x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 34
  • #1
    Usuário Avatar de Erick Quedevez
    Entrada
    11/12/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Question Hilux 3.0 D-4D - Motor Disparando a Aceleração.




    Amigos,

    Estou com o seguinte problema na minha Hilux SRV 07/07 3.0 D-4D [180.000km]: o carro começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO [PASSA DOS 4.000 RPM] e manda uma fumaceira branca pelo escapamento a ponto de deixar um rastro de óleo preto no asfalto. A bomba de alta foi trocada, mas por uma usada. Os bicos já foram trocados por novos e originais.

    Histórico: o carro começou acendendo a luz de injeção e limitando o giro quando o motor era exigido, em algumas ocasiões fumaçou [branca], outras não. Eu tinhas uns dois minutos para estacionar o carro. Depois disso o motor desligava sozinho. Dava a partida na mesma hora e não tinha mais problemas [a não ser que forçasse o carro de novo]. Até esse momento esse era o sintoma.

    Levei na oficina. O mecânico disse que a Bomba de Alta estava com baixa pressão. Consegui comprar uma no Mercado Livre por R$ 700,00 e substituímos a peça. Depois disso pensei ter resolvido o problema, até que...

    Quando estava subindo a 3.ª Ponte [vila velha/ES] a caminhonete começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, solta fumaça branca demais e o pior: O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO. Felizmente consegui desligar o danado na chave sem problemas.

    Desci do carro e vi o rastro de óleo que saiu pela descarga [que, mais tarde, o mecânico constatou se tratar de diesel e que, inclusive, se misturou com o óleo lubrificante e fez o nível subir na vareta de medição].

    Novo diagnóstico: bicos injetores. Mandamos para a Bressan [autorizada BOSCH em Cariacica/ES] e os quatro foram condenados.

    Comprei os quatro bicos novos na Concessionária [R$ 662,00 cada um = mais uma facada de R$ 2.648,00]. Bicos substituídos na última sexta-feira [14/06/2013], peguei o carro, dei uma volta até queimar o diesel que ainda tinha na descarga e parar de sair fumaça.

    Carro excelente, até liguei pro mecânico dizendo que, depois da troca dos bicos, o carro estava até mais esperto.

    Minha felicidade durou, exatas, 24 horas. Na noite de ontem o carro começa a fazer o mesmo barulho na Rodovia do Sol, fumaçar e o giro começou a disparar de novo. Dessa vez fui rápido e desliguei o motor com o carro ainda em movimento antes que o conta giro chegasse no vermelho.

    Para fechar a noite o motorista do guincho da Rodosol ainda disse: PRIMEIRA VEZ QUE REBOCO UMA HILUX. Não sabia se ria ou se chorava, já era a terceira vez que eu era rebocado no mesmo mês.

    Enfim, é esse o dilema. O carro está na oficina outra vez. Amanhã vou ver o mecânico. Os bicos comprei novos na Toyota, mas a bomba de alta era de carro sinistrado.

    Alguém aí já passou por algo parecido e tem alguma ideia do que seja?
    Erick Quedevez

    Hilux 2007 - 3.0 D-4D - SRV 4x4

  • #2
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Erick,
    Será que o teu problema não é turbina, dando passagem de óleo pelo eixo? Voce já trocou praticamente tudo de "alimentação", se fosse bomba os bicos deveriam "controlar" essa aceleração e quando você comenta de fumaceira, barulho metálico, logo me vem a cabeça turbina ruim dando passagem de óleo do motor pelo eixo, o motor fica ligado pelo óleo do motor, ao invés do Diesel. Já verificou se tem óleo na admissão? tira a mangueira que sai da turbina e vê se tem óleo...Estou chutando!!!
    Abs
    4X4 Brasil
    SW4 - 2011 Prata

  • #3
    Usuário Avatar de Erick Quedevez
    Entrada
    11/12/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jorge.duarte Ver Post
    Erick,
    Será que o teu problema não é turbina, dando passagem de óleo pelo eixo? Voce já trocou praticamente tudo de "alimentação", se fosse bomba os bicos deveriam "controlar" essa aceleração e quando você comenta de fumaceira, barulho metálico, logo me vem a cabeça turbina ruim dando passagem de óleo do motor pelo eixo, o motor fica ligado pelo óleo do motor, ao invés do Diesel. Já verificou se tem óleo na admissão? tira a mangueira que sai da turbina e vê se tem óleo...Estou chutando!!!
    Abs
    Desde o início [antes mesmo de trocar a bomba de alta] pensei em algo relacionado à turbina, já que tinha lido alguns relatos que apontavam pra isso, mas o mecânico disse que não era. Segunda-feira vou insistir para ele dar uma olhada e ver se tem óleo passando.
    Assim que tiver uma novidade posto aqui.
    Erick Quedevez

    Hilux 2007 - 3.0 D-4D - SRV 4x4

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO ERICK

    Acho que vc citou este problema em outro tópico aqui , desta forma acaba ficando repetido e confundindo quem lê .

    Mas qdo acende a luz de injeção e o carro diminui o giro , aconteceu com meu irmão qdo íamos para a Argentina e foi sensor do turbo no coletor de admissão , mas o seu caso o carro disparou o motor sem vc acelerar e saiu fumaça branca , isto é sinal de ÓLEO LUBRIFICANTE PASSANDO PELA TURBINA E QUEIMANDO COMO SE FOSSE DÍESEL , neste caso vc vai acabar batendo o motor por giro muito alto e pode acontecer de vc desligar o carro e ele contiunar a funcionar em alto giro até fundir o motor por superaquecimento e falta de óleo no cárter , POIS ESTE ÓLEO DO MOTOR QUE PASSA PELO EIXO DA TURBINA VAI ALIMENTAR O MOTOR FUNCIONADO ATÉ ACABAR O ÓLEO DO CÁRTER , aconteceu comigo e NÃO SABIA O QUE FAZER PARA MATAR O MOTOR , E HOJE SEI : " VC TEM QUE FREAR O CARRO COM ELE NA MARCHA QUE TIVER ATÉ MATAR O MOTOR NO TRANCO , OU SEJA MATAR O MOTOR COM O FREIO , assim vc não vai perder o motor por alto giro e superaquecimento .

    Acho que vc esta com mecanicos curiosos e não estão sabendo dizer o que é , e vc vai trocando peças até que u dia ou vc vai falei ou vão acertar na peça certa .

    SUGIRO a vc levar o seu carro numa CCS aTOYOTA para fazerem o diagnóstico que para mim é a TURBINA RUIM , sugiro não recondicionar e sim comprar uma NOVA , eu recondicionei a minha e nos primeiros 50km ela DISPAROU E PERDÍ O MEU MOTOR QUE HAVIA FEITO E ESTAVA COM APENAS 7.000KM RODADOS , é moooole ???

    O sintoma do seu carro é de turbina passando óleo lubrificante pelo eixo dele e queimando como se fosse combustível .

    BOMBA INJETORA SEJA DE ALTA OU DE BAIXA NÃO FAZ QUEIMAR ÓLEO LUBRIFICANTE = FUMAÇA BRANCA .

    ESTE PROBLEMA DE ACENDER A LUZ DE INJEÇÃO E BAIXAR O GIRO E DEPOIS DE DESLIGAR FUNCIONA COMO NOVA , ACONTECEU COM MEU IRMÃO E FOI O SENSOR DO TURBO NO COLETOR DE ADMISSÃO , " OLHA AÍ PROBLEMA NO TURBO NOVAMENTE " .

    No seu caso , não sou mecânico mas é a TURBINA QUE ESTA RUIM , e a maquininha da CCS diz onde esta o problema , fala apenas o orçamento do seu problema e se for a turbina COMPRE UM NOVA NA AMERICA OU FERRAÇO , ambas em Ponta Porã , NÃO COMPRE EM FERRO VELHO E NEM DO PARALELO .


    EM TEMPO

    Qdo estava escrevendo esta resposta não havia ainda ninguem que tivesse respondido e como demorei escrevendo o amigo JORGE.DUARTE respndeu antes de mim , logo : o JORGE tb esta com o mesmo diagnóstico meu , e se vc ainda falou com seu meca e ELE NEM PASSOU PELA CABEÇA QUE PUDESSE SER ÓLEO LUBRIFICANTE PASSANDO PELO EIXO DA TURBINA , SUGIRO " URGENTEMENTE " A VC TROCAR DE MECANICO , pois este sinal é claro até para mim que sou médico que isto é PASSAGEM DE ÓLEO PELO EIXO DA TURBINA , e o cara nem quis verificar se na magueira que sai da turbina para o coletor de admissão tinha óleo , tenho certeza que amanhã ele vai encontrar bastante óleo por alí e será ÓLEO LUBRIFICANTE ( preto ) o que alí seria apenas para passar AR .
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Erick Quedevez
    Entrada
    11/12/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Guilherme,
    Percebi o erro do duplo post, mas parece que já foi excluído.

    Bom, o primeiro sinal de defeito era o acendimento da luz de injeção e o carro não permitia mais aceleração. O mecânico passou o scaner e acusou o sensor da bomba de alta.

    Depois que trocamos essa peça, os sintomas mudaram. Agora o que acontece é o motor disparar, já aconteceu duas vezes [uma antes de trocar os bicos e outra depois], mas é tão rápido que nem tive tempo de reparar na luz de injeção. De qualquer forma, antes de trocarmos os bicos mandamos testar em uma oficina especializada e os quatro foram condenados.

    Felizmente consegui desligar o motor na chave das duas vezes que disparou, sem dificuldade. Já li outros posts aqui em que tiveram que matar na quinta ou tapar a admissão de ar.

    Vou insistir para o mecânico olhar a turbina. Mas ele trabalhou muitos anos na Toyota e em três lugares diferentes me falaram bem dele.

    Amanhã posto as novidades.
    Erick Quedevez

    Hilux 2007 - 3.0 D-4D - SRV 4x4

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Erick Quedevez Ver Post
    Guilherme,
    Percebi o erro do duplo post, mas parece que já foi excluído.

    Bom, o primeiro sinal de defeito era o acendimento da luz de injeção e o carro não permitia mais aceleração. O mecânico passou o scaner e acusou o sensor da bomba de alta.

    Depois que trocamos essa peça, os sintomas mudaram. Agora o que acontece é o motor disparar, já aconteceu duas vezes [uma antes de trocar os bicos e outra depois], mas é tão rápido que nem tive tempo de reparar na luz de injeção. De qualquer forma, antes de trocarmos os bicos mandamos testar em uma oficina especializada e os quatro foram condenados.

    Felizmente consegui desligar o motor na chave das duas vezes que disparou, sem dificuldade. Já li outros posts aqui em que tiveram que matar na quinta ou tapar a admissão de ar.

    Vou insistir para o mecânico olhar a turbina. Mas ele trabalhou muitos anos na Toyota e em três lugares diferentes me falaram bem dele.

    Amanhã posto as novidades.


    ERICK

    Valeu estamos aguardando , mas mesmo com esta experiência toda dele , É DIFÍCIL DE ACEITAR QUE COM OS APARELHOS SÓ TIVESSE CONDENADO PEÇAS DE ALIMENTAÇÃO , se o problema esta no DISPARAR A ACELERAÇÃO E SAÍR FUMAÇA BRANCA PELO ESCAPAMENTO , qualquer mecanico sabe que fumaça branca é sinal de óleo lubrificante saindo pelo escape e O CARRO ACELERAR SOZINHO É PASSAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE PELO EIXO DA TURBINA .

    Mas vamos aguardar amanhecer , vc levar lá de novo e nos dar notícias , ESPERO QUE BOAS , mas infelizmente meu presentimento é que vc vai levar uma ferrada$$$$$$$$$$$ , turbina nova ou ter que fazer o motor .

    Tb já ví em vários carros díesel HILUX e TRITON o COLETOR DE ADMISSÃO LOTADO DE UMA LAMA/PÓ PRETO que é problema na famigerada VÁLVULA EGR , o COLETOR DE ADMISSÃO fica com uma camada de 01 cm de espessura desta lama que na realidade é a volta dos gases de escape que retorna para serem REQUEIMADOS isto ocorre atraves desta VÁLVULA EGR que é uma NORMATIZAÇÃO DO GOVERNO PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES TÓXICOS NA ATMOSFERA , esta exigência é para todos os fabricantes e nós NOS FERRAMOS por causa disto . Entope tudo alí no coletor de admissão e faz o carro dar estes problemas intermitentes e de difícil diagnóstico .

    Estou na torcida para que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$ .

  • #7
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ERICK

    Valeu estamos aguardando , mas mesmo com esta experiência toda dele , É DIFÍCIL DE ACEITAR QUE COM OS APARELHOS SÓ TIVESSE CONDENADO PEÇAS DE ALIMENTAÇÃO , se o problema esta no DISPARAR A ACELERAÇÃO E SAÍR FUMAÇA BRANCA PELO ESCAPAMENTO , qualquer mecanico sabe que fumaça branca é sinal de óleo lubrificante saindo pelo escape e O CARRO ACELERAR SOZINHO É PASSAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE PELO EIXO DA TURBINA .

    Mas vamos aguardar amanhecer , vc levar lá de novo e nos dar notícias , ESPERO QUE BOAS , mas infelizmente meu presentimento é que vc vai levar uma ferrada$$$$$$$$$$$ , turbina nova ou ter que fazer o motor .

    Tb já ví em vários carros díesel HILUX e TRITON o COLETOR DE ADMISSÃO LOTADO DE UMA LAMA/PÓ PRETO que é problema na famigerada VÁLVULA EGR , o COLETOR DE ADMISSÃO fica com uma camada de 01 cm de espessura desta lama que na realidade é a volta dos gases de escape que retorna para serem REQUEIMADOS isto ocorre atraves desta VÁLVULA EGR que é uma NORMATIZAÇÃO DO GOVERNO PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES TÓXICOS NA ATMOSFERA , esta exigência é para todos os fabricantes e nós NOS FERRAMOS por causa disto . Entope tudo alí no coletor de admissão e faz o carro dar estes problemas intermitentes e de difícil diagnóstico .

    Estou na torcida para que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$ .
    Será que dá pra isolar a EGR no D4D? Pelo que vi, o tubo nao é de dificil acesso, tem algumas coisas na frente mas dá pra mexer.

    Nos motores diesel [ edição ]

    Ao alimentar o gás de escape oxigénio inferior na entrada, diesel EGR sistemas de baixa temperatura de combustão, a redução das emissões de NOX. Isso faz com que a combustão menos eficientes, comprometendo a economia e poder. O sistema de entrada normalmente "seca" de um motor diesel é agora sujeita a incrustação da fuligem, o combustível não queimado e óleo nas EGR sangramento, que tem pouco efeito sobre o fluxo de ar, no entanto, quando combinado com o vapor de petróleo a partir de um sistema de PCV, podem causar a formação de alcatrão pegajoso no coletor de admissão e válvulas. Ele também pode causar problemas com componentes tais como abas de redemoinho , quando montadas. Diesel EGR também aumenta a produção de fuligem, embora este foi mascarada em os EUA pela introdução simultânea de filtros de partículas diesel . [6] sistemas EGR também pode adicionar contaminantes abrasivos e aumentar a acidez do óleo do motor, que por sua vez pode reduzir a longevidade do motor. [7]
    Embora os fabricantes de motores têm se recusado a liberar detalhes sobre o efeito da EGR em economia de combustível, os regulamentos da EPA de 2002, que levou à introdução de EGR refrigerado foram associados com uma queda de 3% na eficiência do motor, contrariando uma tendência de 0,5% ao aumento do ano
    4X4 Brasil
    SW4 - 2011 Prata

  • #8
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    59
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    Caro Jorge,

    A primeira modificação que os colegas dos forum EUA sobre 4Runner e Tacoma normalmente fazem nos carro é exatamente a de tirar o sistema EGR para melhorar gasto de combustível e potencia.
    Sendo que por lá a legislação é bem rígida, deve ser uma intervenção rápida e reversível no ato da vistoria...
    Mas nos EUA todas essas maquinas têm motores a gasolina.
    Não sei se isso é tão simples nos motores diesel e se isso não interfere no mapeamento do motor devendo colocar alguma solução para "simular" os sensores envolvidos...
    Grande abraço
    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    JORGE.DUARTE

    Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .

  • #10
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    JORGE.DUARTE

    Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .
    Guilherme,
    Pesquisei em alguns fóruns lá de fora e todos afirmam que não podemos "desligar" o sistema EGR e sim engana-lo obstruindo o vácuo após a válvula ou solenoide, assim o sistema nunca abriria deixando os gases da descarga passar para alimentação. Alguns afirmam que se tem um ganho de potencia com menor consumo, tendo em vista que só admite se ar frio. Caso a pensar

    Anexo 417284
    SW4 - 2011 Prata

  • #11
    Usuário Avatar de Erick Quedevez
    Entrada
    11/12/2011
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Amigos,
    Nenhum diagnóstico ainda, mas o mecânico disse que a turbina está Ok.
    Amanhã posto novidades.
    Erick Quedevez

    Hilux 2007 - 3.0 D-4D - SRV 4x4

  • #12
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    JORGE.DUARTE

    Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .
    Complementando a discussão sobre a EGR, li em um fórum da Austrália, que o problema da EGR, são os vapores de óleo que vem o suspiro do motor e se misturam com os gases da descarga e passam pela EGR, encontrei um produto que resolve o problema.

    Chip Tuning ProVent Style HP200 Oil Catch Can | Chip It Australia

    Tem esse para vender no EBAY

    Universal 10mm D1 Turbo Engine Oil Catch Tank Can Reservoir Performance Black | eBay


    Abs
    4X4 Brasil
    SW4 - 2011 Prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. L200 Disparando O Motor A 5000rpm
      Por eduardo de paula no fórum Mitsubishi
      Respostas: 95
      Última resposta: 25/08/2021, 16:58
    2. Motor diesel disparando
      Por Raposo no fórum Ford
      Respostas: 35
      Última resposta: 20/05/2014, 18:10
    3. Disparando o motor da l200
      Por danielgleizer no fórum Mitsubishi
      Respostas: 30
      Última resposta: 01/10/2008, 09:35
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 01/07/2004, 03:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade