x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
  • #25
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Pelo que deu pra ver na foto esse amperímetro só mede corrente alternada (AC) e por isso não vai servir para outra coisa exceto medir voltagem (Volts DC nas pontas preta e vermelha). Além disso a medição de corrente é somente no modo alicate, ou seja, colocando o fio a ser medido no interior da garra, sem usar as pontas de prova (que só funcionam para medir tensão ou resistência).

    O ar-condicionado possui 2 ventoinhas, a interna (evaporador) e a do radiador (condensador).

    Enquanto não leva no auto-elétrico, experimente medir a tensão (Volts DC) em vários pontos com esse multímetro que certamente é mais preciso do que o que está no painel.

    Sei que isso já foi visto, mais vale lembrar que correia frouxa ou gasta faz o alternador patinar e perder eficiência. Tente girar a polia utilizando uma chave no parafuso central, se girar sem muito esforço é porque está patinando. Se o motor começãr a girar junto então está Ok.

    Boa sorte
    Walter da Camper,

    voce e eletricista? Sabe tudo!
    Valeu mesmo por essas dicas. Infelizmente, gastei dinheiro a toa comprando este amperimetro, pois ja tinha um multimetro.
    Mas ja deixei o carro no auto-eletrico. Estou aguardando uma posicao deles.
    Assim que tiver noticia, posto aqui.
    Muito obrigado pela contribuicao!

  • #26
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Rs...rs... Não sou eletricista... mas meu sonho é ser bombista... (estou estudando para mexer na BI da minha viatura).
    Esse forum tem tanta informação técnica que até médico e advogado (como eu) mete a mão na graxa.
    Grande abraço.

  • #27
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Rs...rs... Não sou eletricista... mas meu sonho é ser bombista... (estou estudando para mexer na BI da minha viatura).
    Esse forum tem tanta informação técnica que até médico e advogado (como eu) mete a mão na graxa.
    Grande abraço.
    Se quiser fazer um bico entre uma audiencia e outra, ja tem como!
    Mas voce tem razao. Tem muita informacao aqui. E a gente vai aprendendo bastante principalmente com os perrengues que passamos.
    Boa sorte quando for mexer na BI.

    Deixei meu carro anteontem com o sr. Gilson, da Auto-Eletrica Irmaos Unidos, em Ramos, uma das mais recomendadas pelo pessoal do Rio.
    Enviei o link a ele e pedi que olhasse nosso debate aqui. Quando tiver uma resposta, aviso a voces.

    Um abraco!
    SW4 2.8D 93

  • #28
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Olá JipinhoToyota,
    Conseguiu um bom eletricista?
    na espectativa.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #29
    Usuário Avatar de v_jordao
    Entrada
    18/05/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    48
    Posts
    165
    Agradecimento: 1
    também no aguardo, pois a minha ta com o seguinte problema, se eu ando demais na estrada, ela descarrega a bateria, dai só no tranco, na cidade fica tranquilo, a impressão que dá é que se esquentar demais ela não carrega, alguém já passou por esta situação? levei num eletricista e ele quer que deixe a vtr uns 3 dias pra tentar descobrir o problema,
    Hilux sw4 dlx 93/94 turbodiesel, infelizmente tive que vender
    12/02/2021 chegou a nova Land Cruiser Prado 2008 preta,

  • #30
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A única lógica para isso acontecer é a correia estar frouxa ou muito desgastada a ponto de patinar com a força feita para tocar o ventilador em alta rotação.

    A primeira coisa a fazer, é instalar um voltímetro e testar na estrada.
    Nem que seja um multímetro barato ligado no acendedor.


    Citação Postado originalmente por v_jordao Ver Post
    também no aguardo, pois a minha ta com o seguinte problema, se eu ando demais na estrada, ela descarrega a bateria, dai só no tranco, na cidade fica tranquilo, a impressão que dá é que se esquentar demais ela não carrega, alguém já passou por esta situação? levei num eletricista e ele quer que deixe a vtr uns 3 dias pra tentar descobrir o problema,

  • #31
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EduQxQ Ver Post
    Olá JipinhoToyota,
    Conseguiu um bom eletricista?
    na espectativa.

    Um abraço,
    Edu
    Olá, Edu!
    Valeu pela torcida!

    Como falei, na terça passada deixei o carro numa auto-elétrica bem recomendada pelo pessoal do fórum aqui do Rio.
    Ficou lá até 6ª feira, sem que eu tivesse uma explicação pra isso. Fui buscar a viatura na sexta e, de acordo com o eletricista, que está acostumado a mexer com estes carros, todos apresentam o mesmo quadro. E que isso se dá por conta do alternador de baixa amperagem. Deixei meu alternador original lá. Ele me disse que iria tentar aumentar a amperagem dele e colocar um regulador de voltagem interno. Disse que ia tentar chegar por volta de 100 a 120A, pra poder aguentar o AC tranquilo, que, segundo ele, consumiria cerca de 40A (ventoinhas).
    Não esperava por isso, pelo alternador ser originalmente de 55A.

    Mas essa semana estive na concessionária Toyota realizando um serviço e, claro, aproveitei pra trocar uma ideia com o eletricista sobre o assunto. Falei sobre o problema e ele já veio dizendo: "esse alternador aí é de quanto? 85A?".
    Ele disse que, de fato, os 55A não são capazes de aguentar o consumo do AC. Falou que a saída seria justamente essa, de fazer uma adaptação, aumentar a amperagem, colocando um regulador interno.
    Achou estranho o carro ter AC com um alternador desse.

    Se eu não esperava ouvir isso no auto-elétrico, imagine na própria Toyota...

    Será que ele veio com AC original? Ou é somente por adaptação? As pickups japonesas vieram com AC?
    Estou encucado com isso, mas esperançoso de resolver o problema desta vez.

    Pelo menos - não me pergunte como - a voltagem não está mais caindo com o uso do farol. Deve ter alguma ligação meio frouxa, que, ao mexerem, se acertou. Inclusive, a luz do painel estava parcialmente apagada. E voltou a funcionar por completo.

    Eu, hein...
    Tem que mandar benzer!
    SW4 2.8D 93

  • #32
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por v_jordao Ver Post
    também no aguardo, pois a minha ta com o seguinte problema, se eu ando demais na estrada, ela descarrega a bateria, dai só no tranco, na cidade fica tranquilo, a impressão que dá é que se esquentar demais ela não carrega, alguém já passou por esta situação? levei num eletricista e ele quer que deixe a vtr uns 3 dias pra tentar descobrir o problema,
    Rapaz, que coisa, hein!
    Geralmente, é o contrário que acontece, né... Em alta rotação, o alternador manda mais carga. Em lenta, o contrário.
    Além da dica que o Walter deu, será que a bateria está OK? O nível do fluido dela está no nível correto?
    Está andando na estrada com algo ligado? Faróis, AC?
    Começou agora esse problema?
    Tenta fazer um teste com um multímetro, como o Walter falou. Se não conseguir instalar um no painel, vê o que acontece com o carro parado em baixa rotação e acelerando o motor.
    SW4 2.8D 93

  • #33
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Queria entender melhor como os eletricistas conseguem aumentar a capacidade de carga de um alternador.
    Substituir o regulador de voltagem até faz algum sentido, pois aumentando a tensão, automaticamente aumenta-se a corrente em relação à mesma carga (conforme a Lei de Ohm I = V/R).
    O problema é que fazendo isso, o enrolamento original passa a trabalhar com uma corrente maior do que foi dimensionado, aumentando o risco de queima do induzido.
    Seria mais o menos o equivalente a aumentar a pressão da turbina para ganhar potência, expondo o motor a um esforço maior.
    Se o alternador tiver sido dimensionado com folga, pode até dar certo, sem qualquer problema. É tudo questão de fazer e esperar os resultados ao longo do tempo.


    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Olá, Edu!
    Valeu pela torcida!

    Como falei, na terça passada deixei o carro numa auto-elétrica bem recomendada pelo pessoal do fórum aqui do Rio.
    Ficou lá até 6ª feira, sem que eu tivesse uma explicação pra isso. Fui buscar a viatura na sexta e, de acordo com o eletricista, que está acostumado a mexer com estes carros, todos apresentam o mesmo quadro. E que isso se dá por conta do alternador de baixa amperagem. Deixei meu alternador original lá. Ele me disse que iria tentar aumentar a amperagem dele e colocar um regulador de voltagem interno. Disse que ia tentar chegar por volta de 100 a 120A, pra poder aguentar o AC tranquilo, que, segundo ele, consumiria cerca de 40A (ventoinhas).
    Não esperava por isso, pelo alternador ser originalmente de 55A.

    Mas essa semana estive na concessionária Toyota realizando um serviço e, claro, aproveitei pra trocar uma ideia com o eletricista sobre o assunto. Falei sobre o problema e ele já veio dizendo: "esse alternador aí é de quanto? 85A?".
    Ele disse que, de fato, os 55A não são capazes de aguentar o consumo do AC. Falou que a saída seria justamente essa, de fazer uma adaptação, aumentar a amperagem, colocando um regulador interno.
    Achou estranho o carro ter AC com um alternador desse.

    Se eu não esperava ouvir isso no auto-elétrico, imagine na própria Toyota...

    Será que ele veio com AC original? Ou é somente por adaptação? As pickups japonesas vieram com AC?
    Estou encucado com isso, mas esperançoso de resolver o problema desta vez.

    Pelo menos - não me pergunte como - a voltagem não está mais caindo com o uso do farol. Deve ter alguma ligação meio frouxa, que, ao mexerem, se acertou. Inclusive, a luz do painel estava parcialmente apagada. E voltou a funcionar por completo.

    Eu, hein...
    Tem que mandar benzer!

  • #34
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Queria entender melhor como os eletricistas conseguem aumentar a capacidade de carga de um alternador.
    Substituir o regulador de voltagem até faz algum sentido, pois aumentando a tensão, automaticamente aumenta-se a corrente em relação à mesma carga (conforme a Lei de Ohm I = V/R).
    O problema é que fazendo isso, o enrolamento original passa a trabalhar com uma corrente maior do que foi dimensionado, aumentando o risco de queima do induzido.
    Seria mais o menos o equivalente a aumentar a pressão da turbina para ganhar potência, expondo o motor a um esforço maior.
    Se o alternador tiver sido dimensionado com folga, pode até dar certo, sem qualquer problema. É tudo questão de fazer e esperar os resultados ao longo do tempo.
    Walter,

    também não sei te explicar muito bem, até porque seu conhecimento em elétrica é mais profundo que o meu.
    Mas, como sou curioso, fiz essa pergunta pra um outro eletricista.
    Ele me disse que o aumento da amperagem decorria exatamente de um novo enrolamento, alterando o original. A grosso modo, aumentaria fisicamente o número de "fios" no enrolamento, o que, por consequência, daria num acréscimo ao tamanho da peça. Por este motivo, alguns eletricistas me alertaram que não seria possível fazer isso, dado o tamanho reduzido da carcaça do alternador original.
    Por outro lado, tanto o eletricista de onde deixei meu alternador quanto o da Toyota disseram que é possível, sim.
    O da Toyota disse que é só "enrolar com um jeitinho" que dá certo.

    E a substituição do regulador seria consequência da nova corrente produzida pelo alternador, já que devem ser compatíveis.
    Seria colocado um regulador eletrônico, teoricamente mais eficaz, como o da Gauss que cheguei a adaptar pra tentar resolver o problema.

    Vamos ver, meu amigo...
    SW4 2.8D 93

  • #35
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Olá JipinhoToyota,
    Bom que conseguiram resolver.
    O aumento da capacidade de corrente do alternador se dá executando um enrolamento com fio mais grosso.
    As picapes 2.8 pelo que tenho visto não possuem ventoinha específica para o AC, é utilizada a própria do radiador para refrigerar o AC, que está acoplada mecanicamente ao motor.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #36
    Usuário Avatar de v_jordao
    Entrada
    18/05/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    48
    Posts
    165
    Agradecimento: 1
    vou levar em outro eletricista, mandar testar a bateria, penso que quando se esta a horas com o motor ligado em alta rotação, talvez a bateria esquente e não carregue, ou então o alternador esquente e não mande carga o suficiente, se eu soubesse o que era, ou trocava o alternador ou trocava a bateria, o pior são os eletricistas
    Hilux sw4 dlx 93/94 turbodiesel, infelizmente tive que vender
    12/02/2021 chegou a nova Land Cruiser Prado 2008 preta,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual a picape mais macia e estável ?
      Por gnomovet no fórum Picapes
      Respostas: 65
      Última resposta: 30/12/2017, 23:04
    2. Preço da triton caindo tanto!!!
      Por andre098 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 12
      Última resposta: 17/01/2014, 15:45
    3. Motor AP caindo rotação
      Por Edgar Caldeira no fórum Troller
      Respostas: 25
      Última resposta: 25/02/2013, 09:49
    4. Vendo Raridade-Samurai macio e estavel
      Por otavioemblumenau no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 35
      Última resposta: 30/07/2009, 18:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade