boa noite , acabo de entrar neste forum , estou achando interessante , tenho um hilux 1994 4 cc gasolina motor 22RE , estou com um certo problema , quando estou com a marcha lenta + - a 1100 rpm e piso no freio a rotação do motor cai e eleva novamente para os 1100 rpm ou seja ela fica subindo e descendo sem parar ou morrer e quando faço esse procedimento com a tração ligada não ocorre , detalhe somente com o motor quente , quando fria não acontece , por favor me ajudem neste caso , um forte abraço do Blanco ~~~~~~
Oi Luis, bemvindo ao forum, quase certeza de que o teu problema e com o sistema de hidrovacuo, pode ate ser uma mangueira furada.
Caso seja necessaria a substituicao do mesmo nao compra recondicionado, gasta um pouco a mais e coloca original.(o teu carro merece, e agradece)
Boa sorte.
obrigado , gabriel mas ja foi vistoriado e não achado o defeito pois o mesmo so acontece com o motor quente , quando ligo a maquina pela manha não acontece , aundo faço este procedimento engato a tração ela corrige o problema , mas agradeço a sua resposta ..
Luis, uma outra coisa que esta relacionada a temperatura e aceleracao e o sensor de oxigenio ou sonda lambda, como todo o sistema esta ligado com a tua central de controle eletronico, nao sei especificar a interferenca da traccao nem do sistema de freio (ABS?), mas acho que vc. deveria testar a sonda, as veces so limpar resolve.
Sorte.
ola gabriel , a sonda lambda ja foi substituida por outra da bosch que usa 4 fios e funciona perfeitamente , estou chegando a conclusão que é ja valvula EGR pois controla a vasão de ar para motor funcionar , quando quente ela não deve estar vedando perfeitamente , vamos avaliar !!!
outra questão relacionada a tração é que no modelo da minha maquina tem o sistema ADD ou seja é uma especie de roda livre no diferencial que é acoplada com vacuo por isso o motivo de ficar acelerada quando piso no freio ou ligo o ar condicionado , vou avaliar a valvula AGR nesta semana , por hoje é so um forte abraço , tchau ~~~~~~~~
Oi de novo Luis, ja descartamos o hidrovacuo e a sonda, a valvula EGR controla a quantidade de gas de escapamento que e intoducido no teu sistema de aspiracao. Normalmente ela abre e "contamina" teu ar em baixa rotacao, quando vc. acelera ela fecha. E atuada por vacuo e tem monitoramento eletronico ligado a tua ECU, quando o freio e atuado ela recebe o sinal de abrir para ajudar na desaceleracao.
Lendo de novo teu primeiro mail, acho que a tua marcha lenta esta um pouco alta - 1100 rpm?...
Antes de trocar qualquer coisa mais , faz um teste de abaixar a lenta para 800 rpm...deveria ser a tua regulagem original, sem o a/c ligado. Regular com o motor quente.
Acontece que se a tua rpm minima estiver acima do originalmente programado na ECU, quando pisa no freio ela recebe a informacao de diminuir o combustivel, nunca abaixo do padrao minimo fixado de fabrica,(IDLE SPEED). Se a tua idle estiver pos-regulada a 1100 o sistema entende que o carro nao esta parado, vc. freia e ele, quer cortar o comb. mas tambem nao pode faze-lo, porque a lenta esta regulada a esta rpm, entao fica "corta-restitui" como sao varios sensores e atuadores que receben esta informacao, qualquer alteracao num deles pode ocasionar conflito na resposta. So faz o teste de reducir este valor de rpm.
A relacao com o ar cond. e a mesma coisa, o ajuste errado, alterado da IDLE do a/c pode causar este problema de aceleracao.
Tambem pode ser um defeito do A/C AMPLIFIER, que envia a informacao para aumentar as RPM, quando vc. liga o ar cond. Funciona com a valvula VSV = vacuum switching valve que aumenta a idle.
So faz o teste de reducir este valor de rpm, se nao der certo teria outras info para darte.
So pra nao esticar e complicar muito esta resposta.
Boa sorte e me da um retorno.
ola gabriel , o motor quando frio ele esta em torno de 1000 rpm exemplo pela manha , quando aquece cai para 800rpm. Quando piso no freio em marcha lenta nada acontece , quando piso no acelerador e aumento o giro para 1100rpm e mantenho e piso no freio ela fica oscilando de 1100 rpm para 800 rpm , mas quando nesta situação engato a tração o giro se estabiliza e ate eleva para 1500 rpm , em relação ao AC quando somente em marcha lenta ele eleva normalmente para a compensação do motor , mas quando faço o procedimento de pisa no freio e manter a rotação em 1100 rpm o giro do motor oscila mais rapidamente me retorna , um abraço ~~~~~~
Ola Luis, agora as coisas estao mais claras.
Na realidade vc. nao tem nemhum problema com a tua Electronic Central Unit... e ela que tem problemas com vc...estas deixando ela louca. Recebe ordem para freiar e acelerar AO MESMO TEMPO???...com certeza nao foi programada pra isso.
A tua central esta funcionando como deveria. Como disse antes quando o freio e atuado atraves do mesmo sinal ou voltagem que acende as luces de freio, a ECU recebe a informacao de ajudar a freiar o carro, ela corta o combustivel ate a reduccao das rpms fixadas para a marcha lenta =800. Agora bem, ...se ao mesmo tempo vc. acelera ela recebe tambem a ordem de aumentar a vazao dos injetores ate aquela velocidade =1000 rpm...entao o tempo todo ela esta = sobe -desce. Ou seja esta funcionando normal.
bom dia gabriel , a ECU esta funcionando perfeitamente ? como acontece isso porque tenho um amigo aqui em brasilia que tem o mesmo carro e na dele nao acontece e ate mostrei para ele e ate achou estranho , as vezes o rpm cai um pouco mais proximo dos 600rpm e ai o carro fica chocho e as vezes ele fica em torno de 800/900 rpm e ai responde bem ao desempenho da maquina estou para ficar louco o carro ja foi scaneado e ate a ultima acendimento da luz do CHECK foi detectado mistura , a verdade que este carro nao tinha dono antes de eu compra-lo ou seja o cidadão ne trocava o oleo ( um horrror) ,faltava negativo da bateria para o chassis , troquei a bomba de combustivel , vela , filtro de ar , mandei limpar o tanque ( encontrado um pedaço de fita isolante dentro do tanque ) embuchei o corpo de borboleta que estava com muita folga, troquei o sensor de posicionamento do corpo de borboleta e ainda tem uma falha , as vezes estou no sinal de transito em marcha lenta e ela da uma especie de cortada mas nao apaga , esta complicado mas tenho fe que irei resolver com ajude de vcs , um forte abraço ........
Novamente oi Luis, parece que ta dificil conseguir outro parecer, mais pelo fato de que teu motor, o 22re nao e muito comum por aqui.
A maioria do pessoal ou tem diesel, ou 2.7 gasolina.
O 22re e um exelente motor, e nao costuma dar problemas graves.
Tenho conhecimento dele porque um amigo no meu pais tem uma toyota com este motor e ja resolvemos alguns problemas com a ECU juntos.
Reitero que a tua ECU esta funcionando normal, principalmente no quesito "freiar e acelerar ao mesmo tempo".
A do teu amigo nao sei, muitas veces os "mecanicos", solucionam alguns problemas desligando o fio do sensor do freio da ECU, para nao ter esta "interferenca" no sistema, ou quando o proprietario quer aumentar a IDLE para ter melhor arrancada. Nao implica em nada serio, ao nao receber esta informacao o sistema(ECU) simplesmente nao acusa que vc.
piso no freio e nao corta o combustivel, uma pequena ayuda que a maioria dos vehiculos nao tem...
O 4x4, quando acionado atua como um "overraide", ou seja ignora algumas informacoes devido a que o carro vai trabalhar em um regime fora do padrao, por isso o comportamento muda.
Vc. mencionou que o carro nao tinha manutencao e teve que trocar varias pecas etc...Agora bem outra coisa que pode te dar falhas na lenta e e comum nestes motores e que se foi trocado o liquido de arrefecimento
pode ter ficado uma bolha de ar no sistema de resfriamento da entrada de combustivel (uma mangueira fina). Acontece que a temperatura do ar quente nesta bolha se eleva e tem um sensor que avisa para cortar o comb. e ocasiona esta falha na marcha lenta. E so retirar a mangueira que geralmente a bolha sai.
Fora isto se ainda tem um defeito de ajuste no cabo ou sensor do acelerador tem que ser eliminado.
A funcao da ECU e prolongar a vida util do motor atraves do monitoramento continuo do funcionamento, ou seja e uma coisinha chata,
Quase como ter 2 sogras morando em casa.
OU vc. mantem tudo perfeito ou te enche o saco sem parar.
A seguir te paso dois artigos sobre o sensor de possicao do acelerador.
Luis, no link a seguir tens um manual (em ingles)muito completo e didatico do teu motor. Muito bem explicada a parte da ECU e dos sensores e como testa-los e ajusta-los.
Demora um pouco para baixar, sao 265 paginas mas vale a pena.
Te enviei uma MP, com um desenho eletrico do motor, sensores e ECU.
Espero que ajude.
Abraco.
Gabrielpol, eu tenho uma toyota ano 92, motor sr5 6v, a gasolina, e estou tendo um problema parecido. o carro esta morrendo e nao consigo descobrir o q é. qdo está frio, tudo bem, mas, mas qdo quente, sempre q tiro o pe do freio para sair, o carro morre. vc teria uma versao desse manual para o meu motor? isso ajudaria muito. obrigado.