Powered by vBulletin

Justificativa comprar frota de nova Hilux ao invés de S10

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/11/2005, 18:32
    João Pedro
    A RANGER CS NÃO TEM 4X4

HOMERO

C'os diáchos!
    Cai do horse.. :mrgreen:
    Tá explicado então mestre Homero.
    E'ntão é por isto que continuo amando minha S10 :dance:
  • 20/11/2005, 10:51
    Walter L. L. Casitta
    Não seria muito mais sensato isso?

http://www.iveco.com.br/IvecoNET/ima...s_cabdupla.jpg
    ou isso?
    http://www.mercedes-benz.com.br/veic...chassi_311.jpg

Esse tipo de utilitário já acabou com a Silverado e D40 e só existem ainda as F250, 350 e 4000, porque a ford exporta.
    4x4 já não é desculpa mais, já estão saindo as versões traçadas...
  • 20/11/2005, 17:27
    João Pedro
    Walter, mas esta proposta ñ é um pouco diferente em alguns aspectos? Tipo, mobiidade e, principalmente, custos (manutenção e combustível) ?

Pelo que o colega expõe a carga a ser levada não demanda um veículo de maior porte.

No entando, veja um dado curioso.
    Em visita à uma fazenda de café de um amigo (no município de Manhuaçú-Mirim/MG), me vi envolvido nas dúvidas deste meu amigo quanto a substituição da "insubstituível" pik-up Bandeirantes usada na fazenda. Ficamos analisando várias opções e ele ñ confiava em nenhuma outra pik-up para fazer o trabalho que a velha "Band" fazia (ressalte-se que a manutenção dela era a melhor possível). Contudo, com a diversidade de funções e o crescimento da fazenda, ela já ñ atendia a demanda de trabalho. Note, havia um caminhão para o serviço mais pesado.

Depois de mto analisar ele optou por um caminhão leve e a escolha recaiu por um Mercedes. Idas e vindas às concessionárias observamos até uma arrogância dos vendedores Mercedes. Foi qdo resolvi sugerir que meu colocasse na balança os dados (custos de aquisição, manutenção, índice de defeitos etc). Ele então, depois de muito analisar, comprou um Volkswagem e está se dando mto bem.
    Mas, detalhe, ele ainda está com a "Band" e ainda sabe como substituí-la, rssss.
  • 20/11/2005, 21:44
    TylerNTL
    Miranda / João Pedro

Conforme Hormero comentou infeliz(ou felizmente) Ranger CS 0km só 4x2.

Atualmente tenho uma Ranger CD diesel e antes uma CS V6.

Apesar de gostar muito delas tenho que admitir que a Ranger fica devendo muito às hilux com que trabalnhei (2004 para trás) especialmente em robustez mecânica e capacidade off-road. Por isso o felizmente entre parênteses acima.

thelmo
  • 20/11/2005, 22:12
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por Thelmo
    Miranda / João Pedro

Conforme Hormero comentou infeliz(ou felizmente) Ranger CS 0km só 4x2.

Atualmente tenho uma Ranger CD diesel e antes uma CS V6.

Apesar de gostar muito delas tenho que admitir que a Ranger fica devendo muito às hilux com que trabalnhei (2004 para trás) especialmente em robustez mecânica e capacidade off-road. Por isso o felizmente entre parênteses acima.

thelmo

Thelmo,

Muito bem colocado e lembrado essa informação entre parenteses.
  • 20/11/2005, 22:39
    TylerNTL
    Walter / João Pedro

Citação:

ou isso?
    A opção pelo veículo da 2ª foto Sprinter (e genéricos Kia ou Hyundai) é ótima mas tem alguns detalhes.

Uns 03 meses atrás sabatinei um amigo que utiliza Sprinter e similares (a frota dele é um mix de Mercedes, Kia, Hyunday e outros fabricantes orientais que nem conheço). Os equipamentos que ele utiliza no carro são basicamente os mesmos que eu necessito (que pesam aproximadamente 900kg) como as viaturas tem uma capacidade de carga de aproximadamente 1800kg trabalham com mais folga e tem um ótimo espaço na carroceria.

Quando perguntei sobre custo de operação, indisponibilidade e problemas de manutenção em geral ele nem soube o que responder pq o custo é baixíssimo (diesel, óleo e uma merreca de manutenção que se tornava despresível em relação ao custo com diesel) além disso os carros quebram muito pouco.

FIQUEI MUITO ANIMADO, PORÉM...
    Ele utiliza os carros somente no horário comercial um carro para cada equipe (1 motorista exclusivo por carro e responsável pela manutenção e pelos defeitos decorrentes do mau uso). Resultado carro bem conduzido e alguém que sabe que se o carro quebrar por mau uso vai ser responsabiizado.

No nosso caso os veículos rodam 24h, com 03 equipes/dia (eventualmente 06 motoristas/dia) iniciando o turno na primeria viatura disponibilizada. Resultado nossos motoristas são bem menos cuidadosos e é difícil identificar os (irres)responsáveis pelo mau uso.

Como a forma de gerir a frota do meu colega é bem diferente da nossa. Na minha avaliação (baseada apenas na opinião pessoal e sensibilidade) se optarmos por Sprinters os custos de operação serão basicamente os mesmos das Hilux.

Citação:

4x4 já não é desculpa mais, já estão saindo as versões traçadas...
    As viaturas deste tipo que vi com tração são ching-ling e não me inspiraram muita confiança. Você sabe se a Mercedes fabrica Sprinter 4x4? Será que uma Sprinter 4x4 terá capacidade off-road semelhante a uma caminhonete???
    Se existir Sprinter 4x4 vale pesquisar os angulo de entrada e saída, distância entre eixos e vão livre...

Citação:

Não seria muito mais sensato isso?
    Com relação a um veículo maior 1ª foto (é um IVECO? Deve ter capacidade de umas 03 toneladas!?):
    Atualmente temos uma F-350 que compramos por experiência. Com relação a adaptação ao trabalho a aprovação pela peãozada é total* quando ela chega do campo tem briga para iniciar o turno nela devido ao espaço na carroceria ela anda um pouco mais equipada e é mais fácil organizar os materiais.

Porém ela não tem a mesma mobilidade da Hilux*, o consumo é um pouco maior uns 5,5km/lt e o custo de manutenção chega a ser o dobro(comparada à Hilux)
    (*Na zona urbana ela não manobras em ruas apertadas (favelas etc) na zona rual falta capacidade 4x4)

Apesar da aprovação total dos eletricistas** e de tratar-se de um carro mais durável*** não aprovamos a experiência e não compararemos mais F-350 devido ao custo de operação (manutenção) e falta de mobilidade.
    (**tenho que considerar que quem trabalha nela não é acionado para fazer atendimentos nem em favelas nem na zona rural)
    (***A nossa F-350 é 2001 e está em ótimo estado de conservação. A maioria das Hilux 2001 estão em estado deplorável e algumas já serão aposentadas na próxima renovação)

Baseado na experiência com a F-350 tenho alguma resitência a um carro maior, com capacidade de 3 ou 4 toneladas.
  • 20/11/2005, 22:44
    Homero
    Thelmo,

Eu particularmente não gosto das S10 mas estou tentando lembrar onde li ,se não estou enganado a garantia da GM para S10 para uso profissional é de 1 ano sem limite de KM.
    Se isso é verdade e puder se aplicar ao teu caso , acho que seria a maior garantia do mundo...170.000 km!!!

Talvez vale a pena se informar.
    (eu sei que voce quer Hilux , mas aqui no forum impera a diversidade)

Homero
  • 21/11/2005, 00:06
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por João Pedro
    Walter, mas esta proposta ñ é um pouco diferente em alguns aspectos? Tipo, mobiidade e, principalmente, custos (manutenção e combustível) ?

Pelo que o colega expõe a carga a ser levada não demanda um veículo de maior porte.

João Pedro,
    Eu penso o seguinte:

Consumo:
    Pra atender a esse requisito não teria dúvida nenhuma em escolher a S10 que é muito mais econômica. Não existe outra que consiga bater a S10 no quesito consumo. Ainda mais uma Hilux 2.5, nem a 3.0. A S10 economizaria de 10 a 30% em combustível. Quanto maior o peso do pé maior da diferença.

Manutenção:
    Todo mundo sabe que o custo de manutenção da Hilux é o maior entre todas, ainda mais com aquele plano 3 anos. Imagina um empresa tendo que parar uma picape a cada 5.000Km para atender ao plano de revisões. Já é complicado parar a cada 10.000Km.
    E mais, o motor da S10 é de longe muito melhor que o da Hiluz. Tem peças em todo lugar, até em outras concessionárias. Esse motor pode muito bem chegar aos 300.000Km só com a troca de óleo e filtro enquanto a Hilux nesse período vai no mínimo parar 2 vezes para trocar a correia sincronizada e agregados.
    Então do ponto de vista de uma empresa não teria nenhuma dúvida entra as duas.

Mobilidade e carga:
    A distribuidora de energia daqui de Minas já está usando as IVECO Daily CS e CD a muito tempo. Só que aqui eles não têm a necessidade da tração 4x4. Uma IVECO Daily CS tem lugar para 2 alem do motorista e leva mais 1400Kg de carga e no mínimo 4 vezes o volume em carga na versão mais barata que custa R$67000,00.
    A carga estimada seria de 900Kg. Qual desses picapes aquenta 24Hora por dia com 900Kg da carga? A Hiluz não agüenta e muito menos a S10. Alguém tem idéias do que é 900Kg numa picape dessas? Pode até estar escrito no manual que agüenta 1000Kg. Esporadicamente pode até ser. Pra carregar tudo isso nenhuma das duas atenderia.
    Acho que o Thelmo esta superestimando esse valor.
  • 21/11/2005, 00:57
    Walter L. L. Casitta
    Thelmo,

Tanto a Sprinter quanto Daily têm versão 4x4 na Europa. A Daily 4x4 deve ser lançada no início de 2006 se já não foi e a Mercedes não deve comer essa mosca.

Com certeza nenhuma delas terão características offroad melhor que uma picape Hilux ou mesmo que uma S10, mas com 900 kg a situação deve se inverter.

Da maneira que funciona o revezamento entre os motoristas, não existe nenhum veículo que agüente. Milagres não existem e eu nunca vi isso. Deveria pelo menos existir algum livro de ocorrência para ser preenchido no final de cada turno. Um mínimo de controle deve existir e que você pode não ter conhecimento.

3500Kg da F350 é o peso bruto total que é o peso do veículo mais o peso dos ocupantes mais lubrificantes mais combustível mais a carga. Mais ou menos como a Daily ou Sprinter com rodagem simples que levam no máximo 1500Kg. Existem versões de até 6000Kg PBT e pra não desmancharem acho que 50% ta bom.

A verdade que esses caminhõezinhos europeus chegaram pra ficar e não há como negar a eficiência deles. Podem ir dando adeus os picapes grandes. As da GM já foram...
  • 21/11/2005, 09:36
    Turtle
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Manutenção:
    Todo mundo sabe que o custo de manutenção da Hilux é o maior entre todas, ainda mais com aquele plano 3 anos. Imagina um empresa tendo que parar uma picape a cada 5.000Km para atender ao plano de revisões. Já é complicado parar a cada 10.000Km.
    E mais, o motor da S10 é de longe muito melhor que o da Hiluz. Tem peças em todo lugar, até em outras concessionárias. Esse motor pode muito bem chegar aos 300.000Km só com a troca de óleo e filtro enquanto a Hilux nesse período vai no mínimo parar 2 vezes para trocar a correia sincronizada e agregados.
    Então do ponto de vista de uma empresa não teria nenhuma dúvida entra as duas.

Palavra da Salvação.... :concordo:

Thelmo, vc ja pensou nos caminhoezinhos BONGO??? Diesel, 4x4, OBRA...

abraços
  • 21/11/2005, 10:28
    TylerNTL
    Citação:

Alguém tem idéias do que é 900Kg numa picape dessas? Pode até estar escrito no manual que agüenta 1000Kg. Esporadicamente pode até ser. Pra carregar tudo isso nenhuma das duas atenderia.
    Acho que o Thelmo esta superestimando esse valor.
    Walter,

Realmente superestimei o peso. O equipamento que eu estava considerando com 600kg tem na verdade 350kg.

Dessa forma as ferramentas e equipamentos que carregamos na caminhonete pesam 650kg.

Mesmo assim ainda é uma carga considerável para uso contínuo. Sempre que os carros saem da Garantia fazemos um reforço no feixe de molas.

Citação:

Da maneira que funciona o revezamento entre os motoristas, não existe nenhum veículo que agüente. Milagres não existem e eu nunca vi isso. Deveria pelo menos existir algum livro de ocorrência para ser preenchido no final de cada turno. Um mínimo de controle deve existir e que você pode não ter conhecimento.
    Existe sim algum controle com livro de ocorrências, demissões por mau uso das viaturas direção perigosa... coisa e tal. Além disso temos uma reserva de viaturas de 30%.

Mas o fato é que com um motorista para cada viatura(como na empresa que citei) quando um carro específico precisa de manutenções com mais frequência que a média, você relaciona diretamente os problemas com a forma de conduzir o veículo.

Ao logo do tempo você limpa seu quadro dos maus elementos pois o mau motorista se sobressai no grupo. O problema é resolvido com uma mudança nos atos do empregado ou com uma carteira azul.

No nosso caso estimo que 30% do pessoal dirige de forma displicente sem cuidado com buracos nem com as trocas de marcha. Este mau uso vai desgastando a frota como um todo. É bem mais difícil encontrar "O RESPONSÁVEL" pela quebra e resolver o problema pela origem dando o exemplo para o resto do grupo.
  • 21/11/2005, 10:29
    TylerNTL
    Citação:

Aqui na Paraíba a SAELPA e a CELB (Grupo Cataguazes Leopoldina) tinham uma frota imensa de S10 (modelo de 2001 pra cá, não sei bem qual era o ano) e trocou toda por Hilux, só que do modelo anterior, não sei se já têm da nova, mas conversando com uma pessoa ligada à diretoria de lá, disseram que mudaram devido à S10 não aguentar o trabalho.
    Péricles,

Fiquei muito feliz com a informação. Quando li sua mensagem liguei de imediato para um conhecido da SAELPA (mesmo sendo 23:30). Um dos argumentos dos que estão defendendo a S10 é que várias empresas utilizam inclusive nossos vizinhos da PB.

Até onde colhi informações frota da SAELPA é de S10 2001 e eles andam com as caminhonetes um pouco mais leves* que as nossas.
    (*Na área urbana todos nossos carros são equipadas com uma escada de centro (que sozinha pesa 350kg). Na SAELPA eles não utilizam este equipamento em caminhonetes)

Eles estão compraram umas 10 hilux 2006 para experiência.

O comentário sobre a S10 é que ela não atendeu aos requisitos da zona rural, especialmente devido a defeitos no sistema de tração que foram quebrando e devido ao custo de manutenção desativadas deixando o carro 4x2.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:48.