x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    553
    Agradecimentos: 0

    Question Válvula Termoelétrica




    Meu carro andou esquentando além da conta até parar ele e descobri que o radiador estava 40% entupido.

    Na hora da montagem o mecânico retirou a válvula termoelétrica alegando que ela ajudava a esquentar mais a temperatura do carro e que como não temos frios para a sua real utilidade ela poderia ser retirada.

    Procede?

    O carro está sem a válvula mais ela está aqui em casa guardada e limpa.

    Posso fazer trilhas, passar por riachos, lama, poeria, enfim ...

    Vcs acham que corro algum risco em rodar sem ela?

    Abraços

    Marcelo Taz
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Válvula termoelétrica ou termostática? De todo jeito, dá meio na mesma. A função dela é "desligar" o radiador antes que o motor atinja uma temperatura X. É fundamental para o bom funcionamento do motor. Essa história de que motor tem de funcionar friozinho é fria
    Ele tem é que trabalhar na temperatura adequada...

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Marcelo, estou deduzindo que seja a termostática. Nunca tive SW4 , mas posso tentar falar por experiência com mercedes e Cummins: Os anéis e cilindros são projetados para trabalhar numa determinada temperatura. Quando trabalham abaixo desta , o desgaste é acelerado.
    Mas, quem vai poder dizer legal são os proprietários de modelos similares .

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    553
    Agradecimentos: 0
    Cavalcante e João, provavelmente eu troquei o nome da válvula.

    Segundo o mecânico, ele mexe com mais 2 sw4 a bastante tempo, e disse que retirou das duas e até agora nada aconteceu, mais como eu não acredito em apenas um mecânico escrevi aqui para ter mais opinião, já que eu não entendo ainda de motor diesel.

    Mais estou com ela aqui e levarei nele para a colocação - mais agora eu terei como argumentar com ele, sobre o desgaste acelerado, controle de temperatura e mais algumas dicas que possam aparecer.

    Obrigado
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #5
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Todo mecânico de região quente é puto com essa valvula!

    Eu acho que os caras que projetam estes veiculos não iam perder tempo e dinheiro colocando o que não serve para este ou aquele clima no veiculo...

    Agora, eu tinha um Marea que melhorou muito depois que retiraram a tal valvula...

  • #6
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Tem que ver é se a valvula tá funcionando, a minha SW4 ainda tem a dela e sem problemasmas, como você disse que a sua estava com 40% do radiador entupido, será que a tua valvula também não está ruim???

    Ela tem um sistema de molas, se não me engano, é termo-mecânica...

    Como fazer para saber se está funcionamdo bem ou se está prendendo demais o fluxo, isso é, retandando a circulação do liquido e aí sim prejudicando o motor?????

  • #7
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    p.s: estamos ON LINE

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    553
    Agradecimentos: 0
    É Jeff, a única coisa que percebi depois da retirada é que o ponteiro não chega mais no meio, e agora não sei o que fazer.

    Na quinta estou indo para BH me juntar com uma turma para fazer umas trilhas, acho que irei sem a válvula mais levarei ela no porta luva, sei lá .
    `
    E como vou saber se ela é que realmente causou o problema do entupimento no radiador? Dúvidas

    Mais como o Joaõ disse, me preocupo com o maior desgaste do motor.

    Ou eu coloco ela de novo e vejo como está o aquecimento?
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #9
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Nao ande sem a valvula termostatica. Voce so tem a perder.

    Para testa-la: coloque-a dentro de um vasilhame com agua, para aquecer. Observe que ela vai abrindo a medida que a agua vai esquentando. Se nao abrir ou nao abrir toda, esta ruim. Troque-a.

    Sem ela, o carro demora ou nao chega na temperatura normal de funcionamento. Trabalhando mais frio do que deve, o desgaste e muito maior.

  • #10
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Tem que ver é se a valvula tá funcionando, a minha SW4 ainda tem a dela e sem problemasmas, como você disse que a sua estava com 40% do radiador entupido, será que a tua valvula também não está ruim???

    Ela tem um sistema de molas, se não me engano, é termo-mecânica...

    Como fazer para saber se está funcionamdo bem ou se está prendendo demais o fluxo, isso é, retandando a circulação do liquido e aí sim prejudicando o motor?????
    Depende da temperatura de trabalho do seu motor, mas suponha que a temperatura ideal seja de 95 °C, por exemplo.

    A válvula termostática é uma espécie de "torneira misturadora" com 2 entradas e uma saída. Uma entrada vem do radiador (água fria) e outra da saída do circuito de arrefecimento do motor (água quente). A saída vai para a entrada do circuito de arrefecimento do motor. Antes que a água atinja uma temperatura X a válvula está fechada, recirculando a água quente do motor. A medida que a temperatura sobe ela vai abrindo, permitindo a entrada de água fria vinda do radiador, equilibrando a temperatura.
    Sem a válvula, o carro trabalha sempre com água fria direto, numa temperatura abaixo da ideal de operação, piorando a combustão, aumentando as emissões de poluentes e o desgaste dos componentes. Tanto faz ciclo diesel ou otto, os danos são mais ou menos os mesmos.
    Se a válvula travar, não entra água fria quando necessário e aí vc tem sobre-aquecimento.

    Pra testar é só colocar a válvula dentro de uma panela com água e colocar a panela em banho maria, acompanhando o crescimento de temperatura com um termômetro e agitando devagar e constantemente a água pro calor se espalhar por igual. Em geral ela vai abrir antes de 90 ~95ºC. Dificilmente acima de 100 °C. Mas vai variar de motor pra motor. Se o ponto de abertura for acima de 100°C fica mais difícil de testar, porque no banho maria a água não aquece acima de 100°C, então tem de ser calor direto. Só que tem de colocar algum aditivo (pode ser fluido de radiador mesmo) pra retardar o ponto de ebulição da água pra que ela não ferva.

  • #11
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    Nao ande sem a valvula termostatica. Voce so tem a perder.

    Para testa-la: coloque-a dentro de um vasilhame com agua, para aquecer. Observe que ela vai abrindo a medida que a agua vai esquentando. Se nao abrir ou nao abrir toda, esta ruim. Troque-a.

    Sem ela, o carro demora ou nao chega na temperatura normal de funcionamento. Trabalhando mais frio do que deve, o desgaste e muito maior.
    Foi mal, não li, podia ter me poupado umas tecladas...

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Boas dicas estas!

    Este é o lado bom desta comunidade.

    Abraços a todos>

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade