Pessoal, bom dia.
Acompanho o forum faz algumas semanas e achei as informações muito interessantes e as opiniões muito bem informadas. Por isso quero pedir conselho.
Pretendo fazer uma viajem em carro pela America do Sul (ou várias).
O primordial e ter um carro que não de problema, que possa ser abastecido com Diesel de qualidades diferentes (a depender do país a qualidade não é muito boa) e que em caso de quebra possam ser achadas peças e ser consertado com relativa facilidade (e custo razoável).
Depois de pesquisar bastante acho que o melhor carro para comprar e uma SW4 entre 1993 e 2001. Porem aí entram várias dúvidas e gostaria de ter a opinião de vocês:
Tem os carros japoneses com motor 3L aspirado e os Argentinos com 1KZ turbo.
A diferença de potência e bastante, porem entendo que o motor 3L é muito mais robusto e tem menos probabilidade de sobreaquecimento.
Qual vocês escolheriam para esta viajem? (sem considerar a diferença de preço)
Quais outras diferenças existem entre os carros anteriores a 95 (japonês) e posteriores (argentino). Entendo que a suspensão dianteira foi reformulada, quais outras mudanças têm?
Em termos gerais a mecânica de qual versão (considerando tudo e não apenas motor) acreditam que é mais robusta e dará menos problema?
Tem alguns motores 3L que vejo que foram turbinados com kits after Market. Qual é a opinião sobre essa alteração?
Agradeço a opinião, e inclusive se alguém tiver as fichas técnicas das duas versões com os equipamentos seriam muito uteis. Estou pesquisando na internet porem é difícil achar as versões específicas que chegaram no Brazil.