Amigos, bom dia.
De uns dias pra cá, minha viatura apresenta o seguinte problema: mesmo com as rodas alinhadas, ao "acionar" a direção para os lados, ela fica relativamente dura como se chegasse ao fim de curso ... forçando um pouco, ela parece que "destrava" e, as vezes, dá uma(s) outra(s) "enroscadinha(s)" e então fica liberada, normalzinha!!!
Detalhes:
1) Isso acontece pela manhã quando vou sair para trabalhar (carro frio). Chego no serviço, estaciono e ao final da tarde, qdo vou retornar, acontece também. O problema que não é uma regra ... acontece de vez em quando.
2) Apresentado o problema, depois que viro a direção para os 2 lados até quase atingir o fim de curso, o problema desaparece e trafego com ela normalmente
3) Percebi que qdo a direção da essa "endurecida" (ressalto que não chega a travar, apenas endurece em algum ponto ao esterçar) ela "vibra" como se chegasse o fim de curso e o volante vibra levemente, como se a "bomba hidráulica" estivesse trabalhando forçada
4) Óleo da DH foi colocado novo recentemente (+- 1200Km) e está no nível
5) Verifiquei e o amortecedor da direção está ruim, preciso trocar, mas ele está tão ruim que está livre livre (não sei se ele poderia estar causando isso) ... se bem que o óleo já vazou (acho que todo!!!). Ainda não tirei o amortecedor pra andar sem e verificar se o problema persiste
6) Hoje me ocorreu e parei a viatura com a direção parcialmente esterçada para ver o resultado. Todas as vezes que o problema aconteceu, as rodas estavam alinhadas.
Enfim, alguém já passou por isso?
Como o problema é intermitente, minha preocupação é levar em algum profissional e o cara começar a querer a trocar tudo sem saber o real problema ...
Agradeço antecipadamente.
Abraço,