x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0

    Caixa de Direção - SW4 2.8




    Prezados,

    com problemas de folga na direção há mais de um ano, resolvi investigar mais e acabar com o problema de vez.
    Já que troquei algumas peças da suspensão pensando que ia resolver o problema e não deu certo, como pivô, braço pitman, braço auxiliar, além da maioria das buchas. Cheguei a fazer até um desempeno de chassi, que, até hoje, não sei se realmente era necessário ou até mesmo se foi realmente feito. Pois o carro continua puxando e com folga na direção.

    Dessa vez, o mecânico apontou que existe uma folga enorme na caixa de direção.

    O que vocês recomendam neste caso? Tem que trocar a caixa? O reparo funciona bem?
    Embuchamento?
    Conhecem marcas boas ou só recomendam original?
    Nova com o Anderson está R$ 3900. Na concessionária, o dobro disso.

    E agora?
    Alguém já passou por isso?
    SW4 2.8D 93

  • #2
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Voce já tentou tirar a folga ajustando o parafuso que tem por cima dela? Ajuda bastante!
    Alguma folga sempre vai ter...coisa de uns 5cm, mas se a geometria estiver legal, não atrapalha em nada.
    Fazer alinhamento e balanceamento nesse carro não é pra qualquer bundão que só sabe colocar os numeros nas máquinas, o cara tem que saber o que tá fazendo!
    Eu estava com o carro puxando pra esquerda a um tempo aí atrás...fui em 5 lojas de alinhamento, nenhum resolveu problema, teve uma que me mandou desempenar o chassi!!!
    Achei um mecânico que também faz alinhamento...o cara resolveu!! Mas disse que a dificuldade era por que tinha folga no pivô, essa folga fazia a direção trabalhar com o carro em movimento e causava a puxada na direção. Com o carro na prancha, imóvel não dá pra saber que isso iria acontecer!
    Como eu disse o cara tem que saber o que faz!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #3
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Caro amigo sandro_ventania,

    estou com esse problema há quase dois anos, desde que comprei o carro.
    Aos poucos, fui mexendo nele e o problema foi diminuindo. Já troquei as peças da suspensão que estavam com folga. Quando troquei um pivô inferior deu maior diferença positiva.
    Mas a danada da direção continuou puxando, além de apresentar uma folga gigantesca. Fica horrível manter o carro em linha reta.

    Já alinhei o carro em diversos lugares, inclusive em uma concessionária Toyota, onde colocaram o carro na prancha, alinharam sem nem conferir os itens da suspensão. Havia componentes com folga. Resultado: alinhamento perdido.

    Cheguei a fazer o tal desempeno do chassi, acreditando ser o que faltava. Gastei foi dinheiro. E vou te falar. Não sei nem se foi feito o serviço. Como vou saber se desempenaram o chassi de um carro???? Vou medir na régua?? rsrs Dureza, mas prefiro deixar isso de lado, pra não me aborrecer mais.

    Desta vez, outro mecânico andou bastante no carro e depois o analisou parado. Disse que a caixa de direção não estava com folga, estava de férias já. rs

    Ouvi falar sobre este parafuso e a regulagem.
    Olhei para a caixa e só vi um parafuso na parte de cima, no centro, com abertura para chave de fenda. Seria este? Como regulo? Tentei apertá-lo mais e não consegui. Já tá no final.

    Seria isso??


    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Voce já tentou tirar a folga ajustando o parafuso que tem por cima dela? Ajuda bastante!
    Alguma folga sempre vai ter...coisa de uns 5cm, mas se a geometria estiver legal, não atrapalha em nada.
    Fazer alinhamento e balanceamento nesse carro não é pra qualquer bundão que só sabe colocar os numeros nas máquinas, o cara tem que saber o que tá fazendo!
    Eu estava com o carro puxando pra esquerda a um tempo aí atrás...fui em 5 lojas de alinhamento, nenhum resolveu problema, teve uma que me mandou desempenar o chassi!!!
    Achei um mecânico que também faz alinhamento...o cara resolveu!! Mas disse que a dificuldade era por que tinha folga no pivô, essa folga fazia a direção trabalhar com o carro em movimento e causava a puxada na direção. Com o carro na prancha, imóvel não dá pra saber que isso iria acontecer!
    Como eu disse o cara tem que saber o que faz!
    SW4 2.8D 93

  • #4
    Usuário Avatar de Elias_qf
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    40
    Posts
    594
    Agradecimentos: 5
    é esse parafuso mesmo ele tem uma porca, para que o parafuso não desaperte... solte a porca e aperte um pouco e vai testando se apertar muito numa curva quando soltar o volante o volante não volta...

    o sr. ja fez rodizio dos pneus? existe casos que o pneu deforma por vários motivos bolha cambagem caster amortecedor etc e o pneu acaba puxando o carro para o lado... dai o pode se achar que é suspensão e é pneu...

  • #5
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Obrigado, elias_qf.

    Vou tentar mexer nessa regulagem. Não sei se entendi muito bem como fazer, pois o parafuso está apertado ao máximo. Vou mexer nessa porca. Mas eu preciso andar com o carro pra testar ou apenas sentindo a folga no volante com o carro parado deve ser suficiente pra sentir diferença com a regulagem?

    Já fiz rodízio de pneus várias vezes. Já até me perdi. Melhorou bastante na última vez que fiz o rodízio pois o carro puxava muito para a direita e passou a andar mais reto depois disso.

    Mas o que continua incomodando de verdade é a folga, que está além do padrão. Tenho que virar o volante uns 30 graus aproximadamente pra virar a roda, o que atrapalha demais principalmente pra manter o carro em linha reta.



    Citação Postado originalmente por Elias_qf Ver Post
    é esse parafuso mesmo ele tem uma porca, para que o parafuso não desaperte... solte a porca e aperte um pouco e vai testando se apertar muito numa curva quando soltar o volante o volante não volta...

    o sr. ja fez rodizio dos pneus? existe casos que o pneu deforma por vários motivos bolha cambagem caster amortecedor etc e o pneu acaba puxando o carro para o lado... dai o pode se achar que é suspensão e é pneu...
    SW4 2.8D 93

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    nnnn/AC
    Posts
    356
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Obrigado, elias_qf. Vou tentar mexer nessa regulagem. Não sei se entendi muito bem como fazer, pois o parafuso está apertado ao máximo. Vou mexer nessa porca. Mas eu preciso andar com o carro pra testar ou apenas sentindo a folga no volante com o carro parado deve ser suficiente pra sentir diferença com a regulagem? Já fiz rodízio de pneus várias vezes. Já até me perdi. Melhorou bastante na última vez que fiz o rodízio pois o carro puxava muito para a direita e passou a andar mais reto depois disso. Mas o que continua incomodando de verdade é a folga, que está além do padrão. Tenho que virar o volante uns 30 graus aproximadamente pra virar a roda, o que atrapalha demais principalmente pra manter o carro em linha reta.
    Dê uma olhada na coluna de direção, também costuma dar folga.

  • #7
    Usuário Avatar de Elias_qf
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    40
    Posts
    594
    Agradecimentos: 5
    vc solta a porca e aperta o parafuso depois aperta a porca, ja da para ver se tirou a folga do volante com ela parada, porem se apertar muito o volante nao volta sozinho se solta-lo numa curva se acontecer isso vc solta um pouco o parafuso e reaperta a porca

    se apertar o parafuso ou se ele ja estiver no limite, ai apenas outra caixa... sera dificil achar as peças para recondiciona-la
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Jipinho, o Elias já explicou direito...a porca é apenas para a regulagem não sair da posição...é como se fosse uma contra-porca. Afrouxe ela e com o carro ligado vá apertando e testando...aperte devargar, 1/4 de volta por vez. Depois teste na rua para ver se o volante não ficou preso, sem querer voltar sozinho depois da curva.
    Se voce já trocou todas as peças da direção...antes de fazer novo alinhamento troque os pneus da traseira pela dianteira, os pneus da traseira desgastam com maior regularizade.
    Se voce quiser, eu passo o nome e como chegar na mecânica que acertou meu carro...só tirar um dia e vir dar um passeio por Rio das Ostras.
    Estamos as ordens!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #9
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Valeu, rapaziada!!
    Hoje, mexi na tal regulagem da caixa, conforme orientaram. Senti de cara que melhorou 90%!
    Como tava bastante folgado, girei o parafuso pouco mais de uma volta! kkk E ainda senti que podia ter apertado mais um pouco até. Ficou uma folga mínima agora. Mas já sei que é realmente ali e como fazer.

    E o melhor: economizei alguns milhares que precisaria pra comprar a caixa nova!

    Valeu mesmo!!

    Quanto ao rodízio, fiz duas vezes recentemente. Na primeira vez, o carro continuou puxando. Na segunda, inverti a posição e melhorou.
    Pior que nem lembro mais como fiz da última vez. Acho que foi trocando em linha mesmo, os traseiros pelos dianteiros.
    SW4 2.8D 93

  • #10
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    É isso aí!
    Zero folga nunca vai ter, mas a folga que fica não prejudica a direção.
    Agora eu levanto uma questão...se eu, que sou um zé ruela, apenas usuário, nunca trabalhei com mecânica na vida...sei onde tirar a folga. Por que os vários mecanicos que voce foi não sabiam? Condenaram sua caixa, mandaram trocar!
    Tá muito ruim de profissional...por isso eu mesmo procuro aprender e resolver os problemas do meu carro.
    Perdi a visita do amigo...mas foi por uma boa causa...
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #11
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Verdade!
    Não tá dando pra confiar cegamente nos mecânicos hoje em dia. Não que seja má fé de todos, mas é que um erro deles dói no nosso bolso. Então, é bom conferir bem antes de acreditar num diagnóstico.
    Mas o bom é que nosso conhecimento só aumenta com isso.

    Meu carro foi alinhado até na Toyota e não me falaram nada sobre isso. Fiz alinhamento de chassi, cambagem, etc...

    Em tempo, minha bieleta estourou essa semana. Passaram voado no quebra-molas, deve ter sido isso.
    Vi no outro tópico sobre as bieletas da Cofap, que não foram aprovadas pela turma. Por enquanto, só as originais tão valendo mesmo, né? Tem que trocar os dois lados? Acho que a que está no carro é paralela. Parece que não foi trocada muito antes de eu pegar o carro.

    Qualquer hora vou aparece pela sua região! De repente no festival de jazz.

    Obrigado mais uma vez!

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    É isso aí!
    Zero folga nunca vai ter, mas a folga que fica não prejudica a direção.
    Agora eu levanto uma questão...se eu, que sou um zé ruela, apenas usuário, nunca trabalhei com mecânica na vida...sei onde tirar a folga. Por que os vários mecanicos que voce foi não sabiam? Condenaram sua caixa, mandaram trocar!
    Tá muito ruim de profissional...por isso eu mesmo procuro aprender e resolver os problemas do meu carro.
    Perdi a visita do amigo...mas foi por uma boa causa...
    SW4 2.8D 93

  • #12
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    As minhas bieletas eu só troquei as borrachas...a sua quebrou o ferro mesmo?
    Olha para o off-road essas cofaps talvez não aguentem, mas para uso normal deve aguentar sim.
    Quando instalar, não arroche as borrachas, assim que a porca encostar pare. O pessoal costuma arrochar, aí a borracha fica estrangulada e perde espaço para se movimentar e absorver impactos.
    E quebra molas só estoura bieletas se ele for atravessado na diagonal, voce pode atravessar a 100km/h que não acontece nada com elas...aliás atravessar quebra molas na diagonal estoura, bieleta, empena o chassis, desalinha portas, etc...quebra molas deve ser atacado de frente e em baixa velocidade.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Caixa de Direção Hidraulica + Coluna de Direção S10
      Por Ramiro - Bin Lôco no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 29/08/2013, 09:03
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 11/11/2012, 20:33
    3. Caixa de direção, Mecanismo pedais no assoalho e Kit amortecedor de direção
      Por Ulisses N. Ribeiro no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/01/2009, 16:45
    4. Caixa direção da Saveiro 2005 + Caixa e Coluna de Direção CJ 5 Original!
      Por cadu no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/06/2007, 20:34
    5. caixa de direção
      Por svlima no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 07/09/2006, 12:04

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade