Olá,
Sou novo neste fórum, fiz o registro hoje, depois de encontrar aqui informações sobre a RAV4.
Primeiro um breve histórico dos meus últimos carros:
- Em Outubro/2006 eu comprei um Corolla XEi AT 2002/2002, com apenas 18.000 Km, na ccs CarHouse de Porto Alegre.
- Em Março/2014 troquei o Ford Ka da minha esposa por um Honda Fit EX AT 2014/2014 zero Km, com bancos de couro natural e faróis de neblina. Gostei do carro, que em relação ao Corolinha 02/02 tem alguns mimos úteis, como controle automático de velocidade, paddle-shit no volante, ar-condicionado digital. Bancos dianteiros excelentes, melhores do que os do meu Corolla 02/02. Muito verstátil o sistema dos bancos traseiros. Espaço interno melhor do que no Corolla 02/02. Carro muito ágil na cidade, com desempenho muito bom, devido ao câmbio automático de 5 marchas.
- Eu me aposentei em Janeiro/2015 e não tínhamos necessidade de dois carros em casa. Na verdade, um dos carros estava apenas "atrapalhando", ocupando espaço no pátio da casa. Resolvi então vender o carro mais antigo, o Corolla 02/02. Vendi o carro em Julho/2015, com 98.000 Km. Nos oito anos e meio que usei este corolinha, gastei apenas com as revisões de praxe, trocas de óleo e itens de consumo como pneus e bateria. Normal para um Toyota, ou melhor, normal para aquela geraçã de Corolla, que era um carro semi-nacionalizado. Sempre gostei muito deste Corolinha, que foi o nosso fiel companheiro de 12 viagens de Porto Alegre ao Uruguai, uma viagem de Porto Alegre a Foz do Iguaçu, e mais algumas outras viagens de curso médio. É um carro muito confortável para viagens longas e eu apenas sentia falta do controle automático de velocidade.
O Fit EX 2014/2014 veio com pneus 185/55R16. Como o carro tem a suspensao muito firme (como todos os Honda), coloquei pneus Yokohama 195/55R16, o que melhorou um pouco o conforto do carro. Já fizemos algumas viagens longo curso no Fit e não gostei muito. Mesmo com os pneus mais macios, o carro sofre nas nossas estradas devido a sua suspensão traseira de curto curso. Além disso, o pior defeito: o isolamento acústico deste carro é muito ruim. Mesmo com carro parado e vidros fechados, dentro do carro escuta-se bem forte o ruído do ar-condicionado e do motor, caso seja acelerado. Na estrada, acima de 100 Km/h, o ruído de rodagem penetra fundo na cabina. Nas ultrapassagens, ouve-se muito o ruido do motor dentro da cabina. Isto torna uma viagem longa um pouco estressante, pois o nível de ruído é tão alto que para escutar música decentemente, tem que "tocar o pau no volume". Em suma, não é um carro agradável para viagens longas.
Agora, estamos pensando em "fazer um agrado" a nós mesmos e trocar o Fit por um carro mais confortável para viagens. Meu primeiro pensamento foi para as SUVs, e pesquisa daqui, pesquisa dali, cheguei na RAV4. O modelo atual me interessou muito devido ao motor 2.0 e câmbio CVT 7 iguais aos do Corolla. Eu optei pela RAV4 2.0 TOP 4x2. Não tenho necessidade de 4x4 (apesar de saber que mesmo no asfalto seria interessante nas curvas) e o modelo TOP tem todos os mimos dos modelos superiores.
Agora o problema: o preço. O preço atual de tabela da RAV4 2.0 TOP, posto SP é de R$ 137.500. Em Porto Alegre, imagino que o preço aumente pelo menos em R$ 5 mil. Por outro lado, a concessionária CarHouse de Porto Alegre tem à venda uma RAV4 2014 2.0 4x4 por R$ 135.800: http://www.carhousetoyota.com.br/seminovo/jch5040. No anúncio diz que o carro tem 3.235 Km. Se for verdadeiro, é muito bom, mas chama a atenção Km tão baixa num carro 2014.
Temos recursos para trocar o Honda FIT EX 2014/2014 por uma RAV4, o que seria um negócio de dar o Fit e mais uns R$ 90-100 mil (contando emplacamento e IPVA), nem seria preciso financiamento. A questão é saber se vale a pena este "mimo extremo" que nós nos daríamos. Como a RAV4 é japonesa, suponho que os preços das peças seja caro. Claro que sei que isto num Toyota não conta muito, pois são carros que raramente dão problema. A minha experiência com o Corolinha 02/02 foi muito positiva.
Ainda em relação ao preço, se eu não for numa RAV4, vou optar por um Corolla 2014/2014 XEi ou Altis. A geração atual do Corolla não me agrada nem um pouco, ficou um carro grande demais. O Corolla tem a vantagem de ser nacional, supostamente com peças mais baratas e obviamente com seguro e IPVA bem mais baratos.
Uma preocupação que tenho em relação aos SUVs em geral é que como são carros mais "portentosos", são carros mais visados para roubo.
Então fica a pergunta: vale a pena pagar numa RAV4 2015 o preço de dois Corollas 2014? Claro que são carros de propostas diferentes, mas na verdade eu não faço questão de SUV, o que eu procuro é conforto, silêncio a bordo, espaço interno e porta-malas.
Abraços,