Quem tem 4x4 não pode ter medo de sujar as "unhas"! É mão na graxa, ai que esta toda a graça do negócio!
1o. passo - Compre uma bombinha manual - em qualquer auto peças você encontra. De preferencia à marca alemã. Essas não falham.
2o. Comprem um kilo de graxa de 1a.linha para rolamento - graxa azul, à base de molibidênio.
Ai, é seguir os bicos graxeiros que ficam 4x4. A quantidade de bicos? Isso depende. Se o cardã for modelo americano, vem cheio de bicos, se for nacional, não. Bem, tem camionetes com 4 bicos. Outras com 14. Quanto mais bicos tiver, melhor. É sinal que, se você engraxar direitinho, a peça irá durar por muito tempo.
Veja um exemplo= Pivô blindado - sem bico graxeiro - quando acabar a graxa original, o pivo quebra/trava e você tem que trocar o pivô. Quando vem com bico, você pode engraxa-lo indefinidamente.
Eixo cardã - normalmente tem de 4 a 6 bicos.
É importante não deixar de engraxar nenhum deles. Limpe primeiro o bico, antes de aplicar a nova graxa. Aplique até que ela, a nova graxa, começe a sair pelas roldanas do cardã. Já nos pivôs, é só olhar o reservatório de borracha comerçar a "estufar", porém, sem excesso. Lubrifique a cada 3000 km ou menos, quando trafegar em estradas de terra ou água.
Boa sorte e boa diversão!