x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0

    Dimensionamento de Intercooler




    Aos Engenheirs de plantão...

    Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

    Matematicamente e Mecânicamente???
    Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

    Dé Carl

  • #2
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

    Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

    Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.
    Negativo Francisco,

    Esse é um cálculo bem complicado. Se vc fizer um intercooler grande demais, vai aparecer o "lag".

    É por isso que eu quero saber como é feito o dimensionamento

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    OK decarlifilho

    Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

    Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

    A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.
    4X4 Brasil

  • #5
    Decarli,

    Por lógica...

    O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

    Ainda por lógica...

    O melhor é o menor e o que refrigera mais..

    Ainda por lógica...

    se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

    No seu caso, eu copiaria o original.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    OK decarlifilho

    Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

    Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

    A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.
    Francisco,

    O meu motor não é mercedes, é de uma SW4 1997.

    Dé Carli

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Decarli,

    Por lógica...

    O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

    Ainda por lógica...

    O melhor é o menor e o que refrigera mais..

    Ainda por lógica...

    se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

    No seu caso, eu copiaria o original.
    Elmestizo,

    Eu aprendi aqui no forum que Lag não é restrição, Lag é quando os dutos entre a turbina e o coletor de admissão sõ muito grande, demorando para o turbo "encher" o sistema ou seja, sem resposta imediata do motor.
    Sobre o menor, vc pode estar estrangulando todo o sistema prejudicando muito mais que melhorando. É como se tivesse um filtro de ar sujo.

    Dé Carli

  • #8
    Amigo,

    Vc está misturando os conceitos!!!

    Pense um pouco... como algo menor e sem restrição vai estragular?

  • #9
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Amigo,

    Vc está misturando os conceitos!!!

    Pense um pouco... como algo menor e sem restrição vai estragular?

    Pega um mangueira de 1 polegada com água e mede a quantidade de água que sai...
    Coloca na ponta um terminal de 1/4 polegada...Acho que vai diminuir a quantidade de água...

    Se é menor, pode sim, ter restrição...
    É isso que eu quero calcular,qual o menor tamanho (diminuir o lag) que um intercooler deve ter (sem estrangular)?????

    Dé Carli

  • #10
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Pega um mangueira de 1 polegada com água e mede a quantidade de água que sai...
    Coloca na ponta um terminal de 1/4 polegada...Acho que vai diminuir a quantidade de água...

    Se é menor, pode sim, ter restrição...
    É isso que eu quero calcular,qual o menor tamanho (diminuir o lag) que um intercooler deve ter (sem estrangular)?????

    Dé Carli
    decarli

    Você não pode comparar o funcionamento de um turbo intercooler com uma mangueira de água. São duas coisas completamente diferentes. A turbina de um motor a explosão não atua por si só, ela aumenta a pressão do ar, e o próprio motor também atua na movimentação do ar (válvulas de admissão e descarga, lembra?) puxando o fluxo do ar, juntamente com a ação da turbina que acelera o movimento do ar. A turbina empurra e o motor puxa, por isso um intercooler tem que dar muita vazão, e tem que ter o mínimo de turbulência possível no fluxo do ar (mangueiras sanfonadas, curvas apertadas, ou intercooler sub dimencionado). Por isso mencionei que o intercooler deve ser grande (como o Garrett original do motor Mercedes) e não aquela coisa pífia da Maxcooler, que é claramente subdimencionado para o 364.

    À propósito, se você não especifica o seu motor no tópico eu não posso adivinhar.

    Dá uma lida nessa matéria:
    http://www.turbobygarrett.com/turbob...esel_tech.html

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    53
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    decarli

    Você não pode comparar o funcionamento de um turbo intercooler com uma mangueira de água. São duas coisas completamente diferentes. A turbina de um motor a explosão não atua por si só, ela aumenta a pressão do ar, e o próprio motor também atua na movimentação do ar (válvulas de admissão e descarga, lembra?) puxando o fluxo do ar, juntamente com a ação da turbina que acelera o movimento do ar. A turbina empurra e o motor puxa, por isso um intercooler tem que dar muita vazão, e tem que ter o mínimo de turbulência possível no fluxo do ar (mangueiras sanfonadas, curvas apertadas, ou intercooler sub dimencionado). Por isso mencionei que o intercooler deve ser grande (como o Garrett original do motor Mercedes) e não aquela coisa pífia da Maxcooler, que é claramente subdimencionado para o 364.

    À propósito, se você não especifica o seu motor no tópico eu não posso adivinhar.

    Dá uma lida nessa matéria:
    http://www.turbobygarrett.com/turbob...esel_tech.html


    Francisco, eu não pedi para dimensionarem o intercooler para o meu carro, eu tinha pedido para me ensinarem matematicamente como se dimensiona um IC...Poderia usar em qualquer carro.

    Vou tenta explicar com um pouco mais de linhas...
    Quando o turbo "empurra" ar para o coletor, ele foi dimensionado (tamanho de caracol) para empurrar ar por determinado tamanho de dutos e diâmetro. Se for usar dutos grandes e largos, o caracol tem que ser grande o suficiente para "encher" o mais rápido possível para que não haja na aceleração. Se o duto for pequeno e extreito, um caracol menor.
    Essa é a configuração.
    Eu sei que existe um trabalho casado entre a sucção do motor e o turbo mas,o tubo que os conecta,se for estreito, afunila que nem mangueira de água.

    Se vc colocar um IC muito grande, vc irá resfriar muito mais o ar, mas como tem muito mais espaço disponível pelo tamanho do IC, vc terá pouca pressão do turbo empurrando o ar para dentro.

    Fui claro...

    Dé Carli

    ps. Francisco, vc tem família aqui em Brasília??? André Bicalho???
    4X4 Brasil

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    oi De Carli

    lá no começo eu fiz alusão ao tamanho do intercooler e o fato dos dutos não terem vazamentos para não perder pressão. Se com o intercooler instalado, grande ou pequeno, mesmo assim o turbo ainda mostrar pressão no manômetro (.4 ou .5 kg pelo menos em aceleração normal) a turbina está cumprindo o papel dela.

    No meu caso eu tenho um motor do caminhão MB-914, o OM 364-LA que tem um intercooler bem grande. Só que eu tive que trocar o coletor de admissão por um de desenho diferente (também da Mercedes) porque o que veio com o motor não cabia no cofre do Bandeirante. A boca desse coletor que substituiu o outro é de 80 mm de ø e a boca da saída do caracol do turbo 40 mm ø, com as bocas do intercooler em 60 mm ø, ou seja, os diâmetros da tubulação cresciam à medida que se aproximavam do coletor de admissão. Tive que fazer um certo malabarismo com tubos inox e mangueiras lisas para acomodar o motor e o intercooler no cofre do carro. No fim das contas acho que ficou excelente. Não conheço nenhum outro Bandeirante com esse motor, ou com o intercooler original Garrett, que muita gente dizia que não caberia nunca no Bandeirante. Enfim, aquelas matérias que mandei no URL falam de dimencionamento de turbina, de intercooler, todo esse lado técnico que acho que você estava procurando.

    Não sei se você esta considerando mandar fazer um intercooler sob medida pra SW, tem gente em SP que faz e fica perfeito, também não sei as opções de intercooler no mercado para esse motor.

    Bicalho é um nome muito comum em Minas, mas acho que o André não deve ser parente.

    Bom fim de semana;
    Chico

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade