FINALMENTE!!

Falei em um tópico que ela estava disparando,e que dois segundos depois voltava ao normal....
Entre oficinas e serviços foram-se quase cinco meses...

O mecânico abriu a bomba (mecânica) e detectou que tinha um mecanismo lá que emperrava, ocasionando o disparo do motor.

Agora depois de reparada, montada e tudo mais, o motor ligava,mas não subia de rotação..
Tinha combustivel em excesso, mas os bicos estavam bons.

Tudo começou com a rotação, que oscilava um pouco, e tinha que acelerar fundo ou bombear para estabilizar.

Falei que na descida ela estabilizava,e numa subida, queria morrer...

Pois bem...
Existe um rolamento que segura a engrenagem de sincronia da bi.
Esse bendito estava estragado,fazendo o eixo da bomba trabalhar de forma irregular.

Esse problema no eixo desgastou e descolou a luva do eixo da bomba, ao ponto do eixo deslocar e desgastar as palhetas e o corpo da bomba
Com as palhetas desgastadas, a bomba não pressurizava, fazendo a marcha lenta cair (quando deslocava pra frente numa descida, as palhetas se aproximavam da parede,dando pressão por um momento e estabilizando a rotação.

Com a luva (bucha) deslocada, estava passando combustivel para o bloco, afinando o óleo e fazendo a turbina cuspir óleo para os cilindros, causando os disparos de aceleração do motor...

Conclusão:
Por causa desse rolamento,perdi a bomba injetora.
Meu mecânico encontrou a carcaça muito boa de uma 2.8 (fica a dica), segundo ele idêntica.
Miolo novo, e R$ 1.800 depois,estou com o carro funcionando perfeitamente.

Verifiquem esse rolamento em uma revisão, para não terem surpresa mais tarde, e vejam os sintomas precederam:

- Oscilação da marcha lenta, fazendo com que tenha que pisar fundo no acel pra estabilizar
- Motor disparando em redução de marcha
- Necessidade de acionar a bomba manual para estabilizar a rotação
- Perda de força e rotação em subida
- Perda de aceleração
- Dificuldade de verificação do nivel do óleo

Obrigado a todos que me ajudaram nos posts.