x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    SW4 3.0 TB- Aquecimento Normal??




    Amigos, sou novo aquí no forum, por favor, preciso de orientações:

    Tenho notado que em rodovia plana a velociade de 110 a 130 Km/h o marcador de temperatura fica estacionado no meio. Porém qdo. o trecho é de subida, o marcador passa do meio (não vai no vermelho) e somente volta ao normal aliviando-se o pé (80 ~90 KM).

    Mesmo assim, a agua não abaixa do repositório e o radiador está completo com água.

    Isto é normal? o que poderia ser verificado para se evitar isto, pois imagino que numa desatenção ela pode até ferver.

    Um Intercooler resolveria este problema, além de melhorar ainda mais o desempenho?

    Agradeço as ajudas.

  • #2
    Usuário Avatar de Serengetiman
    Entrada
    11/02/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    68
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    jpedrili, sinto te informal que tal aquecimento não é normal não, a minha mesmo quando exigida não chega nem no meio do marcador, vc tem que mandar ver isso antes que o problema piore e o veiculo te deixe na mão. Um intercooler melhora um pouco o rendimento e faz com que o turbo trabalhe a temperaturas menores também, se estiver errado, alguém me corrija mas acho que é isso, abs e boa sorte
    Discovery 3 SE 2.7 TD V6 verde 2009
    Toyota SW4 3.0 TD 1998

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    SW4 3.o TB Aquecimento Normal??"

    Citação Postado originalmente por Serengetiman
    jpedrili, sinto te informar que tal aquecimento não é normal não, a minha mesmo quando exigida não chega nem no meio do marcador, vc tem que mandar ver isso antes que o problema piore e o veiculo te deixe na mão. Um intercooler melhora um pouco o rendimento e faz com que o turbo trabalhe a temperaturas menores também o que é bom, se estiver errado, alguém me corrija mas acho que é isso, abs e boa sorte
    Obrigado por sua resposta Serengetiman.
    Hoje passei por duas oficinas especializadas em radiadores:

    A oficina "Coroa Radiadores" aqui na vila guilherme me informou, sem examinar, que isto ocorre devido a algum entupimento do radiador e que haveria necessidade de fazer uma limpeza por completo (R$ 280,00);

    A outra oficina "Radiadores Zuquim" examinou visualmente (inclusive o liquido do radiador está parecendo um leite) e me disse que o problema é a Termostática (deve ser substituída no mecânico), pois segundo ele o radiador está limpo, não há entupimento e a temperatura entre as mangueiras de entrada e saída estão diferentes.

    E agora? Em quem acreditar? O fato é que assim não dá para ficar.
    Ainda não levantei o preço da vávula, alguém teria alguma dica?

    Obrigado a todos.

  • #4
    jpedrili,

    Vc mesmo pode verificar o funcionamento da valvula termostatica da sua sw4, logo pela manhã qdo ligar o carro deixe esquentando ou de uma pequena volta pra começar a aquecer e coloque a mão na parte superior do radiador e na parte inferior, vc poderá observar que na parte superior esquenta primeiro, depois, conforme a valvula vai abrindo e a agua do sistema já quente circulando a parte inferior deverá esquentar tbm. até a temperatura ficar uniforme, isso é sinal que a valvula está funcionando perefeitamente se permanecer aquecido somente a parte superior, corra trocar a valvula.

    Me intrigou a cor da agua do radiador (leite) isso é sinal de óleo soluvel no radiador, liquido usado pra rodar alguns dias somente pra soltar sujeiras (não recomendo) esgote todo o liquido, substitua a agua, use o aditivo indicado pela montadora.

    Acho que o sintoma de sua sw4 é mesmo de radiador entupido, vale a pena mandar varetar gastar um pouquinho agora e evitar problemas mais serios no cabeçote.


    []'s esperando ter ajudado

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luiz Antonio
    jpedrili,

    Vc mesmo pode verificar o funcionamento da valvula termostatica da sua sw4, logo pela manhã qdo ligar o carro deixe esquentando ou de uma pequena volta pra começar a aquecer e coloque a mão na parte superior do radiador e na parte inferior, vc poderá observar que na parte superior esquenta primeiro, depois, conforme a valvula vai abrindo e a agua do sistema já quente circulando a parte inferior deverá esquentar tbm. até a temperatura ficar uniforme, isso é sinal que a valvula está funcionando perefeitamente se permanecer aquecido somente a parte superior, corra trocar a valvula.

    Me intrigou a cor da agua do radiador (leite) isso é sinal de óleo soluvel no radiador, liquido usado pra rodar alguns dias somente pra soltar sujeiras (não recomendo) esgote todo o liquido, substitua a agua, use o aditivo indicado pela montadora.

    Acho que o sintoma de sua sw4 é mesmo de radiador entupido, vale a pena mandar varetar gastar um pouquinho agora e evitar problemas mais serios no cabeçote.


    []'s esperando ter ajudado
    Luiz, obrigado pelas sua ajuda.

    Fiz o teste seguindo sua orientação e de fato a válvula está ok. Houve equilibrio entre as temperaturas de entrada e saída.

    Por mais que forcei o aquecimento da SW4, a marca da temperatura não passou do meio (Não andei com o veículo), caindo um pouco após deixá-la em marcha lenta.

    Me diga uma coisa, será que pode ser a "cebilinha" da ventoinha que não liga após certa temperatura, daí ter acontecido o aquecimento em subida, na estrada? digo isto porque em nenhum momento senti que ela acionou

    Ela tem viscosidade. Como faria p/testar a ativação da mesma?

    Qto. a cor da água, qdo fria é normal límpida e transparente, mas qdo foi feito o teste de aquecimento, pelo mecânico, ao retirar a tampa do radiador é q. deu esta impressão de "leite".



    Obrigado mais uma vez.

    José

  • #6
    jpedrili,

    No caso das Toyotas, não existem interruptor de temperatura (cebolinha) pra disparar a ventilação forçada, e como vc disse se ela tem uma viscosidade ao girar a hélice do ventilador é sinal de estar tudo bem com a refrigeração forçada.

    Continuo achando estranho a cor da água, não pode ter mudanças em virtude da mudança de temperatura e se está límpida e transparente tá faltando aditivo nela, não acha ?.

    Mas, obteve um progresso na sua avaliação, tendo em vista a analise da operação da valvula termostatica, agora, qdo exigimos mais do motor e consequentemente da refrigeração, se o radiador não estiver 100% limpo e com todas as canaletas desobstruidas pra que seja feita a refrigeração do motor, é bastante possivel a alteração da temperatura, lembre que vc mesmo observou que aliviando o pé ela volta a temperatura normal de serviço.

    Eu faria o seguinte, sem pensar duas vezes, leve sua SW4 numa oficina de radiadores, peça pra que seja feita uma limpeza e monte novamente com o aditivo especificado pela montadora, depois me diga, tenho certeza que o comportamento dessa jóia mudará e bastante.

    []'s e qualquer coisa é só gritar

  • #7
    Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Idade
    63
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    jpedrili, Lendo teu ultimo post, se entendi direito, durante o teste recomendado pelo amigo Luiz Antonio, mesmo tendo aquecido o motor a helice nao girou em nemhum momento???...
    Se for asim tens um problema no acoplamento viscoso, so trocando o mesmo...
    Segue a recomendacao do Luiz e limpa o radiador, com certeza, como ele disse, tem alguma coisa errada com a cor da tua agua, nao pode estar nem "leite" nem limpida. Esvazia toda a agua do sistema, radiador e nao esquece da agua do motor, procura o parafuso do dreno do bloco.
    Agua sem aditivo faz o motor aquecer acima do normal, o aditivo eleva muito o ponto de ebulhicao, evita a cavitacao em torno das camisas, prolonga a vida util da bomba de agua, e das juntas do motor.
    Utiliza agua destilada (a mesma usada para baterias), sem minerais, e aditivo na proporcao de 40%.
    Se o sistema for de 9 litros, coloca 5 de agua destilada e 4 de aditivo.
    Compra o aditivo na concessionaria, um dos melhores e da ESSO.
    Boa sorte.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    SW4 3.0 TB- Aquecimento Normal??

    Citação Postado originalmente por Luiz Antonio
    jpedrili,

    No caso das Toyotas, não existem interruptor de temperatura (cebolinha) pra disparar a ventilação forçada, e como vc disse se ela tem uma viscosidade ao girar a hélice do ventilador é sinal de estar tudo bem com a refrigeração forçada.

    Continuo achando estranho a cor da água, não pode ter mudanças em virtude da mudança de temperatura e se está límpida e transparente tá faltando aditivo nela, não acha ?.

    Mas, obteve um progresso na sua avaliação, tendo em vista a analise da operação da valvula termostatica, agora, qdo exigimos mais do motor e consequentemente da refrigeração, se o radiador não estiver 100% limpo e com todas as canaletas desobstruidas pra que seja feita a refrigeração do motor, é bastante possivel a alteração da temperatura, lembre que vc mesmo observou que aliviando o pé ela volta a temperatura normal de serviço.

    Eu faria o seguinte, sem pensar duas vezes, leve sua SW4 numa oficina de radiadores, peça pra que seja feita uma limpeza e monte novamente com o aditivo especificado pela montadora, depois me diga, tenho certeza que o comportamento dessa jóia mudará e bastante.

    []'s e qualquer coisa é só gritar
    Luiz,

    É isto mesmo, o radiador está com vários dutos entupidos. Vai saber o que ocorreu?
    Pior, a maioria não desentope nem varetando. Alternativa apresentada pela Radiadores Coroa, substituir o radiador.
    Eles me propuseram a montagem de outro radiador, com as mesmas características porém com material de Cobre, que segundo eles substitui com vantagem o original, melhorando a refrigeração do veículo.
    Vamos ver o que acontece!

    Obrigado.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    SW4 3.0 TB- Aquecimento Normal??

    Citação Postado originalmente por Gabrielpol
    jpedrili, Lendo teu ultimo post, se entendi direito, durante o teste recomendado pelo amigo Luiz Antonio, mesmo tendo aquecido o motor a helice nao girou em nemhum momento???...
    Se for asim tens um problema no acoplamento viscoso, so trocando o mesmo...
    Segue a recomendacao do Luiz e limpa o radiador, com certeza, como ele disse, tem alguma coisa errada com a cor da tua agua, nao pode estar nem "leite" nem limpida. Esvazia toda a agua do sistema, radiador e nao esquece da agua do motor, procura o parafuso do dreno do bloco.
    Agua sem aditivo faz o motor aquecer acima do normal, o aditivo eleva muito o ponto de ebulhicao, evita a cavitacao em torno das camisas, prolonga a vida util da bomba de agua, e das juntas do motor.
    Utiliza agua destilada (a mesma usada para baterias), sem minerais, e aditivo na proporcao de 40%.
    Se o sistema for de 9 litros, coloca 5 de agua destilada e 4 de aditivo.
    Compra o aditivo na concessionaria, um dos melhores e da ESSO.
    Boa sorte.
    Gabriel,

    A ventoinha está girando normal. O problema é o radiador que está entupido, e não tem recuperação.

    Obrigado pelas orientações.

  • #10
    jpedrili,

    Bom amigo, então estávamos mesmo no caminho certo, o que acontece é que realmente não tem como consertar furos na colmeia do radiador, então as oficinas fazem uma solda acima do vazamento e outra abaixo do dito cujo, isolando a canaleta e diminuindo a capacidade de agua do sistema e impossibilitando o serviço de limpeza (varetar) .

    Tbm. acho que a colmeia de cobre irá permitir a melhor refrigeração do sistema, conta depois os finalmentes.

    []'s

  • #11
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    jpedrili,

    A dúvida é: porquê tem óleo na água (tom leitoso)?
    Você já olhou a vareta de óleo para ver se lá não tem água?

    Se tiver...
    Será mais um 1KZT com problema de cabeçote.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Idade
    68
    Posts
    29
    Agradecimentos: 0

    SW4 3.0 TB- Aquecimento Normal??

    Citação Postado originalmente por Gustavo Heck
    jpedrili,

    A dúvida é: porquê tem óleo na água (tom leitoso)?
    Você já olhou a vareta de óleo para ver se lá não tem água?

    Se tiver...
    Será mais um 1KZT com problema de cabeçote.
    Gustavo, felizmente não chegou a tanto. O óleo está OK, não há indícios de agua no escapamento e nem água/espuma na tampa do óleo no cabeçote.

    Como relatado anteriormente, ela não superaqueceu, a água do radiador não abaixa (visto diretamente na colmeia) e o marcador de temperatura em rotação normal registrava quase meio. Percebi o problema qdo. exigi mais em subida, que o ponteiro da temperatura passava um pouco do meio. Aí tirava o pé e voltava ao normal.

    Logo, me parece que o problema de superaquecimentos dos motores 1KZT está ligado mais a manutenções inadequadas do que dimensionamento do radiador.

    Obrigado pela ajuda. Agora vamos ver o comportamento da bichinha com o novo radiador de cobre.

    Manterei a todos informado.

    José

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade