x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/02/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    Como efetuar a troca do óleo da transmissão automática da hilux 3.0 d4d?




    Pessoal,

    Gostaria de saber se alguém mais experiente aqui do fórum realiza por conta própria a substituição do óleo da transmissão automática da Hilux D4D?

    Já encontrei algumas informações nos sites gringos mas estou com algumas dúvidas.

    Alguém pode me ajudar?

    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de Macbsenior
    Entrada
    26/11/2013
    Local
    Diadema/SP
    Idade
    59
    Posts
    241
    Agradecimentos: 0
    Salles,

    Eu ainda não fiz esta troca na minha, mas pretendo esgotar o óleo da transmissão automática e completar com óleo novo. Cerca de 30 a 40% do óleo da transmissão fica retido dentro do conversor de torque e sendo assim não acredito nestas técnicas de sucção através do radiador de óleo da transmissão, com o motor em funcionamento que aplicam em algumas especializadas aqui em São Paulo. Mas esta é somente a minha humilde opinião.

    O manual do proprietário diz somente a respeito de inspeção e não especificam uma kilometragem para a troca deste fluido. Se você perguntar na concessionária - Você vai ouvir - Eu acho que é com 80 k/km. Não está escrito no manual. Mas é coerente com este artigo.

    http://www.oficinabrasil.com.br/repo...matica-parte-i

    Boa leitura.

    []s
    Macbsenior
    Hilux CD SRV D4D 2008 (USS Enterprise.)
    Ex - Hilux CD 1996 4x4 3L Aspirada Japa (Machona - Real Steel.
    )

  • #3
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Sou de Orleans/SC e tenho vário clientes de Floripa. Se vc preferir pode me ligar que eu te ajudo. 48 9996-1240

  • #4
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Esqueci de dizer. Tenho oficina e trabalhei 9 anos em concessionária toyota, inclusive aí em Floripa .

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/02/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tadi Ver Post
    Esqueci de dizer. Tenho oficina e trabalhei 9 anos em concessionária toyota, inclusive aí em Floripa .


    Obrigado pela ajuda Tadi!

    Me diz uma coisa vc acha que funcionaria soltar as mangueiras do óleo da transmissão que vão para o radiador e colocar um balde para recolher o óleo antigo e colocar um balde com óleo novo na mangueira de entrada e fazer esse "flush" até começar a sair óleo novo...

    ou seria melhor drenar o óleo velho pelo dreno do cárter, encher com óleo novo, funcionar a trasmissão e ir realizando sucessivas trocas até que saia óleo novo?

    Abs

  • #6
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Ja fiz isso numa pajero q estava mt ruim o oleo.

    Esgotei o oleo velho, fechei, coloquei 2 litros. Soltei a mangueira q sai do radiador e retorna para o cambio emendei e deixei num balde. Coloquei um funil no tubo da vareta. Dei partida com a alavanca em P. Fui colocando oleo até sair vermelhinho no balde. Desliguei e ajustei o nivel pra ficar no maximo na vareta com cambio aquecido. Gastei 18 litros no total.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/02/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Realizei a troca completa do óleo da transmissão da minha Hilux...

    Primeiro drenei o cárter, saiu por volta de 5 litros do óleo...após abri o cárter e troquei o filtro interno da transmissão...

    -2016-08-31-photo-00000227.jpg

    fechei e completei com os 5 litros...

    após tirei a mangueira que sai do radiador e leva o óleo resfriado para a transmissão, e fui drenando 1 litro e completando 1 litro..
    fiz isso até o óleo sair da cor do novo...

    só para avisar foi oleo para que isso ocorresse, foram 14 litros no total...

    mas ficou muito show, a transmissão esta funcionando perfeita, sem nenhum solavanco, parece quando era nova...

  • #8
    Alguém sabe me orientar sobre o nível correto na vareta de óleo da transmissão automática da Hilux de 4 marchas?
    Com o motor quente,em P,com o motor ligado....onde deve ficar o nível do óleo na vareta?
    No máximo do hot? Entre as duas marcas do hot. Ou entre hot e cold?
    RPM

  • #9
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Renatopami Ver Post
    Alguém sabe me orientar sobre o nível correto na vareta de óleo da transmissão automática da Hilux de 4 marchas?
    Com o motor quente,em P,com o motor ligado....onde deve ficar o nível do óleo na vareta?
    No máximo do hot? Entre as duas marcas do hot. Ou entre hot e cold?
    Prezado amigo Renatopami ... Bom dia.

    A verificação de nível do fluido da transmissão automática em câmbios dotados de vareta de verificação é feita de acordo com a seguinte sistemática:

    1. Preparação do sistema: Veículo ligado, com o sistema na temperatura normal de operação, parado em local nivelado, com o câmbio em “P”, com o freio de estacionamento (freio de mão) acionado, e, em seguida, pisando no freio de serviço (freio de pé), passa-se a alavanca de P para R, N, D e Manual, parando-a em cada posição por três segundos, retornando-a, finalmente, para P.

    2. Verificação visual do nível: Aí, em seguida, com o veículo NESSAS CONDIÇÕES retro relatadas (Motor ligado, parado, nivelado, câmbio em “P”, freio de estacionamento puxado), tira-se a vareta, limpa-a e, só então, mede-se o nível ... Considerando que o nível do fluido está sendo verificado com o sistema na temperatura normal de operação (ou seja, aquecido), então, o nível do fluido deverá estar no intervalo “HOT” da vareta ...

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Lembrando: "Motor quente" é uma coisa ... Sistema na temperatura normal de operação é outra coisa ... A temperatura normal de operação do sistema de transmissão automática, a rigor, para cada tipo de transmissão tem que estar num determinado intervalo ... normalmente, isso é verificado com a utilização de um scanner apropriado ... toda css da marca tem esse scanner ... Quem não tem esse scanner, a grosso modo, coloca o sistema na temperatura normal de operação da seguinte forma: Movimenta-se o veículo por um determinado tempo, sem, contudo, forçar o sistema (evitando-se congestionamentos, subidas, altas rotações, etc.), até que o sistema de arrefecimento do motor acuse estar no intervalo normal de funcionamento (é só ficar de olho no ponteirinho da temperatura) ... normalmente, com uns 15 minutos de operação dessa forma consegue-se isso ... Alguns preferem deixar o veículo parado em marcha lenta para conseguir isso ... eu, particularmente, sugiro que o veículo seja movimentado objetivando, também, movimentar o corpo de válvulas, considerando que a alavanca do câmbio será movimentada e marchas serão trocadas nesse processo, de forma que a precisão do nível será ainda maior ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #10
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Só complementando com uma observação importante que vai servir para aqueles mais inexperientes:

    Se tiver que adicionar fluido novo (que obviamente vai estar frio), então, haverá que se colocar o fluido do sistema novamente na temperatura normal de operação e, em seguida, proceder a novo ajuste/verificação de nível ... Não precisava dizer, mas, neste caso, cuide para que esse fluido adicionado seja da mesma especificação do lá existente, de preferência, da mesma marca, e acima disso tudo, em conformidade com a especificação preconizada no manual do veículo.

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #11
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Só complementando com uma observação importante que vai servir para aqueles mais inexperientes:

    Se tiver que adicionar fluido novo (que obviamente vai estar frio), então, haverá que se colocar o fluido do sistema novamente na temperatura normal de operação e, em seguida, proceder a novo ajuste/verificação de nível ... Não precisava dizer, mas, neste caso, cuide para que esse fluido adicionado seja da mesma especificação do lá existente, de preferência, da mesma marca, e acima disso tudo, em conformidade com a especificação preconizada no manual do veículo.

    Abs.
    Muito obrigado pelas dicas enasor....vou seguir suas orientações e coloco o resultado aqui.
    Eu mesmo troco o óleo em casa,parcialmente,por gravidade...só uso o óleo original da Toyota mesmo.
    troco de 40 em 40 mil Km,e coloco sempre a mesma quantidade que sai,mas a questão da vareta de óleo me gera uma confusão,o carro quando quente por ex,o nível fica acima do hot....rs
    RPM

  • #12
    Acabei de medir o óleo,com o carro quente,passei todas a marchas,coloquei em P,medi o nível da vareta com o carro ligado e está um pouquinho abaixo da marcação máxima do hot....ufa....tudo ok.
    Acho até que caberia mais uns 100 ou 200 ml de óleo.
    mais uma vez,muito obrigado pelas dicas Enasor....ABS!!!
    RPM

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Oléo transmissão automática explorer 97
      Por hsnake no fórum Ford
      Respostas: 14
      Última resposta: 23/01/2022, 22:25
    2. Nível do óleo da transmissão automática da Pajero TR4
      Por Sérgio Augusto Mendes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 15/03/2018, 11:51
    3. Respostas: 2
      Última resposta: 02/01/2015, 18:12
    4. Óleo CASTROL de transmissão automática
      Por mgalvao no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/09/2009, 19:00

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade