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  • #1
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    Question Dúvida no câmbio AT Hilux SRV 2009




    Boa tarde turma,

    O que rola é o seguinte.. em set/2014 peguei uma Hilux AT SRV 2009 em um negócio, e como estava afim de ter uma caminhonete novamente, acabei segurando. Como tinha 174 mkm, a primeira coisa que fiz foi uma geral na mecânica.. troquei pastilhas de freio, discos de freio, fluidos, correia dentada, rolamento tensor, etc. já que ela não estava um filé.
    Utilizei ela normalmente, até jan/2015, quando percebi que o câmbio começou a apresentar alguma anomalia. O primeiro sintoma foi na aceleração, ela ganhou rotação e perdeu, ganhou rotação e perdeu.. tipo girado em falso, algo assim, e não passou a marcha seguinte, só quando pisei bem fundo, ela desfez a marcha e fez novamente.
    Depois dessa situação, percebi que o comportamento do câmbio mudou, como se tivesse alterado o escalonamento das marchas. Hoje, quando pego a estrada, em 60 km/h ela faz a quarta marcha e fica apanhando, ao invés de manter na terceira. Quando reduzo em uma esquina, por exemplo, ou atrás de um carro mais lento, sem frear totalmente, ela não volta as marchas, e sai engasgada.
    Quanto ao comportamento do resto, tudo certinho. Está com 183 mkm, sem fumaça, fazendo 10,5km/l no meu trajeto cotidiano, estrada/cidade.
    Eu já tive no passado outra Hilux, uma SRV 2006 AT, mas não lembro do câmbio ter esse tipo de comportamento.

    Não sei se alguém já teve essa experiência, mas aqui fica meu pedido de ajuda.

    Grande abraço

  • #2
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    Eu voto pela necessidade de troca do óleo do câmbio.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
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    07/02/2015
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    Então Ivan, estou com a mesma idéia.

    Att.

    Davi

  • #4
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    Mesma opinião dos amigos. Óleo do câmbio.

    Já que o tópico é sobre câmbio, vou no embalo. A minha, que também é AT, mas 2008 , dá um leve tranco quando passo do N para o D ou mesmo para R. Isso é normal? Tanto que, para evitar esse tranco, eu passo com o veículo freado, que assim não dá esse pequeno tranco. Conversei com o proprietário anterior e ele disse que isso sempre aconteceu, desde quando ele comprou, mas tô na dúvida...

    Os óleos de câmbio e diferencial foram todos trocados em css há 10 mil km. E até agora (toc toc toc na madeira....rs...) as mudanças de marcha são suaves, quase imperceptíveis.

    Se alguém puder dar uma luz, agradeço
    Hilux SRV A/T TOP 2013/2013
    Hilux SW4 SRV A/T 2008/2008 - a 1ª
    TFA

  • #5
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    Citação Postado originalmente por PauloTupã Ver Post
    Mesma opinião dos amigos. Óleo do câmbio.

    Já que o tópico é sobre câmbio, vou no embalo. A minha, que também é AT, mas 2008 , dá um leve tranco quando passo do N para o D ou mesmo para R. Isso é normal? Tanto que, para evitar esse tranco, eu passo com o veículo freado, que assim não dá esse pequeno tranco. Conversei com o proprietário anterior e ele disse que isso sempre aconteceu, desde quando ele comprou, mas tô na dúvida...

    Os óleos de câmbio e diferencial foram todos trocados em css há 10 mil km. E até agora (toc toc toc na madeira....rs...) as mudanças de marcha são suaves, quase imperceptíveis.

    Se alguém puder dar uma luz, agradeço
    Ja tive uma aut 2008, além de outros carros aut. Para mudar de N para D ou R o carro deve estar parado e com pedal de freio acionado.
    Em alguns veiculos o cambio nem muda de posição se não pisar no pedal de freio. Dê uma conferida no manual do carro quanto a utilização do cambio.
    Carregando...

  • #6
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    Este tranquinho é normal nos câmbios AT. Tanto de N para D quanto para R.

    davibianchi, sugiro parar logo numa concessionária Toyota para averiguar o câmbio. Pode ser só o nível do óleo baixo. Rodar assim pode piorar a situação.

    Abç

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Eduardo AC Ver Post
    Este tranquinho é normal nos câmbios AT. Tanto de N para D quanto para R.



    Abç
    Grato pela informação.

    Abraços
    Hilux SRV A/T TOP 2013/2013
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Eduardo AC Ver Post
    Este tranquinho é normal nos câmbios AT. Tanto de N para D quanto para R.

    davibianchi, sugiro parar logo numa concessionária Toyota para averiguar o câmbio. Pode ser só o nível do óleo baixo. Rodar assim pode piorar a situação.

    Abç

    Agradeço a todos pela cooperação.
    Quanto ao tranco, acontece na minha também.
    Quanto ao óleo, vou verificar o nível e se necessário efetuar a troca.

    Att.

  • #9
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    Para verificar o nível deixe o motor ligado e o câmbio no "P". Senão não há circulação de óleo na caixa e pode ler o nível de forma incorreta!
    Hilux 2.8 SRV CD 2018
    ex-Hilux 3.0 D-4D SRV 2007 auto - Goodyear Wrangler AT / Capota de fibra / YAESU FT-7800
    ex-Hilux SW4 3.0TD 1998 - A "vaca"

  • #10
    Usuário Avatar de ecoperegrino
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    verifique o nivel de oleo quando quente

  • #11
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    A pick-up está com os pneus nas medidas originais de fábrica? Digo isto pois se foi alterado, a relação de marchas também se altera e o comportamento do câmbio automático tende a ficar diferente.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    A pick-up está com os pneus nas medidas originais de fábrica? Digo isto pois se foi alterado, a relação de marchas também se altera e o comportamento do câmbio automático tende a ficar diferente.
    Tá com pneus 265/70 R16, comprei ela com esses pneus e o ex proprietário tinha recém trocado.

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