x
Convex Datacenter
Página 5 de 26 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 310
  • #49
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5



    Hoje pela manhã busquei a tampa do radiador e a válvula termostática:

    Hilux SW4 2002 - "Monstrinha"-foto-1.jpgHilux SW4 2002 - "Monstrinha"-foto-2.jpgHilux SW4 2002 - "Monstrinha"-foto-3.jpg
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #50
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Estimado Tcheigor, muito obrigado pela atenção! Entretanto, continuo com a seguinte dúvida: por qual razão em curvas uma das rodas tenderia a ser arrastada sendo que há diferencial em ambos os eixos? Se há diferença de velocidade o diferencial não compensaria essa diferença da roda externa à curva com a interna?

    Por que, tecnicamente, o "conjunto de engrenagens" seria danificado?

    Sem dúvida ando bem mais devagar em chuva, principalmente agora com os BF Goodrich AT...

    Desculpa pelo excesso de perguntas e dúvidas, mas já procurei por estas dúvidas no Fórum e não encontrei respostas...

    Abração
    A diferença de velocidade ocorre não só nas rodas, mas também entre os eixos (diferencial dianteiro pro traseiro) durante as curvas. Se tiver CT com diferencial (diferencial central) aí sim pode rodar full time 4x4 com segurança. No sistema sem diferencial central os dois cardãs rodam na mesma velocidade, por isso numa curva um dos eixos recebe menos giro do cardã do que deveria, e o outro eixo recebe mais giro do que deveria, o que causa a sensação do carro estar 'preso' em manobras.
    Difícil explicar, mas é fato.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #51
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    A diferença de velocidade ocorre não só nas rodas, mas também entre os eixos (diferencial dianteiro pro traseiro) durante as curvas. Se tiver CT com diferencial (diferencial central) aí sim pode rodar full time 4x4 com segurança. No sistema sem diferencial central os dois cardãs rodam na mesma velocidade, por isso numa curva um dos eixos recebe menos giro do cardã do que deveria, e o outro eixo recebe mais giro do que deveria, o que causa a sensação do carro estar 'preso' em manobras.
    Difícil explicar, mas é fato.
    Agora sim realmente entendi! O diferencial central compensaria a diferença entre o eixo dianteiro e traseiro, não forçando os cardãns que estariam em velocidades diferentes. Muito obrigado mesmo TCHEIGOR!

    Abração.
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #52
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    ALONSOFAUSTO

    A tal lingua Portuguesa é complicada sim para explicar as coisas , mas vc agora entendeu , mas mesmo assim vou tentar ajudar mais um pouco , nos carros 4x4 que não tem diferencial CENTRAL é como nas SW4 a partir de 2005 que tem o diferencial central , mas é como se estes carros estivessem com o difrencial CENTRAL BLOQUEADO , ou seja nos carros que não tem diferencial central o eixo cardã dianteiro gira com a mesma velocidade de giro do que o traseiro e qdo vc faz uma curva as rodas dianteiras curvam com um raio diferente do que as rodas traseiras , com isto e por isto os eixos cardãs girando com a mesma velocidade e as rodas girando umas mais do que as outras é que da o problema de quebra .

    Outra coisa , NO MANUAL destes carros diz que vc pode engatar a tração 4x4 até a 80 KM/H , PODE SIM ESTA CORRETO , mas eu por minha experiência em meu jipe ENGESA ,vejo que este acoplamento ocorre de uma forma não muito lisa , harmoniosa , macia , POR ESTE MOTIVO eu prefiro engatar e desengatar a tração 4X4 com o carro parado . Vc NUNCA PODE PASSAR DE 4X4 HIGHT ( velocidade alta ) PARA SLOW ( velocidade reduzida ) COM O CARRO ANDANDO . Penso que se eu precisar de usar a tração em 4x4 é pq tem enrosco pela frente e com isto não me custa nada em parar o carro e fazer este procedimento , NUNCA TIVE engrenagens quebradas por ter este cuidado e se vou usar 4x4 é pq tenho que andar bem devagar , É SÓ PRECALÇÃO MINHA este procedimento que faço e recomendo a outras pessoas , já vi em trilhas quebrar engrenagens de amigos passando de 4x2 para 4x4 com o carro andando , talvez por ele ter usado a alavanca rápido demais ou outra coisa qualquer e o prejuízo não é pequeno . Mesmo sabendo que a SW4 2008 é um carro mais moderno , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Abraço

  • #53
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ALONSOFAUSTO

    A tal lingua Portuguesa é complicada sim para explicar as coisas , mas vc agora entendeu , mas mesmo assim vou tentar ajudar mais um pouco , nos carros 4x4 que não tem diferencial CENTRAL é como nas SW4 a partir de 2005 que tem o diferencial central , mas é como se estes carros estivessem com o difrencial CENTRAL BLOQUEADO , ou seja nos carros que não tem diferencial central o eixo cardã dianteiro gira com a mesma velocidade de giro do que o traseiro e qdo vc faz uma curva as rodas dianteiras curvam com um raio diferente do que as rodas traseiras , com isto e por isto os eixos cardãs girando com a mesma velocidade e as rodas girando umas mais do que as outras é que da o problema de quebra .

    Outra coisa , NO MANUAL destes carros diz que vc pode engatar a tração 4x4 até a 80 KM/H , PODE SIM ESTA CORRETO , mas eu por minha experiência em meu jipe ENGESA ,vejo que este acoplamento ocorre de uma forma não muito lisa , harmoniosa , macia , POR ESTE MOTIVO eu prefiro engatar e desengatar a tração 4X4 com o carro parado . Vc NUNCA PODE PASSAR DE 4X4 HIGHT ( velocidade alta ) PARA SLOW ( velocidade reduzida ) COM O CARRO ANDANDO . Penso que se eu precisar de usar a tração em 4x4 é pq tem enrosco pela frente e com isto não me custa nada em parar o carro e fazer este procedimento , NUNCA TIVE engrenagens quebradas por ter este cuidado e se vou usar 4x4 é pq tenho que andar bem devagar , É SÓ PRECALÇÃO MINHA este procedimento que faço e recomendo a outras pessoas , já vi em trilhas quebrar engrenagens de amigos passando de 4x2 para 4x4 com o carro andando , talvez por ele ter usado a alavanca rápido demais ou outra coisa qualquer e o prejuízo não é pequeno . Mesmo sabendo que a SW4 2008 é um carro mais moderno , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO .

    Abraço
    Perfeito Dr. Guilherme, excelente explicação e gostei muito das valiosíssimas dicas!!!

    Mas, diante de toda a explicação e exemplos, concluo: sendo assim, não haveria problema em andar apenas em linha reta com a dianteira engatada, não importando o tipo de piso, visto que as velocidades seriam as mesmas. Assim, no caso de pegar retas infinitas de rípio, poderia engatar a dianteira e ter o carro mais na mão e sem prejudicá-lo? Ou apenas as correções de direção, em linha reta e que praticamente não mexem o volante, já seriam suficientes para o efeito de causar velocidades diferentes nos eixos?

    Agradeço muito a atenção e desculpa tamanha insistência.... é que realmente quero saber usar a Monstrinha de forma 100% correta e sem causar nenhum tipo de desgaste prematuro ou até mesmo quebras por mau uso.

    Att.,
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #54
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Essa é uma situação que eu desaconselho, pois a diferença de desgaste nos pneus (e elas existem ou vão existir com o uso) já pode fazer os cardans girarem a velocidades diferentes, forçando o sistema.Minha dica é: use a tração dianteira apenas em pisos escorregadios (terra solta, cascalho, lama, grama molhada, etc)
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #55
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    ALONSOFAUSTO E CLANDIO

    Esta situação de andar no RÍPIO , na minha opinião é aconselhavel andar em 4x4 ou seja com a frente engatada , pois o RÍPIO é caracterizado por ser um piso só de pedras soltas e com a tração em 4x4 vc vai aumentar muito a sua segurança .

    Minha opinião . Nunca andei no RÍPIO mas 3 dos meus irmãos já foram a USHUAIA e andaram mais de 3.000 km de RÍPIO e me falaram que o carro anda como se tivesse flutuando de tantas pedras soltas que é este piso .

    OBS :

    Um destes irmãos esta aqui em casa ao meu lado , ele me falou que tem rípio no qual é uma cama de pedras soltas , NESTE CASO É ACONSELHAVEL USAR A TRAÇÃO EM 4X4 , e tem rípio que é uma terra batida com algumas pedras soltas , neste caso NÃO É ACONSELÁVEL ANDAR EM 4X4 .
    4X4 Brasil

  • #56
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Concordo Guilherme. O rípio se enquadra em piso escorregadio (tipo cascalho), portanto permitido (até aconselhável) o uso do 4x4.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #57
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Essa é uma situação que eu desaconselho, pois a diferença de desgaste nos pneus (e elas existem ou vão existir com o uso) já pode fazer os cardans girarem a velocidades diferentes, forçando o sistema.Minha dica é: use a tração dianteira apenas em pisos escorregadios (terra solta, cascalho, lama, grama molhada, etc)
    Até a pressão dos pneus, diferentes, causam diferença de rotação entre os eixos.
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #58
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ALONSOFAUSTO E CLANDIO

    Esta situação de andar no RÍPIO , na minha opinião é aconselhavel andar em 4x4 ou seja com a frente engatada , pois o RÍPIO é caracterizado por ser um piso só de pedras soltas e com a tração em 4x4 vc vai aumentar muito a sua segurança .

    Minha opinião . Nunca andei no RÍPIO mas 3 dos meus irmãos já foram a USHUAIA e andaram mais de 3.000 km de RÍPIO e me falaram que o carro anda como se tivesse flutuando de tantas pedras soltas que é este piso .

    OBS :

    Um destes irmãos esta aqui em casa ao meu lado , ele me falou que tem rípio no qual é uma cama de pedras soltas , NESTE CASO É ACONSELHAVEL USAR A TRAÇÃO EM 4X4 , e tem rípio que é uma terra batida com algumas pedras soltas , neste caso NÃO É ACONSELÁVEL ANDAR EM 4X4 .
    Grande Guilherme

    Seu irmão tem razão, já andei na Ruta 40, usando 4x2 na maior parte do trajeto, mas tem muitos trechos que usei 4x4, pois o rípio é muito solto e o carro "dança" bastante.

    Engels
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #59
    Usuário Avatar de AlonsoFausto
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Vitória/ES
    Posts
    376
    Agradecimentos: 5
    Engels, Clandio e Dr. Guilherme,

    Obrigado pela vasta explicação e paciência dos Srs.! Realmente entendi quando posso e devo engatar a dianteira. Agora estou lascado para conseguir pelo menos uma vez por mês um lugar que possa engatar a dianteira para manter o sistema lubrificado...

    Abraços
    Fausto
    Atual: Pajero Full HPE 2008
    Ex Sw4 2002, Hilux 1994 solid axle.

  • #60
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por AlonsoFausto Ver Post
    Engels, Clandio e Dr. Guilherme,

    Obrigado pela vasta explicação e paciência dos Srs.! Realmente entendi quando posso e devo engatar a dianteira. Agora estou lascado para conseguir pelo menos uma vez por mês um lugar que possa engatar a dianteira para manter o sistema lubrificado...

    Abraços
    ALONSOFAUSTO

    Se no seu caso em tudo em sua volta é só asfalto , é só vc ligar a tração 4x4 e andar apenas 1km só para que as engrenagens mude de posição e mexa um pouco com o óleo que esta lá parado , 1 km só em asfalto não estraga nada , isto vc pode fazer a cada 3 meses .

    O recomendado é vc andar de 16 a 20km , mas fazendo desta forma é melhor do que deixar parado eternamente .

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranger 3.0 4x4 Monstrinha
      Por giovanefortuna no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 72
      Última resposta: 09/02/2020, 16:32
    2. hilux 2002 turbo " FRACA "
      Por Fabiano Victor Zanetti no fórum Toyota
      Respostas: 21
      Última resposta: 31/10/2014, 00:14
    3. vendo hilux sw4 2002/2002 diesel 3.0 turbo
      Por jleo no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/12/2011, 15:48
    4. Troller 2002 - Dando "Leque" ou "Shimmy"
      Por Sebastião Rezende no fórum Troller
      Respostas: 3
      Última resposta: 27/07/2008, 20:15
    5. Hilux 2002/2003 x L200 2002 GLS 4x4
      Por fera_mecanica no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/01/2007, 10:25

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade