x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0

    Motor 2.8 ou 3.0? Turbo ou Aspirado?




    Gostaria inicialmente de comprimentar todos do fórum, pois as opiniões e orientações aqui expostas, são sempre de enorme valia. Eu estou aprendendo ainda e pesquisando tudo o que posso ler, principalmente aqui com vcs, sobre picapes Toyota, visto que em breve, quero trocar minha Saveiro por uma. Queria aprender mais um pouco com vcs sobre as diferenças desses dois motores e ainda sobre o que li aqui no fórum em algum tópico, sobre um desses motores que tem cabeçote de aluminio (acho que o nome dele se não me engano É 1Kzte).
    Mais uma vez obrigado a todos que puderem colaborar com suas explicações.

  • #2
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Marco255 Ver Post
    Gostaria inicialmente de comprimentar todos do fórum, pois as opiniões e orientações aqui expostas, são sempre de enorme valia. Eu estou aprendendo ainda e pesquisando tudo o que posso ler, principalmente aqui com vcs, sobre picapes Toyota, visto que em breve, quero trocar minha Saveiro por uma. Queria aprender mais um pouco com vcs sobre as diferenças desses dois motores e ainda sobre o que li aqui no fórum em algum tópico, sobre um desses motores que tem cabeçote de aluminio (acho que o nome dele se não me engano É 1Kzte).
    Mais uma vez obrigado a todos que puderem colaborar com suas explicações.
    Olá Marco,
    Seja bem vindo ao 4x4Brasil.
    Os motores 2.8 conhecidos como 3L, são originalmente aspirados e com cabeçote de ferro. Equipam as picapes até ano 2000 se não me engano e as SW4 até ano 1996. Alguns proprietários instalam turbo nestes motores.

    Os motores 1KZT e 1KZTE são motores 3.0 com turbo original, e possuem o cabeçote de alumínio.

    Outros colegas poderão contribuir com mais informações.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #3
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    EduQxQ, obrigado pela ajuda. Sabe dizer qual deles é melhor, pois li aqui alguns relatos de problemas com esse motor com cabeçote de alumínio.

  • #4
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Marco255 Ver Post
    EduQxQ, obrigado pela ajuda. Sabe dizer qual deles é melhor, pois li aqui alguns relatos de problemas com esse motor com cabeçote de alumínio.
    Olá Marco,
    É muito difícil para mim esta avaliação de qual dos motores é melhor. Eu experimentei os dois, e ambos se comportaram muito bem nas respectivas viaturas(2.8 na picape e 3.0 na SW4).

    Algumas diferenças que eu observei são as seguintes:

    2.8 tem consumo de diesel menor.
    3.0 é mais rápido nas retomadas e ultrapassagens.
    3.0 é mais silencioso.
    2.8 tem uma concepção mais simples.


    Quanto ao cabeçote de alumínio, precisa monitorar a temperatura, para evitar sobreaquecimento. Muitos utilizam termômetro extra, com o sensor instalado no cabeçote. Pesquisando no fórum verás que era um comportamento deste motor que já está mapeado e solucionado.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #5
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Olá Marco,
    É muito difícil para mim esta avaliação de qual dos motores é melhor. Eu experimentei os dois, e ambos se comportaram muito bem nas respectivas viaturas(2.8 na picape e 3.0 na SW4).

    Algumas diferenças que eu observei são as seguintes:

    2.8 tem consumo de diesel menor.
    3.0 é mais rápido nas retomadas e ultrapassagens.
    3.0 é mais silencioso.
    2.8 tem uma concepção mais simples.


    Quanto ao cabeçote de alumínio, precisa monitorar a temperatura, para evitar sobreaquecimento. Muitos utilizam termômetro extra, com o sensor instalado no cabeçote. Pesquisando no fórum verás que era um comportamento deste motor que já está mapeado e solucionado.

    Um abraço,
    Edu

    Edu, as pickups modelo DX vieram com motor 5L... mas NÃO TENHO Certeza.

    O 5L é uma "evolução" do 3L ... ele é 3.0 e acho que veio maçarico, ou seja, sem turbo.

    A informação que tenho, que pode estar equivocada , é que esse motor tem o cabeçote de aço / ferro.. e por isso saiu nas versões De TRABALHO das Hilux, que essa versão mais simples.

    A turma mais experiente saberá informar melhor.

    Também tenho curiosidade de saber dos Gurus o Custo x Benefício desse 5L. Ele é durável como o 3L??
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Poxa turma, ninguém poderia dar uma palhinha sobre o 5L ??
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    A minha dúvida é se o 3L veio sem turbina por que é essa a concepção do motor e o pessoal turbina na marra ou se foi por motivos comerciais.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #8
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0
    Sandro, se não me engano, o 3L veio, inicialmente, aspirado.Às observações do Edu no post #4 acrescento ainda a sua baita resistência por ter concepção simples e cabeçote de ferro. Digo isso por experiência própria, pois tenho um 3L aspirado instalado no meu JPX há bastante tempo e sem problemas.Por outro lado, já fui vítima de um cabeçote de alumínio trincado no motor (1 kzte)da minha ex SW4 2001. Aconselho vc. a ler o tópico SW4 97 x cabeçote e radiador onde postei o que me aconteceu.Ali também vc. lerá vários e vários relatos sobre sobreaquecimento desses motores e, com certeza, tirará suas conclusões sobre esse assunto.

  • #9
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Fernando, da resistencia do 3L eu sei, dos problemas das 97/98 com cabeçote de aluminio também já li bastante.
    O que eu gostaria de saber é se o motor 3L foi feito para ser turbinado ou não. Ele pode muito bem ter vindo pra cá aspirado por simples questão economica.
    Ele me atende, mesmo sendo aspirado...mas convenhamos que 87 CV é pouco para um carro de 2 toneladas...hoje em dia até carro de plastico 1.0 tem mais que isso.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #10
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Ele me atende, mesmo sendo aspirado...mas convenhamos que 87 CV é pouco para um carro de 2 toneladas...hoje em dia até carro de plastico 1.0 tem mais que isso.
    Também tenho a mesma dúvida do Sandro.
    E o 3L da SR5 argentina são apenas 76 CV. Pode?


    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #11
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    A minha não turbinei porque acho (tenho quase certeza) que diminui a vida útil do motor.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #12
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Minha preocupação nem é o motor, mas sim a própria turbina!
    É um ítem delicado e no meu ver passa e ser o ponto fraco do motor, não vai aumentar a confiabilidade, vai aumentar só o desempenho. E pro meu uso eu prefiro confiabilidade à desempenho. Com o $$$ do turbo, eu insatalaria ítens de conforto ou off road.
    Eu só turbinaria se alongasse a relação ou botasse pneus 33 ou maiores. Mas por enquanto não tenho esses planos.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Fazendo motor Hilux 3.0 aspirado 5L 04/04
      Por Leandro Faria Souza no fórum Toyota
      Respostas: 29
      Última resposta: 19/08/2014, 19:24
    2. MD turbo ou aspirado ?
      Por lucasfellini no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/07/2013, 11:30
    3. motor 2.8 aspirado com turbo instalado
      Por Daniel RJ no fórum Toyota
      Respostas: 30
      Última resposta: 19/10/2011, 22:40
    4. Motor tork 1600 aspirado - +/- 120cv
      Por chacalgarcia no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/11/2009, 17:58
    5. Turbo e Aspirado
      Por AndrePSrace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/10/2007, 19:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade