Postado originalmente por
EduardoSW
Prezados,
Como sempre, e depois de algum tempo sem postar.... aqui estou escrevendo mais do que o "homem da cobra".......risos!
Aproveitando o tópico do amigo "humbertofneto", uma vez que tive um problema de "Perda de Força" em função da desprogramação deste Módulo de Controle/Acionamento da Turbina da minha SW4 2006....
Como estou prestes a fazer uma viagem um pouco mais longa, saindo amanha à noite de Brasília rumo à Corumbá-MS, pra uma pescaria no Pantanal.......FÉRIAS QUE MARAVILHA...... levei o carro para àquela verificação de segurança.....óleos, filtros, mangueiras, suspensão, sistema de arrefecimento, sistema de freio, bateria, e mais cuidados, cuidados, cuidados.....
Aproveitei pra finalmente instalar o ENGINE GUARDIAN, em 16/02/2016, que fora adquirido em junho/2015 e que não havia instalado ainda por completa falta de vergonha na cara (kkkkkk, lembrando inclusive os puxões de orelha que o Doutor de vez em quando dá na galera por aqui.....Salve Grande Guilherme!!!, Quando vamos repetir novamente àquela cachaça....?), para monitorar a temperatura do bloco! Agora bem mais tranquilo também neste sentido.....já havia instalado o mesmo sistema na minha antiga FOFYTA - SW4 2002.
Verificando a condição da bateria decidi por substituí-la, no dia 13/02/2016, uma vez que não tinha o registro da instalação da bateria antiga na viatura, e preferi optar por instalar uma Bateria Heliar. Ocorre que, quando o eletricista foi fazer a substituição da bateria ele pediu pra eu deixar o motor em funcionamento.....Atendi, pois na minha SW4 2002 quando troquei o procedimento foi idêntico.....
Ocorre que na semana passada, depois de 2 dias após a instalação do Sensor de Temperatura no Bloco do Motor, percebi que o desempenho da VIATURA estava ruim....."SEM POTÊNCIA, depois de aprox. 1500 RPM".... Achei que como na instalação do ENGINE GUARDIAN, e eletricista precisou fazer ligações na parte elétrica do carro, pensei que pudesse ter afetado alguma coisa na parte eletrônica.....
Todavia, ao levar o carro em uma oficina aqui no DF, os técnicos disseram que, não devemos em hipótese alguma substituir as baterias das viaturas com o motor em funcionamento, sob pena de problemas na parte eletrônica, mesmo que isto implique em eventuais desprogramações de Kit multimídia ou som...... Segundo eles informaram, com o motor em funcionamento ao desconectar a bateria, o alternador perde a referência de tensão (12Volts) e oscila bruscamente a sua tensão de saída, podendo ocasionar problemas com módulos e centrais eletrônicas destas VIATURAS.
Assim, pergunto se alguém já vivenciou problema parecido, e se a recomendação procede, pois não ocorreu a queima de nenhum componente, mas somente a necessidade de reprogramação do módulo de controle da turbina, creio que seja o DRIVER TURBO MOTOR - Part Number Toyota 89878-71010.
Abraços à todos e desde já agradeço as considerações dos mais conhecedores aqui....