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  • #1
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    Question Carro com problemas: procurando novo mecânico




    Prezados amigos,

    Tenho uma Toyota SW4 3.0TD, 1996/1997. Em dezembro de 2012, viajei ao Jalapão com a patroa e o carro voltou com alguns problemas.

    Antes da viagem trocamos as molas traseiras. Após a viagem, em janeiro de 2013, trocamos um dos braços da suspensão traseira e as bieletas na dianteira (não me lembro se o mecânico trocou os amortecedores)

    O carro voltou da oficina um pouco torto, com o lado direito da traseira 2cm mais alto do que o esquerdo.

    Fora isso, o carro está mais instável do que quando o compramos. Os pneus são maxxis 771 AT, novos (abril de 2013).

    A tração 4x4 também está com problemas: quando a engatamos, e colocamos o carro em movimento, um forte ronco pode ser ouvido do lado dianteiro esquerdo do veículo, quando se tira o pé do acelerador. Também temos dificuldades para desengatar a tração.

    Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração 4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil.

    Diante disso, resolvi procurar uma segunda opinião. Procurei no fórum a Mitt Car, mas ela mudou de endereço e os telefones não atendem.

    Já passei pela Toyomec (tive problemas com eles). Minha última oficina foi a Toyonew.

    Agradeço sugestões de oficinas, palpites e idéias.

    Atenciosamente,

    Daniel
    4X4 Brasil

  • #2
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    Tenta na Toyomundi, a maioria leva lá, um forte abraço.

  • #3
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    "Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil."

    Que eu saiba, esse modelo de hilux (SW4 96/97) não tem diferencial central.

    Eu uso pneu Maxiss 771 AT e são muito bons de estabilidade, tanto no seco como na chuva.

    Na minha opinião esse mecânico tá te enrolando. Tem que trocar mesmo urgentemente.

    Abraços.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #4
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    Outra coisa, diferenças de altura até acho normal, mas não 2cm. Isso é muito.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #5
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    27/07/2010
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    Tô com o Clândio, não é normal essa diferença de altura! E o meca não parece conhecer bem a camionete. Evite mecânicos curiosos que vão usar teu carro como escola de aprendizagem, vá logo em alguém que entenda de toyota. Até alinhamento é complicado, uma vez quiseram corrigir a diferença de altura da minha mexendo na balança e não na barra de torção, não deixei fazer e procurei outra alinhadora pra fazer o serviço.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    "Meu mecânico disse que a diferença de altura de 2cm do lado esquerdo para o direito é normal. Disse que o problema na tração4x4 está no diferencial central e cobrou um valor salgado somente para abrí-lo, disse que o acesso a ele é muito difícil."

    Que eu saiba, esse modelo de hilux (SW4 96/97) não tem diferencial central.

    Eu uso pneu Maxiss 771 AT e são muito bons de estabilidade, tanto no seco como na chuva.

    Na minha opinião esse mecânico tá te enrolando. Tem que trocar mesmo urgentemente.

    Abraços.
    Clandio, perdão: o problema está no diferencial dianteiro. O equívoco foi meu.

    Durante a viagem ao Jalapão, o braço traseiro esquerdo da suspensão "roeu" a borracha interna em uma das pontas. Com isso, a bieleta dianteira direita estourou. Pense em um carro balançando em diagonal sempre que passava dos 60km, era o nosso. O mecânico anterior disse que trocou o braço traseiro esquerdo (e as duas bieletas dianteiras). Mas a diferença de altura, que ele disse ser normal, está presente no mesmo lado esquerdo, 2cm mais baixo.

    Creio que a diferença de altura, esse desalinhamento, tem a ver com a falta de estabilidade do carro. No entanto, estou bastante satisfeito com os pneus Maxxis 771 AT.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Daniel1971 Ver Post
    Clandio, perdão: o problema está no diferencial dianteiro. O equívoco foi meu.

    Durante a viagem ao Jalapão, o braço traseiro esquerdo da suspensão "roeu" a borracha interna em uma das pontas. Com isso, a bieleta dianteira direita estourou. Pense em um carro balançando em diagonal sempre que passava dos 60km, era o nosso. O mecânico anterior disse que trocou o braço traseiro esquerdo (e as duas bieletas dianteiras). Mas a diferença de altura, que ele disse ser normal, está presente no mesmo lado esquerdo, 2cm mais baixo.

    Creio que a diferença de altura, esse desalinhamento, tem a ver com a falta de estabilidade do carro. No entanto, estou bastante satisfeito com os pneus Maxxis 771 AT.
    Esse balanço, apesar de parecer ser na dianteira, na verdade, é na traseira.
    O motorista chegar a balançar as costas no banco de um lado para o outro, certo?
    São as barras transversas que estão com o embuchamento gasto.
    Olhando por baixo da viatura, essas barras vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros.
    As buchas originais são de borracha. Troquei por PU e duraram apenas três meses.
    Voltei para borracha e estão durando bem.

  • #8
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
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    Daniel a minha estava exatamente assim e so voltou ao normal depois de trocar umas coisinhas na traseira.

    2 braços do tensor pequeno - não tem como trocar somente as buchas

    4 buchas do braço do tensor grande

    1 braço transversal - não tem como trocar somente as buchas

    2 buchas do estabilizador traseiro

    Comprei na Ferraço e chegou em 3 dias aqui em casa.
    abs
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #9
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por Marcelo_Taz Ver Post
    Daniel a minha estava exatamente assim e so voltou ao normal depois de trocar umas coisinhas na traseira.

    2 braços do tensor pequeno - não tem como trocar somente as buchas

    4 buchas do braço do tensor grande

    1 braço transversal - não tem como trocar somente as buchas

    2 buchas do estabilizador traseiro

    Comprei na Ferraço e chegou em 3 dias aqui em casa.
    abs
    Quanto custou tudo isso?
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Esse balanço, apesar de parecer ser na dianteira, na verdade, é na traseira.
    O motorista chegar a balançar as costas no banco de um lado para o outro, certo?
    São as barras transversas que estão com o embuchamento gasto.
    Olhando por baixo da viatura, essas barras vão do eixo traseiro aos pés dos passageiros.
    As buchas originais são de borracha. Troquei por PU e duraram apenas três meses.
    Voltei para borracha e estão durando bem.

    O balanço que tive na viagem melhorou quando troquei a bieleta quebrada por uma de S-10 (o carro passou a balançar menos, e só acima de 80km/h). Quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas e o braço traseiro esquerdo da suspensão. Após a troca, o balanço diagonal quase não é sentido. Mas o desalinhamento traseiro de 2cm surgiu e o carro "salta" muito nas imperfeições da pista e não firma nas curvas, transmitindo insegurança no dirigir.
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
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    Citação Postado originalmente por calhiandro Ver Post
    Quanto custou tudo isso?
    2 braços do tensor pequeno - 560,00 o par

    4 buchas do braço do tensor grande - 340,00 jg 4 buchas

    1 braço transversal - 523,00

    2 buchas do estabilizador traseiro - 60,00 o par

    abs
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    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Daniel1971 Ver Post
    O balanço que tive na viagem melhorou quando troquei a bieleta quebrada por uma de S-10 (o carro passou a balançar menos, e só acima de 80km/h). Quando cheguei ao Rio, troquei as duas bieletas e o braço traseiro esquerdo da suspensão. Após a troca, o balanço diagonal quase não é sentido. Mas o desalinhamento traseiro de 2cm surgiu e o carro "salta" muito nas imperfeições da pista e não firma nas curvas, transmitindo insegurança no dirigir.


    CARO DANIEL

    Me desculpe , mas enquanto vc for fazendo as devidas gambiarras em seu carro a cada momento vc terá um comportamento diferente e vc nunca vai saber o que esta provocando o que e poderá até provocar um acidente por causa da insegurança da estabilidade ruim .

    SUGIRO a vc corrigir/trocar se nescesário as barras e buchas da suspensão TODAS ELAS POR ORIGINAIS e a partir daí investigar o que esta AINDA DE ERRADO caso a dirigibilidade ainda fique ruim , pq tive uma SW4 93 por longos 10 anos e a estabilidade era fenomenal , nunca havia trocado uma bucha sequer da suspensão traseira e o carro andava grudado no chão em curvas a 100km/h .

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