x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Freio a disco traseiro hilux japonesa (Berenice): Eu coloquei.




    Como foi feito o freio traseiro a disco da Berenice (minha hilux japonesa 1995!).


    Relato que o freio a tambor dela sempre foi bom, o problema era ter de desmontar tudo para lavar depois de trilha com barro, onde até o freio de mão ficava sem ação. E o ato de desmontar roda, tirar tambor, lavar e remontar me cansava, além do que tenho ideia de colocar alargador, o que dificultaria bem mais esse serviço.


    A deixa foi um vazamento no retentor traseiro esquerdo.


    Vou descrever o mais detalhado possível aqui:


    1. Desmontagem da roda e tambor.
    2. Desmontagem do circuito hidráulico e freio de mão traseiro.
    3. Retirada da sapata e do burrinho de freio.
    4. Drenagem do óleo do diferencial.
    5. Retirada do semi-eixo.
    6. Retirada do anel trava e corte do anel de encosto do rolamento, retirada do rolamento. Nesse momento também retira o espelho do tambor.
    7. Montagem do rolamento, com retentor do rolamento toyota, rolamento nachi japao, anel de encosto toyota, e anel trava. Mantive por enquanto o retentor do eixo traseiro velho, pois iria ficar tirando e retiradno o semi eixo para medidas.
    8. Aquisição do jogo de pinças de freio traseiras de um corolla 2015, junto com os cabos do freio de mão e os flexiveis e os parafusos de fixação das pinças. Compra de pastilhas novas toyotas.
    9. Aquisição de disco de freio traseiro fremax rigido para troller 2003 em diante (modelo antigo).
    10. Torneamento da pista do disco em 9mm na parte do eixo (interno) e 1mm na parte da roda (externo). Isso é necessário pois a pinça do corolla trabalha com um disco de 10mm de pista, e o do troller nesse modelo possui 20mm de pista. Não encontrei o disco traseiro do troller 2002 (que foi o primeiro modelo a diesel e possuía pista de 10mm).
    11. Fabricação do suporte para a pinça, pegando os 4 parafusos originais do semi eixo. Mandei fazer em aço 1020 na espessura 5/16 (+- 8mm).
    12. Furação do suporte.
    13. Retirada do amortecedor e suporte onde vão parafusados os grampos da mola (isso é necessário para encaixar o suporte, passando pela parte mais fina do eixo.
    14. Montagem definitiva do semi eixo com retentor do diferencial novo e aperto junto ao suporte.
    15. Ajuste do suporte da pinça que segura o cabo do freio de mão, pois o mesmo fica no rumo do feixe de molas.
    16. Retirada dos canos de freio parafusados no diferencial, mudança do “T” para o local mais ao centro onde ia parafusado o suporte central do cabo de freio de mão original.
    17. Corte dos canos originais e adaptação em comprimento (diminuir) para encaixar aos flexíveis. A rosca é a mesma.
    18. Colocação de óleo no diferencial (óleo LSD).
    20. Sangria do sistema.


    Freio de mão. Essa foi sem duvida a etapa mais demorada. Fiz e refiz varias vezes o sistema até encontrar uma forma para aproveitar os cabos originais do corolla e a alavanca e cabo original da hilux.


    21. Construção de uma caixa de ferro onde encaixa os cabos do corolla e essa caixa é presa a travessa do chassi acima do rolamento central do diferencial traseiro (único furo feito na viatura no processo).

    22. Construção de uma alavanca presa ao parafuso traseiro direito do banco do motorista. Necessário trocar o parafuso por um mais longo, colocar ele de baixo para cima e colocar porca para segurar o banco.

    Essa alavanca passa por cima do diferencial e vai até 1cm proximo do lado direito do chassi, onde conecta o cabo de freio de mão. OBS: Meu cabo era mais curto que o original, pois substitui por de toyota 97 em diante, e utilizei um extensor para conectar ele a alavanca original. Agora essa chapa extensora sai.
    23. Fiz um tubo onde encaixa a ponta final dos cabos e esse tubo é ligado a alavanca por uma barra roscada, permitindo regulagem.

    OBS. O acionamento do freio e mão fica um pouco mais rígido que o original.

    Freio a disco traseiro hilux japonesa (Berenice): Eu coloquei.-img_20180804_090221029.jpg
    4X4 Brasil Razão: fotos
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Como sempre excelente post!

    Me diga qual óleo vc colocou no diferencial, e cabem 2,2L como tá no manual?

  • #3
    Total DA 80-90 para diferencial LSD.
    Sim, coube mais de dois litros, mas não lembro exato. Foi um pouco mais de 2,2.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Excelente trabalho, freio a disco é outro departamento.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Mais uma dúvida, vc mudou o cilindro de freio?

    Pelo que li na internet um cilindro de freio tem cilindro primário para os freios dianteiros e um secundário para os freios traseiros e eles são dimensionados para volume e pressão de óleo de freio conforme o tipo.
    Então teoricamente você precisaria de um sistema de um veículo que já possui freio a disco nas 4 rosas onde o cilindro secundário de menor volume e maior pressão para fazer a frenagem da roda traseira

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por leanog Ver Post
    Mais uma dúvida, vc mudou o cilindro de freio?

    Pelo que li na internet um cilindro de freio tem cilindro primário para os freios dianteiros e um secundário para os freios traseiros e eles são dimensionados para volume e pressão de óleo de freio conforme o tipo.
    Então teoricamente você precisaria de um sistema de um veículo que já possui freio a disco nas 4 rosas onde o cilindro secundário de menor volume e maior pressão para fazer a frenagem da roda traseira
    Dá pra manter o cilindro original e usar uma válvula reguladora / equalizadora de pressão na traseira, como já existe de fábrica em vários veículos.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #7
    Bom dia! vou aproveitar o topico, ja que to queredo colocar tbm discos na traseira da sw4. Mais tem opinhoes diferentes ai, de que pode nao ficar seguro, que pode arrastar a traseira, etc...

    Mais nao to con forme com meu freio atual, e vi este kit no mercado libre, que o caro oferece com pincas de corolla, flexible Gol novo. So dis que tem que trocar o rolamento da roda.

    sera que presta... confiavel????


    https://produto.mercadolivre.com.br/...-hilux-sw4-_JM

    att

    Santiago
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

  • #8
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por santiagoniva Ver Post
    Bom dia! vou aproveitar o topico, ja que to queredo colocar tbm discos na traseira da sw4. Mais tem opinhoes diferentes ai, de que pode nao ficar seguro, que pode arrastar a traseira, etc...

    Mais nao to con forme com meu freio atual, e vi este kit no mercado libre, que o caro oferece com pincas de corolla, flexible Gol novo. So dis que tem que trocar o rolamento da roda.

    sera que presta... confiavel????


    https://produto.mercadolivre.com.br/...-hilux-sw4-_JM

    att

    Santiago
    Mas por qual motivo vc quer colocar freio a disco traseiro?
    Só vejo justificativa se for pra quem enfrenta trilha e o a tambor enche de lama.

  • #9
    porque o de lona e fraco... o carro quando carregado, na trilha ou na montanha,e com trailer /carreta o freio traseiro, sempre esta fraco. vive sujo.... paso limpando apos cada viagem. e Sim na Prado ja veio padrao, deve ter motivo
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Penso que se você quer melhorar a capacidade de frenagem você vai ficar mais satisfeito melhorando a capacidade do freio dianteiro.
    Claro que o freio a disco na traseira também vai melhorar, mas a percepção será melhor investindo no freio dianteiro.
    Discos e pinças maiores com um cilindro de freio também maior.
    Além disso uma carreta com freio também

  • #11
    Citação Postado originalmente por leanog Ver Post
    Penso que se você quer melhorar a capacidade de frenagem você vai ficar mais satisfeito melhorando a capacidade do freio dianteiro.
    Claro que o freio a disco na traseira também vai melhorar, mas a percepção será melhor investindo no freio dianteiro.
    Discos e pinças maiores com um cilindro de freio também maior.
    Além disso uma carreta com freio também


    Leanog;

    vc tem uma ideia interesante. Referente a melhorar freio dianteiro.... Por casualidade ja ouviu falar de algum reemprazo por outro modelo de carro, que tenha ficado bom?
    Referente a carreta, ja estou nisso... so demorando mais um pouco, porque fiz ela roda 15, 235/75-15 e a maioria dos kit prontos vem 13 ou 14....

    Sim vc souber alguma dica para freio na frente agradeco

    att

    Santiago
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota Austral SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID / Troller T4 3.0 2010
    www.australexplorers.com

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Eu ganhei um cilindro de freio maior que foi tirado de outra SW4, o cara que me deu disse que trouxe dos EUA e lá fazem muito essa adaptação de colocar o cilindro da F150.
    É um cilindro muito maior, acho que vai deixar mais macio, mas como não pretendo trocar discos e pinça a capacidade de frenagem deve ficar igual...

    Mas estou enrolando pra trocar, tenho muito receio de mexer em freio pra algo não original

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Para Barro Traseiro da Hilux Japonesa.
      Por Macbsenior no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/11/2014, 14:14
    2. Freio traseiro disco (Monza\Kadett) qual cabo para o freio de mão ??
      Por chapolin colorado no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 09/05/2014, 01:53
    3. Kit freio a disco traseiro MDS
      Por Ismael Montes Sousa no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/04/2014, 20:38
    4. Respostas: 3
      Última resposta: 27/11/2009, 09:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade