    Att,

    CM


    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Camilo, se você ainda irá adquirir a viatura, creio que uma muito antiga exigirá demasiada manutenção preventiva.
    Mesmo assim, por conta de eventuais problemas ocultos existentes em qualquer viatura, mesmo que por desgaste natural, ficará difícil ter certeza de uma viagem sem incômodos.
    E aparecer problema entre cidades distantes de até 300 Km´s, como acontece na Argentina, sem sinal de celular para pedir socorro, é uma coisa muito chata.
    Por isso, considerando essas possibilidades, eu partiria para a viatura mais nova possível dentro do seu questionamento, ou seja, anos 1998 a 2001.
    Não que a 2001 não poderá dar problemas.
    Vejo alguns colegas reclamando de danos na bomba injetora semi-eletrônica.
    Porém, outros são só elogios.
    Assim, será o caso de adquirir, fazendo manutenção preventiva bem antes da viagem, para que possa obter segurança na estrada.
    Eu tive uma SW4 1998 turbo diesel.
    Troquei o radiador um dia antes da viagem pela Argentina e Chile.
    Fui inventar de fazer a limpeza química do radiador antigo dias antes da viagem.
    Começou a umedecer a chaleira superior com fluído do mesmo.
    Ou seja, vazamento e problemas à vista.
    Botei o novo e fim da preocupação.
    Tirando isto, viagem excelente.
    Viatura já era o motor 3.0 turbinado.
    Permitia bom ritmo de viagem, sem exageros.
    Consumo médio de 11 Km/l.
    É isto.
    Atente que são veículos com 20 anos de idade ou mais.
    Exigirá muita cautela na compra, para não ter incômodos depois.
    Exija prova de manutenção preventiva e corretiva pelo vendedor, como notas fiscais de peças e serviços executados/trocados.
    Isto ajudará na decisão da compra.
    E boa sorte na sua busca!

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Camilo Mendoza Ver Post
    Muito obrigado pelo conselho. Tem que dar uma boa esticada no orçamento para chegar numa mais nova, porem pode valer a pena.

    Estou vendo esta: Acesso bloqueado

    O que acham? Acho o preço um pouco alto, porem parece muito bem cuidada.

    Att,

    CM
    Camilo, aparentemente está bonita, mas também está cara.
    Eu dei uma olhada rápida na Webmotors e, com 50.000 reais você compra uma Pajero Full ano 2008 ou 2009, à gasolina, com média de até 100.000 Km's rodados.
    É um veículo muito mais novo e completo, com controle de tração, controle de estabilidade, câmbio automático, diversos mimos tecnológicos, sistema de tração Full time, part time, teto solar, bancos elétricos com aquecimento, sete lugares, com rebatimento total do terceiro banco, escondendo sob o assoalho, liberando integralmente o porta-malas.
    Enfim, 52.000 na SW4 é um valor elevado.
    E claro que também precisará de uma revisão básica, mesmo que bem cuidada, como troca de fluidos, correias e filtros.
    Eu saí da SW e migrei pra Full (diesel).
    Mesmo sendo uma viatura bem mais cara, o seguro ficou quase igual.
    Você terá dificuldades em segurar a Toyota, por conta do ano de fabricação.
    Agora, se a viatura for para uso diário, aí o consumo da Full gasolina pesará muito.
    Defina suas prioridades.

  • #5
    Usuário Avatar de calhiandro
    Entrada
    26/03/2011
    Local
    Garanhuns/PE
    Idade
    42
    Posts
    1,113
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Camilo, aparentemente está bonita, mas também está cara.
    Eu dei uma olhada rápida na Webmotors e, com 50.000 reais você compra uma Pajero Full ano 2008 ou 2009, à gasolina, com média de até 100.000 Km's rodados.
    É um veículo muito mais novo e completo, com controle de tração, controle de estabilidade, câmbio automático, diversos mimos tecnológicos, sistema de tração Full time, part time, teto solar, bancos elétricos com aquecimento, sete lugares, com rebatimento total do terceiro banco, escondendo sob o assoalho, liberando integralmente o porta-malas.
    Enfim, 52.000 na SW4 é um valor elevado.
    E claro que também precisará de uma revisão básica, mesmo que bem cuidada, como troca de fluidos, correias e filtros.
    Eu saí da SW e migrei pra Full (diesel).
    Mesmo sendo uma viatura bem mais cara, o seguro ficou quase igual.
    Você terá dificuldades em segurar a Toyota, por conta do ano de fabricação.
    Agora, se a viatura for para uso diário, aí o consumo da Full gasolina pesará muito.
    Defina suas prioridades.
    Está bem caro mesmo Pelas bandas do NE já vi sw4 4ger ser ofertada até por 58ke estava inteira compra-se sem procurar muito uma 2007 por 60 a 65k.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Opa, só uma correção, todas SW4 até 2001 são japonesas, apenas as hilux pickup que são argentinas a partir de 2006.

    Citação Postado originalmente por Camilo Mendoza Ver Post
    Pessoal, bom dia.
    Acompanho o forum faz algumas semanas e achei as informações muito interessantes e as opiniões muito bem informadas. Por isso quero pedir conselho.
    Pretendo fazer uma viajem em carro pela America do Sul (ou várias).
    O primordial e ter um carro que não de problema, que possa ser abastecido com Diesel de qualidades diferentes (a depender do país a qualidade não é muito boa) e que em caso de quebra possam ser achadas peças e ser consertado com relativa facilidade (e custo razoável).
    Depois de pesquisar bastante acho que o melhor carro para comprar e uma SW4 entre 1993 e 2001. Porem aí entram várias dúvidas e gostaria de ter a opinião de vocês:
    Tem os carros japoneses com motor 3L aspirado e os Argentinos com 1KZ turbo.
    A diferença de potência e bastante, porem entendo que o motor 3L é muito mais robusto e tem menos probabilidade de sobreaquecimento.
    Qual vocês escolheriam para esta viajem? (sem considerar a diferença de preço)
    Quais outras diferenças existem entre os carros anteriores a 95 (japonês) e posteriores (argentino). Entendo que a suspensão dianteira foi reformulada, quais outras mudanças têm?
    Em termos gerais a mecânica de qual versão (considerando tudo e não apenas motor) acreditam que é mais robusta e dará menos problema?
    Tem alguns motores 3L que vejo que foram turbinados com kits after Market. Qual é a opinião sobre essa alteração?
    Agradeço a opinião, e inclusive se alguém tiver as fichas técnicas das duas versões com os equipamentos seriam muito uteis. Estou pesquisando na internet porem é difícil achar as versões específicas que chegaram no Brazil.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Está bem caro mesmo Pelas bandas do NE já vi sw4 4ger ser ofertada até por 58k e estava inteira compra-se sem procurar muito uma 2007 por 60 a 65k.
    Veja só.
    Comparando, a do anúncio está, proporcionalmente, bem mais cara.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Obrigado.

    Sobre a Mitsubishi é um ótimo carro. Tive um Wagon V6 1996 que ficou em casa por mais de 20 anos.

    Um dos parámetros que estou ponderando é que seja uma mecánica relativamente simples que possa ser reparada em quase qualquer lugar. Gosto da Toyota pois esses motores e cambios foram usados na america latina toda, entao em tese onde chegar pode achar peças.

    Sobre a Full, segundo pesquizei, nao é tão facil achar peças.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela resposta. Obrigado a todos pelas opiniões.

    Depois de muito pesquisar acho que a faixa de 38 mil está mais razoável para estes carros. Estou vendo desde o modelo 1996 até umas 2001.

    Aproveito o conhecimento de vocês para fazer duas perguntas.


    1. Alguém sabe me dizer quais foram as diferenças ou as melhorias feitas nas SW4 entre 1996 e 2001? Ainda não consegui achar as fichas técnicas dos modelos para conseguir comparar.

    2. Qual é a faixa de preço de fazer o reparo completo de motor e turbina de um destes motores (aproximado com peças e mão do obra)?

    3. Tem alguém do grupo no Pernambuco? Tem um anuncio por uma SW4 1999 por 10.000 reais, fiquei curioso.

    Obrigado,

    Obrigado de novo.

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Camilo Mendoza Ver Post
    Obrigado pela resposta. Obrigado a todos pelas opiniões.

    Depois de muito pesquisar acho que a faixa de 38 mil está mais razoável para estes carros. Estou vendo desde o modelo 1996 até umas 2001.

    Aproveito o conhecimento de vocês para fazer duas perguntas.


    1. Alguém sabe me dizer quais foram as diferenças ou as melhorias feitas nas SW4 entre 1996 e 2001? Ainda não consegui achar as fichas técnicas dos modelos para conseguir comparar.

    2. Qual é a faixa de preço de fazer o reparo completo de motor e turbina de um destes motores (aproximado com peças e mão do obra)?

    3. Tem alguém do grupo no Pernambuco? Tem um anuncio por uma SW4 1999 por 10.000 reais, fiquei curioso.

    Obrigado,

    Obrigado de novo.
    Opinião sincera: motor refeito nunca mais ficará igual.
    Os proprietários ou os próprios mecânicos tentarão economizar em algo "que não é tão importante", e o problema surgirá lá na frente, quase sempre depois do prazo da garantia.
    Você já ouviu falar em trocar todos os parafusos de fixação do cabeçote do motor, quando é mexido nele?
    Pois é. Muitos os reaproveitam, afinal, "são só parafusos".
    Todavia, não é assim que um motor terá vida longa.
    E assim vai com bomba d'água, termostática, radiador enferrujado, dentre outras peças que, somadas, desistimulam a reforma.
    Quanto à SW de 10.000 reias, deixe pra lá.
    Sobre a Full, a minha está com 235.000 Km's rodados, com todos os motorzinhos e sensores funcionando.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    12/01/2019
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    58
    Posts
    80
    Agradecimentos: 5
    Tenha muita, paciência e perseverança. Entre decidir ter uma viatura e comprá-la, levou praticamente um ano.

    Segue abaixo a minha experiência, não afirmo que foi a melhor porém no final do processo estou muito satisfeito.

    Primeiro veio a decisão de qual viatura comprar:

    - este vídeo influenciou demais:
    (não veja os três, caso contrário pode ir preparando a TED)

    - acabei optando primeiro pela Toyota, por ainda hoje, com 20 anos. encontrar praticamente todas (algumas de acabamento já falham) as peças na rede Toyota, não são baratas mas são excepcionais. Leve em conta que não importa se sua viatura é 1996, 2010 ou 2020 o preço do radiador por exemplo é praticamente o mesmo!;

    - depois optei pela SW4, além de ser mais confortável que uma Hilux, permite em teoria dormir dentro do carro com mais conforto;

    - optei por uma entre 1999 e 2002, pois são as americanas 4Runner de 3a geração, que vendeu muito por lá;

    - optei por uma viatura a Gasolina, pois esse é o modelo das americanas, e existe uma infinidade de peças por lá. No limite, quando não tiver mais aqui, tenho uns 10 anos no mínimo de peças lá. Já trouxe coisas da Rockauto da DENSO que são as OEM;

    Processo da compra:

    - começei pelo óbvio, Webmotors, Mercado Livre, OLX etc, e algumas perguntas;

    - pedi ajuda/conselhos a alguns mecânicos (O Sandro de Santo Andre foi um deles, infelizmente não levei o carro lá ainda pois moro bem longe, mas com certeza preciso ir agradece-lo em pessoa);

    - após achar alguns que valiam a pena a visita, procurava pegar os dados do carro e fazia quatro coisas: cotava o seguro do carro, ia numa concessionária da Toyota e simulava algumas compras, já pegava se o carro tinha algum histórico ruim, pedia se o carro tinha histórico de manutenção e pesquisava o mesmo na De olho no Carro, para checar KM, histórico de acidente, leilão e roubo;

    - mesmo assim fui ver duas que não compensavam;

    - ai finalmente apareceu... uma com 208 mil km, com histórico de manutenção (tenho praticamente todas as trocas de óleo do carro desde os 65.000 km, sendo que o carro fez as revisões até os 40.000 na concessionária) e ainda o Sandro conhecia o carro e a dona. Comprei!

    Em determinado momento eu pensei assim:

    Se você tem R$ 60K para gastar, prefere uma viatura que custe isso e esteja "impecável" ou uma de R$ 30K e você gaste mais R$ 30K deixando ela impecável?

    Optei como pode perceber pela segunda opção. Estou muito satisfeito com minha opção, porém com um detalhe: a princípio não tenho vontade de vende-la nos próximos anos, isso pesou muito.

    Não sei se viu, mas tem uma 2001 a Diesel com 38.000 km, a venda por R$ 120K. Eu sinceramente não sei é bom negócio, sem desmerecer o carro, mas tem peças que tem que ser trocadas, mesmo se o carro ficasse em cavalete.

    Pelo que vi você é de São Paulo, aleḿ do Sandro de Santo André, tem o Alex da Mac Motors e o João da Solo 4WD. Todos com bons conhecimentos de Toyota desses anos. Apesar de caro, não descarte fazer algo em concessionária, eu mesmo me surpreendi com os valores.

    Quanto a questão Gasolina x Diesel, deixa para lá, já tá cheio de polêmica por ai.

    Grande abraço e só não faça uma coisa: não deixe de ter seu carro.
    4X4 Brasil
    Hilux SW4 V6 3.4L 24V 2001

    PU2WRC

  • #12
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Sábias palavras, José Galego.
    Com a minha SW4 1998 também comprei peças em concessionária.
    Se não tinham em estoque, chegava da central deles em até cinco dias úteis.
    Todas as peças que precisei tinham para vender.
    Essa é uma diferença enorme da Toyota em relação às outras marcas, sem dúvida.
    Vejo que a sua é à gasolina V6.
    Nas viagens ao Chile e Argentina em 2013 e 2014, meu amigo Marcos foi com uma dessas, creio que ano 1997.
    Cambio e piloto automáticos, teto solar, viatura completa.
    Fez média geral nas viagens de 8,5 Km/l, o que era bem satisfatório.
    Veiculo eficiente e manutenção mínima.
    Viatura bem recomendável!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual a melhor 4x4 SUV para fazer viagens pela América do Sul
      Por Muscat no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/07/2013, 07:47
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 26/06/2010, 18:52
    3. Niva Zero Na América Latina
      Por Ira no fórum Niva
      Respostas: 84
      Última resposta: 05/02/2009, 20:27
    4. Polícia Rodoviária na América Latina (experiências?)
      Por DanOnTuba no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 9
      Última resposta: 17/06/2005, 06:48
    5. Sampaway o maior evento aquatico da América Latina
      Por Ian Moreira no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/02/2004, 08:06

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade