x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/05/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Socorro. Meu freio não funcionou!!




    Já tive vários jipes de marcas diferentes. Atualmente tenho uma Hilux cabine dupla automática gasolina 2012. Desde os primeiros usos em estrada de terra, acontecia de o freio funcionar normalmente, em determinado momento fazer um barulho de ferragem estranho e depois voltar a funcionar normal novamente. Isso nunca aconteceu em asfalto. Foram feitas todas as revisões em concessionária autorizada e nunca foi encontrado qualquer problema maior no freio, apesar das minhas reclamações. Fui levando assim mesmo, inconformada com o fato ( afinal, Toyota é Toyota ), que acontecia apenas em estrada de terra e quase sempre numa única freiada por dia ( a estrada que ando tem apenas 8 kms ). Acabando as revisões, o carro foi visto umas 10 vezes por mecânico de toda a confiança, que trocava tudo que ele achasse necessário e que nunca conseguiu achar um indicativo do que geraria tal barulho. Nesse domingo estava descendo numa estradinha de terra a uns 40km/h e ao freiar o freio fez o tal barulho e simplesmente não funcionou nada!!!! Apavorada, tirei o pé do freio e freiei novamente e nada. Daí puxei o freio de mão e o carro parou a alguns centímetros de uma casa. Pensei que fosse morrer. Depois disso, voltou a funcionar normalmente e rodei uns 100 kms. Não sei o que fazer, pois o problema já foi avaliado nas diversas revisões e nada. Alguém poderia me ajudar, pois estou perdida e com medo de dirigir o carro e também não posso vendê-lo com um problema desses. Obrigada

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    "Barulho de ferragem" como tu te referiu é comum quando o ABS está atuando. Essas falhas ocorreram em tereno escorregadio, tipo lama?
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/05/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    "Barulho de ferragem" como tu te referiu é comum quando o ABS está atuando. Essas falhas ocorreram em tereno escorregadio, tipo lama?
    É um barulho bem diferente do usual e acontece quando estou em terreno de terra, mas não necessariamente lama. E o pior é que acontece depois de eu já ter usado o freio e ter funcionado normal e, após o tal barulho ( como se estivesse raspando ferro com ferro ), o freio volta a funcionar normalmente.
    Fui jipeira por muito tempo, mas não tenho mais contato com o pessoal aqui do Rio, que talvez pudesse andar comigo no carro, para sentir o problema.
    O pior é q a minha Hilux está tipo nova, apesar dos 70.000 km rodados. É super bem cuidada. Qualquer sugestão é bem-vinda.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/02/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Examina os discos de freio... pelos sintomas descritos pode ser que os discos estejam empenados. Se for isto, a substituição por discos novos originais ou da marca Fremax deve resolver.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,081
    Agradecimentos: 80
    Tem certeza que não é o ABS acionando? É muito normal ocorrer um ruído em pisos escorregadios, onde a roda escorrega ao pisar seco no freio. Tente fazer isso com um piso molhado, com segurança, por favor !!!
    Tipo chegando numa lombada, pise com tudo no freio e veja se é o mesmo ruído que percebe na terra. Tem que ter velocidade e pisar com força no freio, para fazer o carro escorregar um pouco. Faça com cuidado. Não precisa exagerar na velocidade.

    A recente falta de freio pode ter tido outra razão sem conexão com o ruído.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    24/05/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Já passei por 2 mecânicos e as pastilhas estão novas e o disco tb. Já tinha lido sobre disco de freio empenado, mas não é esse o caso. O carro é super bem cuidado. Revisão a cada 10.000 kms e tudo que é necessário é trocado. O barulho só acontece depois de estar andando em terreno de terra, geralmente em freiada um pouquinho mais brusca. E, neste caso, o freio não funciona 100%. Depois do carro lavado, volta a funcionar novamente. Tem alguma relação com terra ou lama. Já tive Toyota, Pajero, Land Rover, Ranger e ando há mais de 20 anos em estrada de terra e desconhecia esse tipo de problema. Quanto ao teste da lombada, sem ter lavado o carro e em asfalto, o mesmo barulho aconteceu. Já sei que se fôr levar na Toyota, eles vão trocar tudo que tiver relação com freio e vão cobrar muuuuito caro. O pior é que esse problema existia quando o carro ainda estava na garantia e fazia as revisões na concessionária e eu reclamava do barulho e eles não faziam nada e eu achava que não era importante...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    23/06/2013
    Local
    sao bernardo do campo/SP
    Posts
    187
    Agradecimentos: 4
    Boa noite.
    Isso tem cara de alguma obstrucao nos flexiveis ou na tubulacao de freio (amassado ou entupido) ou ate mesmo no abs.
    A primeira coisa que faria seria desligar o abs tirando o fusivel do abs.
    Ai eu testaria o carro nas condicoes que vc descreveu.
    Outra coisa seria algum lugar deva estar recebendo mais pressao do que a outra, no caso acho que o sistema funciona em X. por ex roda dianteira esquerda com a roda traseira direita e dianteira direita com a roda traseira esquerda.
    Outra coisa seria de algum material no meio da pinca ou pastilha (pedra, ou algum metal) pode estar presa impedindo o funcionamento correto do freio.
    Ja aconteceu comigo desses pesos de balanceamento cair justamente entre o disco de freio e a pinca. e fazer um barulho de ferro com ferro.
    Toyota Land Cruiser 80 GX 1HD-T 1991 Branquela.
    Toyota Land Cruiser Prado 2008 Long Range.
    Toyota Corolla 2007 Xei Auto.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    24/05/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigada pela ajuda de todos. A idéia de tirar o fusível do abs foi super interessante, pois desta forma dá para concluir se é o abs ou não ( é isso mesmo? ). Se alguém conhecer um mec˜ânico experiente no RJ, gostaria de ter o contato. Mais uma vez super obrigada.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    114
    Agradecimentos: 5
    "Apavorada, tirei o pé do freio e freiei novamente e nada."
    Isso é sintoma típico de fluído de freio vencido e com excesso de umidade. Os fabricantes em geral recomendam a substituição a cada 2 anos, mas se você abrir a tampa do reservatório e o fluído estiver "escuro" e bem aquoso é hora da manutenção.

    Sugestão: faça a sangria do sistema! Use fluído de freio DOT 5.1 e gaste uns 2 litros no processo de sangria, limpando todo o sistema e eliminando por completo o fluído antigo. Dica: acompanhe pessoalmente a execução do serviço e caso utilizem algum funil para completar o reservatório do fluído de freio exija que o mesmo esteja completamente limpo para que não haja contaminação do novo fluído.
    fnandosp@SW4.(N180).97/98


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Servo Freio da Band.
      Por rafaelgdl no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/05/2019, 11:13
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 17/12/2013, 21:12
    3. Cilindro Mestre de Freio Sportage ..SOCORRO!!
      Por Ana Rita no fórum Kia Sportage
      Respostas: 8
      Última resposta: 21/03/2012, 13:59
    4. LSD não funcionou
      Por Luiz1903 no fórum Toyota
      Respostas: 35
      Última resposta: 03/12/2009, 22:36
    5. Freio a disco => Socorro Tuna
      Por Treme Terra no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/06/2007, 13:22

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade