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Motor 2.8 ou 3.0? Turbo ou Aspirado?

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  • 04/02/2015, 18:32
    Clandio
    Citação:

    Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Também tenho a mesma dúvida do Sandro.
    E o 3L da SR5 argentina são apenas 76 CV. Pode?


    Um abraço,
    Edu

    Acho que foi o Sergio Holanda que falou que essa diferença seria só regulagem de bomba injetora. Perguntei a um bombista aqui na minha cidade e ele disse que teria que ter o código das duas bombas pra poder dizer se a regulagem era diferente olhando na tabela de regulagens.

    Uma dúvida: será que a tabela mostra valores de regulagens diferentes para essas bombas?
  • 04/02/2015, 18:35
    Clandio
    Outra coisa. 87cv do 3L japonês para 90cv do 5L é muito pouca diferença. Dependendo dos parâmetros e ajustes de montagem do motor, é bem possível que o 3L japonês tenha melhor desempenho que o 5L.
  • 04/02/2015, 22:42
    sandro_ventania
    Em pesquisa na internet diz que o 3L tem 90cv e o 5L 97cv...uma diferença coerente com a diferença de cilindrada que são apenas 200cc de um total de 3.000cc.

    E pelo que eu vi, ele realmente foi feito para ser normalmente aspirado. Ainda assim quero turbina-la, mas usando um minimo de pressão, umas 400gramas...talvez isso aumente para uns 100cv, mas a intenção maior é que o carro mantenha o desempenho em altitude. Usarei intercooler, para não ter problemas com temperatura.
    assim espero minimizar os possiveis problemas ao turbinar o 3L e manter sua robustez e durabilidade.
  • 16/02/2018, 19:24
    Dario Filho
    Pessoal, não sou do ramo, não entendo, mas estou precisando comprar uma SW4 entre os anos 96 a 2002, e graças às riquíssimas informações dos senhores, conseguirei achar uma ideal. Se puderem me ajudar c mais algumas dúvidas::
    1- Toda Hilux 5 L são as 3.0 ?
    2- a bomba injetora mecânica foi até 2001 nas SW4 ?
    3 - O cabeçote de ferro/aço é melhor, ou mais resistente a temperaturas e Trincas do q as de alumínio ?
    4 - sabem até q ano este cabeçote de ferro foi usado nas 3.0 ?

    Muito obrigado
  • 27/06/2020, 01:35
    João BrazilSevero
    Caro Sandro Ventania,
    Com conhecimentos de mecânica diesel, posso lhe dizer o seguinte:
    1. O intercooler não tem a ver com controle de temperatura.
    Ele consiste de um "radiador de ar", ou seja, sua função é resfriar o ar que entra no cilindro, pois que o ar resfriado diminui de volume e, assim sendo, vc terá uma quantidade maior de ar no cilindro em cada admissão e, por consequência, um aumento de potência.
    2. A função do turbocompressor ou turbina também é "empurrar" mais ar para dentro do cilindro do que numa aspiração normal, também gerando aumento da potência.
    É claro que, com mais ar no cilindro vc precisa de mais combustível também, para ter uma explosão perfeita. Assim, vc já pode deduzir que um motor com turbina é mais potente que um sem e se tiver intercooler, mais potente ainda, porém, com consumo maior de combustível.
    Quanto ao motor "aceitar" ou não a turbina, para os que não vieram turbinados de fábrica, é preciso se aprofundar em dados técnicos da construção do motor, pois com uma turbina vc aumentará a pressão no interior do cilindro no momento da compressão, por ter admitido mais ar do que o normal para o motor aspirado e, também, terá uma explosão potencializa, o que poderá ou não causar danos ao seu motor.
    Sinceramente, penso que, salvo melhor juízo, em vez de investir em turbinar um motor, vc pode investir na troca por uma versão 3.0 Turbo.
    Sou proprietário de uma Hilux 2003 4x4 Turbo de 116 CV e lhe digo que o desempenho é ótimo! Pra vc andar a 100/110 km/h, na maciota, vc mal encosta o pé no acelerador.
    Espero ter contribuído e estou à disposição.
  • 06/07/2020, 20:00
    veiga2070
    1 Anexo(s)
    Boa Noite senhores deem uma olhada neste manual da Toyota é uma versão do motor 2 e 3 lts que saia turbinado de fabrica este manual e de 1990.
  • 07/07/2020, 00:35
    TCHEIGOR
    Citação:

    Postado originalmente por veiga2070 Ver Post
    Boa Noite senhores deem uma olhada neste manual da Toyota é uma versão do motor 2 e 3 lts que saia turbinado de fabrica este manual e de 1990.

    O 2LT saiu turbinado de fábrica, mas não equipou nenhum veículo no Brasil. O 3L não saiu turbo de fábrica, é um 2.8 que equipa a SW4 Geração 2 e as hilux até 2002 se não me engano
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