x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14

    Limpeza sistema arrefecimento Radiador Hilux- SW4.




    E aí gurizada, to querendo fazer a limpeza do radiador e troca do fluído de arrefecimento, quero perguntar se vou fazer a coisa certa.
    Vi que a troca na máquina funciona bem no sitema selado, como minha japa tem vaso de expnasão que não é selado, pensei em fazer o seguinte:
    1 - Abrir os drenos conforme o manual (inferior do radiador e no bloco do motor)
    2- tirar a tampa do radiador e dar uma boa mangueirada de água dentro do radiador, pra encher ele e vazar pelos drenos até dar uma limpada na água.
    3- fechar os drenos.
    4- soltar a mangueira superior do radiador.
    5- ligar o motor e esperar a válvula termostática abrir e recolher a água que sair pela mangueira superior do radiador que foi desconectada. Continuar botando água pelo radiador enquanto isso, até sair só água limpa. Nesse meio tempo deixar o ar quente ligado pra trocar aquela água e limpar a tubulação dele tbem.
    6- abrir novamente os drenos, dar a mangueirada final com tudo aberto, fechar os drenos e daí sím encher com o fluído.

    Minhas dúvidas:

    É certo esse procedimento? Alguma outra dica?
    E outra, qual aditivo posso usar? no manual recomenda diluir 50%. Minha camionete pega 9l. Ou boto 4,5l do concentrado + água destilada ou 9 litros do diluído, é isso mesmo? achei por 24 o litro do concentrado (Petrobrás Verde) ou 16 o litro do diluído no ipiranga (não lembro a marca).
    Parece coisa simples, mas não quero dar bobeira!
    abraço!
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Sim! Já fiz dessa forma e ficou beleza, mas ultimamente tenho estado meio preguiçoso de fazer made in home, até porque na garagem do meu prédio o pessoal encrenca, as últimas vezes fiz na máquina e foi feito também o teste de pressão, para verificar qualquer tipo de vazamento!

  • #3
    Usuário Avatar de Freitag
    Entrada
    15/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro - Taquara/RJ
    Idade
    46
    Posts
    845
    Agradecimentos: 0
    Em suma o procedimento é esse mesmo, faço sempre a cada 20.000 ou 2 anos, o que atingir primeiro. Quanto ao fluido ou usa tudo diluído ou no meu caso coloco 4l de concentrado e completo o resto. Mesma motorização. Serviço rápido, simples e de suma importância. []s
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    A única coisa que eu não faria é mexer no dreno inferior.
    É uma peça plástica que já deve estar ressecada, podendo facilmente trincar ou quebrar ao mexer.
    Solte a mangueira inferior que é mais fácil e seguro.

  • #5
    Usuário Avatar de Freitag
    Entrada
    15/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro - Taquara/RJ
    Idade
    46
    Posts
    845
    Agradecimentos: 0
    Boa observação Glaicon.
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    bem pensado, valeu pela dica, eu não sabia que era de plástico! mas o dreno do motor vou ter que abrir, pra trocar a água do bloco, não tem jeito...
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #7
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    A minha eu abri o dreno do radiador, não teve erro, só o oring de borracha que aproveitei e troquei. Eu não fiz esta ultima parte de tirar a mangueira e funcionar o motor!
    Quanto à diluição do fluido, é mais importante seguir a recomendação do produto que vc vai usar do que a do manual do carro!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Então gurizada, fiz a limpeza! Abri o dreno do radiador sem problemas, não precisei fazer força, tava bem macio. O duro foi abrir o dreno do motor. Que lugarzinho miserável de mexer! E tava quase desistindo porque o parafuso não queria sair de jeito nenhum, mas no fim saiu, só que veio junto toda peça que prende no bloco do motor, não só o parafuso (tem o parafuso do dreno e o dreno, no caso o dreno saiu junto). O parafuso não consegui tirar nem com o dreno fora do lugar, pensem numa solda por corrosão das mais grudadas! Montei tudo de novo e ficou ok por enquanto, nada de vazamentos e consegui drenar tudo, pois couberam certinho os 9 litros. Vou ver se encontro o dreno e o parafuso pra trocar numa próxima limpeza, já consegui o código da peça.
    Um abraço a todos e valeu pelas dicas!
    Ps. dei uma de amador e esqueci a câmera fotográfica...como eu tava fora de casa, ficou sem fotos... (usei o pátio de um amigo emprestado)
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    ah, antes de conseguir tirar o dreno do bloco tentei soltar as mangueiras do radiador. SEM CHANCE NENHUMA! Pelo jeito só cortando pra tirar, fiquei com medo de meter uma chave de fenda e estragar. E elas são todas novas, tem em torno de 30mil Km.
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    17/10/2013
    Local
    Montenegro/RS
    Idade
    42
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Drenei o meu em casa a alguns anos e matei a grama... Amadorismo puro!
    De uma atenção na tampa do radiador. Algumas vezes, depois de mexer ela pode apresentar vazamentos.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    valeu a dica dr, mas por enquanto to conferindo o nível todo dia pra ver se não aparece nenhum vazamento, então to sempre mexendo na tampa! saiu uma água bem ferruginosa e to com medo que agora com adição do aditivo surja um vazamento! terça vou fazer a primeira viagem e ver como ela se comporta. pescaria e acampamento pra tirar o stress!
    abraço!
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    valeu a dica dr, mas por enquanto to conferindo o nível todo dia pra ver se não aparece nenhum vazamento, então to sempre mexendo na tampa! saiu uma água bem ferruginosa e to com medo que agora com adição do aditivo surja um vazamento! terça vou fazer a primeira viagem e ver como ela se comporta. pescaria e acampamento pra tirar o stress!
    abraço!
    Geralmente o vazamento nesse radiador ocorre na solda superior, ou seja na chaleira, em oficinas que fazem essa limpeza com máquina se faz o teste com um aparelho simples que joga pressão de ar dentro do radiador e se detecta no mesmo momento aonde está o vazamento, de qualquer forma fique atento! Um forte abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 27/07/2020, 20:45
    2. Limpeza do sistema de arrefecimento
      Por andraschko no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 25/10/2006, 13:02
    3. sistema de arrefecimento sw4 3.0tb 97/98
      Por ucelio no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/10/2006, 09:36
    4. Respostas: 10
      Última resposta: 13/06/2006, 10:05

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade