x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 56
  • #37
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0



    Alguns aditivos para gasolina agem entre outras coisas diminuindo a tensão superficial.Isso faz com que o a pulverização do combustível resulte em gotículas menores o que ajuda a homogeneisar a mistura , melhorando a queima nos motores a gasolina.Esse mesmo efeito nos diesel creio que também facilitaria a ignição pois particulas menores se aqueceriam mais rapidamente(equivalente a aumentar o n de cetano).
    Não sei de fato se isso ocorre realmente.
    Um efeito que pode ser ruim para o motor diesel é que diminuindo a tensão superficial dos liquidos , eventual agua no tanque tende a se dissolver no combustível (não se separa) e ai poderia ser prejudicial.Na gasolina isso não atrapalha provavelmente melhora pois homogeinisa o combustível do tanque.

    O Edi parece que usa querozene para limpar bicos da sua Ranger , ele relatou que faz mais fumaça.Se faz mais fumaça e anda melhor, pode render mais Km/l.

    Homero

  • #38
    Usuário
    Entrada
    13/10/2005
    Idade
    43
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Teste com o STP Diesel Treatment

    Não sei se o consumo diminui com o STP Diesel Fuel Treatment mas a STP me propôs o seguinte teste:

    - Utilize um tanque inteiro de seu veiculo com diesel comum.
    - Logo após utilize um tanque inteiro do seu veiculo com diesel comum e o aditivo STP Diesel Fuel Treatment.
    - Repare na quantidade de fumaça preta com o tanque sem aditivo e depois com o tanque com aditivo.
    - Repare também no barulho do motor e em seu desempenho.

    Será que nesse caso com o desempenho melhorando, melhora o consumo Só testando pra ver.

  • #39
    Usuário
    Entrada
    13/10/2005
    Idade
    43
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Estive pensando sobre a experiência de Walter em colocar STP Octane Booster, que é recomendado para motores a gasolina, no seu motor a Diesel.
    Não sei dizer com certeza, mas será que a melhora percebida não se deve ao fato de que motores a diesel possuem alta compressão, mais que o dobro de um carro a gasolina? Segundo li no site da Petrobrás, esses aditivos que aumentam a octanagem só têm seus efeitos percebidos, de melhor desempenho, em veículos com alta taxa de compressão, isto é, a partir de 10:1, o que nem todos carros a gasolina têm, mas que é encontrado, se não me engano, em todos os carros a Diesel.
    A taxa de compressão da L200 Sport por exemplo é 21.0 e da nova S10 Diesel é 17.8, enquanto que na S10 a gasolina é 9.6.

  • #40
    e adicionar GLP na mistura ?? vi numas revistas gringas kits a venda (p/ RAM , F-250 V-87.3 diesel , etc etc ) que prometem uma redução significativa no consumo e um aumento de torque é potencia .
    alguem ja ouviu falar disso ??
    []'s

  • #41
    Péricles,
    Isso aí foi o que eu pensei quando resolvi colocar o STP Octane Booster.
    Estou esperando o próximo abastecimento pra ver o que vai acontecer. O que posso adiantar é que a fumaça diminui quando uso o STP Octane Booster e tenho a impressão que o ruído do motor também.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #42
    walter...

    A qualidade do combustivel nos motores a diesel(n de cetano) influencia no barulho?
    abraços
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #43
    Eu andei usando por uns tempos o aditivo da Bardhal (para diesel), mas não valeu como experiência por que não metodisado com controle etc. Portanto, na época, pouco pude aduzir.

    Contudo, recentemente tornei ao uso e senti alguma diferença no desempenho (Powerdiesel), mas é muito caro para compensar o uso que faço da picape.
    Agora, nesta troca de óleo, adicionei um aditivo (também da Bardhal) no carter (eu uso como mais freqüência o óleo comum da Texaco) e ao mesmo tempo coloquei um Maxidiesel no tanque.
    O engraçado é tanto eu como meu filho, que usamos mais a picape, notamos que ela varia seu desempenho no dia-a-dia, isto sem aditivos.. Cremos que isto seja relacionado à vetusta, mas influente, sigla físico-química de CNTP. Mas, com a adição de aditivos no tanque, pudemos notar uma leve melhora.

    Daí, já que montamos aqui um laboratório virtual de professores Pardais, eu e meu filho deliberamos, que nestes próximos 15 dias faremos uma experiência com melhor controle e métodos de avaliação.

    Vamos adicionar o frasco como recomendado pelo fabricante - proporção de 01 frasco para cada 100l de diesel.
    Como fazemos (quase que invariavelmente) o mesmo percurso, e temos um tipo de guiagem bem parecida, será viável supor que tenhamos uma amostragem "científica". KKK
    Anotaremos quantidades em litros e quilômetros em cada abastecimento - sempre usando a trava do tanque - e abastecendo no mesmo posto (que é de nossa confiança.
    Procederemos a drenagem do filtro após dois abastecimentos.
    Na segunda quinzena faremos todos os mesmos procedimentos, menos adicionar o aditivo.

    A coisa, apesar do empirismo, terá como ponto mais fraco a "impressão pessoal", quando o quesito em exame for o desempenho. Mas aí, entra de positivo que temos guiagem parecida e trocamos as mesmas informações.

    Quando tudo estiver concluído penso em fazer um gráfico e postar, ou para não complicar postar apenas os resultados numericamente.
    Começaremos na próxima segunda (06/02). Eu e ele estamos de férias e isto ajuda.
    Lembrem-se! Eu não sou louco! Hoje um aditivo... manhã o mundo

  • #44
    Usuário
    Entrada
    13/10/2005
    Idade
    43
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    João Pedro,

    Só como sugestão, acho que você deveria mudar a ordem dos testes, primeiro usando o carro sem o aditivo e depois com o aditivo, pois pode ficar algum resíduo do uso do mesmo e você não vai notar a diferença como deveria. Tanto que geralmente os fabricantes de aditivo aconselham usar a cada 2.000 ou 3.000 km, pois nesse período ainda há vestígios do uso do mesmo.

  • #45
    Citação Postado originalmente por murilloaquino
    walter...

    A qualidade do combustivel nos motores a diesel(n de cetano) influencia no barulho?
    Murillo,

    Não sei. O que sei é que o barulho do motor da minha Ranger não é sempre o mesmo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #46
    Bem posto Péricles! Vou inverter os procedimentos
    Nada como outro cientista louco para ajudar um colega.

    Solve et coagula

  • #47
    Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    72
    Posts
    618
    Agradecimentos: 0
    murilloaquino, Walter L. L. Casitta,


    Conversando com um mecanico da Toyota justamente devido ao ruido frio da Hilux ele disse algumas coisas:

    A situação ótima para a combustão do diesel é que ele queime a medida que é injetado.Entretanto ocorre um atraso entre a injeção e a queima pois as goticulas devem absorver o calor do ar na camara de combustão até atingir a temperatura para a qual naquela pressão ocorra a combustão.Isso faz com que se acumule uma quantidade de diesel ainda sem queimar na camara e quando a combustão se inicia , devido ao aumento de temperatura e pressão , esse diesel já injetado e não queimado detona , daí o ruido muito parecido com batida de pino .
    O numero de cetano é uma medida desse atraso.Existe numero de cetano e indice de cetano que são ligeiramente diferentes , porem significam a mesma coisa(valores são ligeiramente diferentes).Quanto maior o numero de cetano , menor é o atraso para o inicio da combustão e portanto menor quantidade de diesel não queimado se acumula e portanto menor a detonação e teoricamente menor ruido.
    Quando o motor está frio , esse ruido costuma ser maior , diminuindo com o aquecimento pois o atraso diminui e isso explica o ruido que o autor desse tópico se referia no primeiro post.
    Quem possui motor não turbinado provalvemente nota o ruido de castanhola até rotações mais elevadas , ao passo que os turbinados , ao entrar a turbina esse ruido quase que desaparece pois com a pressão maior a temperatura no final da compressão é maior , fazendo com que o atraso seja muito pequeno e portanto o ruido diminui muito.
    Alguem postou(em outro topico) que usou o Bardhal Power diesel (que aumenta o numero de cetano) numa Hilux não turbinada e o resultado em relação a performance foi muito bom .Provalvelmente num motor não turbinado , o efeito deve ser mais sentido pois com o turbo esse atraso deve ser menor e a diminuição provocada pelo aumento do numero de cetano é menos significativo , porem o turbo deve entrar mais cedo com maior numero de cetano.
    Quando usei o power diesel o ruido frio diminuiu e a performance melhorou , mas não notei diferença no consumo.
    O veiculo se comporta como se estivesse com a ignição adiantada , o que provavelmente é o caso.Isso talves explique o maior ruido em alta que notei usando diesel na Argentina (numero de cetano 50 ou mais).
    Ainda sobre ruido , os motores eletronicos com injetores piezoeletricos são mais silenciosos pelo seguinte:
    -Maior pressão de injeção resultando em particulas menores e portanto menor atraso da ignição.
    -Uso da pre injeção que consiste de uma injeção muito pequena e adiantada que aquece o ar alem de aumentar a pressão para que na injeção principal a ignição ocorra quase sem atraso (queima a medida que entra na camara ) e isso diminui o ruido ,a vibração , o consumo e melhora a performance.
    Entretanto quando se pisa mais fundo no acelerador o sistema passa a injeção unica e isso explica porque , como relatado no primeiro post , na subida , tendo que acelerar o ruido aparece.
    Com a Hilux nova (e creio também que na Ranger e outras eletronicas) , a 120 km/h(2000 rpm) o ruido do motor na cabine é mais baixo que a maioria dos veiculos a gasolina.


    Homero

  • #48
    Pessoal, estou 90% confiante que o STP Octane Booster (gasolina) melhora o consumo de diesel, o desempenho e diminuir a fumaça.
    Consegui uma media de 8,9Km/L com ele e agora sem ele, 8Km/L.
    Tenho que ir a Sampa agora e vou aproveitar a viagem pra ver o que acontece na estrada. Volto no próximo domingo e relato o que acontecer...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade