Tenho uma hilux SW4 TB 1997 há seis meses. Ela está com 164.000 Km rodados. tenho visto alguns tópicos que falam sbre superaquecimento do motor e como consequencia trinca de cabeçote. Pois bem, tenho observado que se nada serve o vaso de espansão desses veículos, pelo menos o meu. Sempre que vou verificar o nível de água do radiador tenho que abrir a tampa do radiador. Completo a água direto no radiador, mesmo o vaso de espansão estando no nível. Tenho alguns questionamentos e gostaria que os companheiros postassem respostas. Não era para o vaso alimentar o radiador? Será que esse não he o problema crônico desse motor 1kzt? Meu veículo após rodar 600 km com algum trecho de serra precisou completar a água em +- um litro, embora a temperatura tenha estacionado na metade do marcador. Não há indicios de água no óleo nem tão pouco de vazamento por mangueiras. O que será?
No Mês de fevereiro fiz uma revisão no sistema de arrefecimento e coloquei 60% de solução e 40% de água.
E em março e abril? Só água?
Postado originalmente por Alício
O radiador não está trincado. Quando eu retiro a tampa mesmo com ele totalmente frio existe uma espécie de vacuo.
Pode ser, pode ser. Olha, se não tá trincado tá pondo água prá fora pela tampa, ou pelo encaixe das mangueiras, ou pela junta do cabeçote. Vc falou que num tem problema no cabeçote. A tampa é original Toyota, ou é "ching ling"? Está em bom estado?
[]´s
O reservatório é fundamental! EXplico. 8) 8)
O aumento da temperatura provoca a saída de água do radiador, que irá para o reservatório, quando a temperatura esfriar a água será "chupada" pelo vácuo do radiador.
Conforme você falou o seu radiador tem vácuo, logo o defeito pode ser da tampa (mais provável) ou da magueira que vai até o reservatório (menos provável).
Se você colocar a tampa na boca (lave primeiro), verá que ao soprar ela suporta um pouco e depois libera a passagem de ar, assim ela faz com a água. O mesmo ocorre se você sugar a tampa, verá que após uma determinada pressão ela irá deixar passar o ar.
Se ela age assim, veja ainda a borracha que fica na tampa, se ela está fazendo a vedação correta na boca do radiador, uma das formas é limpar o radiador e verificar se houve vazamento, pode estar havendo vazamento nessse local (muito provável), fazendo com que a água saia para fora e depois não tenha vácuo para fazer retornar a água.
Se ocorrer vazamento sistemático, vai faltar água no radiador e o resultado será desatroso com qualquer motor, imagine com o IKZe que já tem uma fama negativa