x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10

    Ajuda com Restauração SW4 1995




    Galera olá a todos, muito obrigado por me aceitarem aqui no forum. Sou novato em postagem, mas já faz anos que leio por aqui.

    Nunca tive um 4x4, mas sempre quis ter um. Quase sem querer caiu no meu colo uma SW4 2.8D 1995 que comprei por um valor abaixo da tabela ciente que há muitos reparos para serem realizados.

    De cara sei que ela tem um grande vazamento no radiador (o que põe de água em cima vaza em baixo) o que foi suficiente para eu testar só 1km com ela e apenas saber que ela ainda anda. Estava parada por um tempo que nem o dono sabe dizer. Tirei ela no guincho e foi direto para a oficina.

    Até agora, sem aprofundar, o meca me disse que preciso trocar o kit correia dentada; valvula termostática, as duas homocinéticas dianteiras, um par de amortecedor traseiro, pinça de freio lado esquerdo; recuperar o radiador; recuperar a bomba da direçao hidráulica(rodou sem oleo) e ainda vem mais por aí, tudo isso fora funilaria.

    Agora começam as dúvidas:
    - qual óleo de motor indicado para o motor 3L?
    - qual aditivo usar no radiador?
    - kit correia dentada original com as 3 engrenagens + tensor e correia: 1319 reais. Preciso mesmo as 3 engrenagens ou só a do comando? Tem alguma marca paralela confiável?
    - Bomba d'agua é preciso trocar mesmo o meca dizendo estar boa?
    - amortecedor paralelo no mercado livre 259 reais o par, original toyota 524. Qual marca de paralelo bom?
    - homocineticas estou disposto a comprar paralelas pois as originais vende apenas o semi eixo completo e sai a 1230 reais cada; no ML a paralela com coifa 150 cada (não pretendo off-road).
    - diesel apenas S500 né?

    - O que mais vcs me recomendam trocar como manutenção preventiva?


    seguem as fotos da viatura... Quando ela tiver rodando volto a perguntar sobre como funciona essa alavanca da tração e reduzida (não faço a mínima idéia de como usar... hehehe)

    Anexo 557501
    Anexo 557502
    Anexo 557503
    Anexo 557504
    Anexo 557505
    Anexo 557506
    Anexo 557507
    Anexo 557508
    Anexo 557509 Anexo 557510
    Anexo 557511 Anexo 557512
    Anexo 557513

  • #2
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5

    Thumbs up

    Bom dia Leanog
    Seja bem vindo ao 4x4Brasil
    Tens bastante divertimento pela frente com a tua SW4!
    Vou tentar ser breve:

    - qual óleo de motor indicado para o motor 3L?
    15W-40 API Ci-4

    - qual aditivo usar no radiador?
    Etileno Glicol 50% com água desmineralizada(não use água da torneira)

    - kit correia dentada original com as 3 engrenagens + tensor e correia: 1319 reais. Preciso mesmo as 3 engrenagens ou só a do comando? Tem alguma marca paralela confiável?
    Troca correia e o tensor com seu rolamento, vai de original

    - Bomba d'agua é preciso trocar mesmo o meca dizendo estar boa?
    Trocar é melhor.

    - amortecedor paralelo no mercado livre 259 reais o par, original toyota 524. Qual marca de paralelo bom?
    Vai de Kaiaba (KIB)

    - homocineticas estou disposto a comprar paralelas pois as originais vende apena s o semi eixo completo e sai a 1230 reais cada; no ML a paralela com coifa 150 cada (não pretendo off-road).
    Como não é um ítem de segurança, eu testaria alguma paralela.

    - diesel apenas S500 né?
    Sim

    - O que mais vcs me recomendam trocar como manutenção preventiva?
    Válvula termostática.
    Correias de serviço.
    Oleos de diferenciais, caixa de marcha e caixa de transferência.
    Fluído de freio, fluído da direção.
    Verificação da embreagem viscosa da ventoinha do radiador.
    Trocar o radiador por um novo.
    Velas de aquecimento.
    Calibrar a bomba injetora.
    Instalar termômetro com alarme no cabeçote do motor.

    Posso não ter listado algum ítem importante, mas aqui no fórum tem muitos tópicos sobre todas estas e outras manutenções, boa pesquisa e divertimento com a viatura!

    Um abraço,
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #3
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Seja bem vindo ao 4x4Brasil
    Obrigado Edu

    Bom, até agora resolvi pouco. Meca me enrolando...

    Mas já troquei todos os fluidos e filtros, reparei o setor que estava com muito vazamento, o radiador só foi feito reparo mesmo, um novo mais pra frente vou trocar.

    Percebi que a embreagem viscosa está "adaptada" para travada o que não é de todo ruim, depois de alguns testes e reparos mais importantes coloco uma nova junto com radiador

    O que está mais me preocupando é a quantidade de fumaça que ela está soltando, quase um efeito estufa ambulante, e aqui na minha região ninguém sabe informar se bombista de confiança, todos são ranca e fuça...
    Tenho medo de levar em algum que abre muito o bico e pode até estragar o motor

    Muito obrigado pelas dicas, conforme acontecer progresso vou te pedindo mais ajuda

  • #4
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por leanog Ver Post
    Obrigado Edu

    Bom, até agora resolvi pouco. Meca me enrolando...


    O que está mais me preocupando é a quantidade de fumaça que ela está soltando, quase um efeito estufa ambulante, e aqui na minha região ninguém sabe informar se bombista de confiança, todos são ranca e fuça...
    Tenho medo de levar em algum que abre muito o bico e pode até estragar o motor

    Muito obrigado pelas dicas, conforme acontecer progresso vou te pedindo mais ajuda
    in
    Olá Leanog
    A bomba injetora tem alguns posts no fórum que ajudam a fazer o ajuste.
    De uma pesquisada, e se tiver condições, coloque as mãos na graxa.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    in
    Olá Leanog
    A bomba injetora tem alguns posts no fórum que ajudam a fazer o ajuste.
    De uma pesquisada, e se tiver condições, coloque as mãos na graxa.

    Um abraço,
    Edu
    Sim, já li esse fórum inteiro de cabo a rabo.. rsrs. Tô quase um expert em Toyota 95.

    Acho que descobri a origem da fumaça, botei a viatura pra rodar e notei quem em subidas a temperatura tava aumentando, radiador borbulhando com o motor funcionando, pelo que li aqui só poderia ser junta do cabeçote.
    Mandei o mecânico abrir e a junta além de queimada estava na medida errada e o bico injetor com umas arruelas a mais de gambiarra pra compensar a junta mais estreita. A câmara tava muito carbonizada.
    Cabeçote revisado e plainado, trocado válvulas, bicos conferidos e agora esperando boa vontade do meca pra fechar o coração da viatura. Acredito que isso e no máximo fechar um pouco a bomba já deve resolver meu problema.

    Mas vou ser bem sincero. Desanimado

  • #6
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Olá Leanog...Não desanime!!

    Esse carro vai lhe dar muitas alegrias!!
    Troque a viscosa...ela travada vai roubar potencia do motor, que já não é forte.
    Fechar um pouco a bomba até você mesmo faz...vai no meu canal do youtube que lá eu ensino exatamente como você deve fazer...qualquer dúvida é só me perguntar!
    Desculpe por não ter tentado ajudar antes...confesso que tenho visitado pouco esse fórum (o zap tira o tempo da gente)...então qualquer dúvida eu respondo mais rápido no meu canal do youtube.
    Sandro Ventania
    - YouTube
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Olá Leanog...Não desanime!!

    Esse carro vai lhe dar muitas alegrias!!
    Troque a viscosa...ela travada vai roubar potencia do motor, que já não é forte.
    Fechar um pouco a bomba até você mesmo faz...vai no meu canal do youtube que lá eu ensino exatamente como você deve fazer...qualquer dúvida é só me perguntar!
    Desculpe por não ter tentado ajudar antes...confesso que tenho visitado pouco esse fórum (o zap tira o tempo da gente)...então qualquer dúvida eu respondo mais rápido no meu canal do youtube.
    Sandro Ventania
    - YouTube
    Obrigado pelas dicas, penso sim em trocar a viscosa, mas isso mais pra frente, no momento não é prioridade. Ainda tem tanta coisa pra fazer nela... Só de funilaria vai morrer uma grana..

  • #8
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Não sei como travaram ela...mas se for reversivel, você pode simplesmente trocar o gel que tem dentro dela...custa uma merreca no ML e ela fica como nova!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #9
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Leanog, para não perder o seu investimento e tempo de trabalho, digo apenas uma coisa: Não reforme radiador. Compre um novo!
    Pesquisando com tranquilidade acharás a peça por menos de mil reais.
    É um investimento que vai durar mais de dez anos e fazer muito bem para a viatura.
    Deixe-me colocar duas fotos da mangueira e radiador da minha ex SW4 DEPOIS de fazer limpeza.
    Ficou uma porcaria!
    Ficou com uma craca ferruginosa tremenda. Isto certamente diminui a capacidade de dispersar calor.
    E era oficina especializada.
    E ainda quebraram o radiador do ar quente, pois usaram um alicate de bico para desconectar a mangueira que entra na parede corta-fogo, forçando de um lado para outro para soltar.
    Prejuízo puro!
    Segue foto também do aditivo que utilizei. É anti-congelante e anti-fervura, da marca Radiadores Visconde.
    É homologado pelo INMETRO e possui preço extremamente honesto.
    Quanto ao kit de correia dentada, compre original, juntamente com o rolamento e esticador.
    É um conjunto de peças fundamental, e tem vida útil de 100.000 Km´s.
    Não vale à pena arriscar.
    Boa sorte na sua reforma.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -wp_000429.jpg   -wp_000427-2-.jpg   -wp_000439.jpg   -wp_000441.jpg  

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Oi Glaicon,

    Obrigado pelas dicas!
    Como disse antes eu já estou bem desanimado com o projeto viu, sei que a troca de radiador seria muito mais prudente e confiável, mas o fato é que comprei uma viatura muito judiada e o orçamento tá ficando estratosférico.
    Por alto já gastei 500 reais com reparo do setor, 200 com solda do radiador e varetagem, 2300 com suspensão dianteira, amortecedor traseiro e homocinéticas, 1200 com cabeçote, mecânico nem perguntei mas deve ir uns 1000 de mão de obra, 400 reais uma barra de direção usada com 2 batentes da suspensão traseira, 350 reais óleos e filtros, 200 reais mangueira filtro de ar e cilindro auxiliar da embreagem, 140 reais portinhola tanque de combustível, 400 reais correia e válvula termostática originais, 250 reais limpeza interna e bancos, e mais alguma coisa que esqueci...

    Ainda tenho pra gastar: par de lanternas traseiras, dianteiras e setas, para-choque traseiro e dianteiro completos, buchas traseiras, tinta, verniz, borrachas de porta, borracha tampa traseira, borrachão do para-choque traseiro e 3000 reais orçamento do funileiro... Algumas peças são praticamente impossíveis de encontrar a preço razoável, peças de mecânica são até razoáveis, mas as de acabamento não. Por exemplo a pestana do vidro da tampa traseira simplesmente não existe mais, o borrachão do para choque traseiro só na Toyota por 800 reais, borrachas de porta que são coisas teoricamente simples e compartilhadas com a Hilux só originais também por 800 reais, borracha da tampa traseira então... E se o vidro traseiro quebrar? Vai dar vontade de cortar ela e fazer virar pickup..
    Único consolo é que ainda existem peças originais sob encomenda mesmo que a preços estratosféricos, mas no dia que a Toyota desistir de manter essas peças em estoque vamos ter que inventar peças compatíveis igual fazem os cubanos..

    Como dizem, tem que saber perder, to pensando em só dar um tapa nela e pegar uma viatura mais nova... Talvez uma ranger 2005 ou uma frontier com motor MWM Sprint..
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    OK.
    Boa sorte na empreitada.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    borrachas de porta, borracha tampa traseira e borrachão do para-choque traseiro não vai encontrar paralelo e os originais custam um rim mais um olho. Tente preservar os teus quando for fazer a funilaria.
    boa sorte

    Citação Postado originalmente por leanog Ver Post
    Oi Glaicon,

    Obrigado pelas dicas!
    Como disse antes eu já estou bem desanimado com o projeto viu, sei que a troca de radiador seria muito mais prudente e confiável, mas o fato é que comprei uma viatura muito judiada e o orçamento tá ficando estratosférico.
    Por alto já gastei 500 reais com reparo do setor, 200 com solda do radiador e varetagem, 2300 com suspensão dianteira, amortecedor traseiro e homocinéticas, 1200 com cabeçote, mecânico nem perguntei mas deve ir uns 1000 de mão de obra, 400 reais uma barra de direção usada com 2 batentes da suspensão traseira, 350 reais óleos e filtros, 200 reais mangueira filtro de ar e cilindro auxiliar da embreagem, 140 reais portinhola tanque de combustível, 400 reais correia e válvula termostática originais, 250 reais limpeza interna e bancos, e mais alguma coisa que esqueci...

    Ainda tenho pra gastar: par de lanternas traseiras, dianteiras e setas, para-choque traseiro e dianteiro completos, buchas traseiras, tinta, verniz, borrachas de porta, borracha tampa traseira, borrachão do para-choque traseiro e 3000 reais orçamento do funileiro... Algumas peças são praticamente impossíveis de encontrar a preço razoável, peças de mecânica são até razoáveis, mas as de acabamento não. Por exemplo a pestana do vidro da tampa traseira simplesmente não existe mais, o borrachão do para choque traseiro só na Toyota por 800 reais, borrachas de porta que são coisas teoricamente simples e compartilhadas com a Hilux só originais também por 800 reais, borracha da tampa traseira então... E se o vidro traseiro quebrar? Vai dar vontade de cortar ela e fazer virar pickup..
    Único consolo é que ainda existem peças originais sob encomenda mesmo que a preços estratosféricos, mas no dia que a Toyota desistir de manter essas peças em estoque vamos ter que inventar peças compatíveis igual fazem os cubanos..

    Como dizem, tem que saber perder, to pensando em só dar um tapa nela e pegar uma viatura mais nova... Talvez uma ranger 2005 ou uma frontier com motor MWM Sprint..
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Restauração Band CD 1987 (( AJUDA )) SOBRE PAINEL
      Por Maycon Donadia no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 4
      Última resposta: 31/01/2018, 15:10
    2. Respostas: 24
      Última resposta: 23/11/2016, 00:55
    3. Ajuda Compra Hilux 1995! Urgente
      Por Acaio no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/07/2015, 14:31
    4. Ajuda na restauracao do Willys 1960 do velho !!! CJ5
      Por Caio_MS no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 18/05/2015, 15:21
    5. Restauração de CJ3A - ajuda
      Por rspuglia no fórum Jeep Willys
      Respostas: 35
      Última resposta: 03/06/2011, 04:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade