Postado originalmente por
Floripage
Caro EduQxQ,
Agradeço sua colaboração com a estimativa sobre a diferença de peso esquerdoxdireito, muito bacana.
Estou no compromisso de pesar, como disse, das varias formas e postarei, tambem medirei com fotos as regulagens extremas da cambagem para confirmar-mos a possível relativa diferença de altura da dianteira(dois lados)que fiz referência.
Quanto à sua pergunta, pôxa, não sei até onde vão tuas habilidades e recursos para executares a tarefa, mas te adianto que é uma cachaça e tanto essa tal da mecânica, dentre outras partes que se meche num veículo.
E que tambem não é difícil não, o ingrediente essencial é o amor!
Estejas certo disso, é pela falta desse ítem tão e sómente que vemos coisas do tipo essa que postei, porque em tudo na vida temos que ter alem do amor, muita calma tambem, pois o cara que fêz essa bobagem, além de ter-se prejudicado, alterou o funcionamento de um projeto maravilhoso e vencedor, sem contar o mal que causou ao(s) antigo(s) proprietários, que deixaram de aproveitar o motor excelente que é esse 1kzt em toda sua potencialidade, sabe lá por quanto tempo, até cair na minha mão, sem falar nos eixos balanceadores que o danado não recolocou, nem gostaria de saber para que ele ficou com os mesmos, já desculpando-me pelo tom chulo.
Mas voltando à tua pergunta, se tens tempo e gostas da matéria, te aconselho, não é nada difícil não, alem de um sacador que podes confeccionar para extrair a polia do virabrequim, que nada mais é doque dois parafusos 8mm para fixar na mesma e um sacador de polia , pode ser um da ravem que no meu caso(de polia de Opala) ja transformei para múltiplas funções, e agora para mais essa, que retirou a polia tranquilamente, mas tem que ser assim, com sacador.
O passo à passo é o seguinte:
Solte oe quatro parafusos da coifa da helice e deixe-a sobre a mesma;
Solte os quatro parafusos do radiador e as mangueiras, colhendo o liquido pela torneira de dreno inferior;
Retire as quatro porcas da hélice e retire-a;
Retire a coifa de sobre a hélice;
Retire as tres correias que por sua vez já estarão praticamente frouxas, se preferires frouxes os esticadores agora, pois terás que fazê-lo para a montage;
Retire a polia da bomba dágua;
Retire o esticador da correia do ar condicionado, para poderes retirar a tampa da correia dentada;
Retires a bomba dágua;
Retire os dois parafusos do amortecedor do esticador da correiam, para recoloocar, é fácil, prense a ponta, coloque um rebite ou um preguinho, para mantê-lo comprimido, senão não consegues remontar e não esqueças de retirá-lo para dar pressão na correia;
Retire o esticador da correia;
Retires os quatro parafusos que fixam a polia da bomba injetora, não necessita retirar o grande central, somente os quatro pequenos, observe na recolocação o furo do ponto coincide com uma pontinha na base da mesma que ficará no lugar;
Agora finalmente poderás remover a tampa da caixa, onde ao retirar, verás as referidas engrenagens, porem atenhas-te à remoção de todos os parafusos e para descolar, tens que ter muita calma, uma forçadinha em cima, outra embaixo, outra do lado, emfim, creio que saibas como remover uma tampa colada, na manha para não quebrá~la, pois nem pensar;
E confira então as marcas.
Não esqueças que terás que raspar e lixar bem toda a cola da tampa e bomba dágua, desculpe subestimar teus conhecimentos, mas não sei até onde tuas habilidades vão.
Uma coisa te garanto, tem muito louco fazendo de qualquer jeito e dá conta, pode até ficar mais ou menos, mas o louco entrega para o lesado que sai andando, prováveis vazamentos irão aparecer nesses casos, como foi o dessa que comprei, mas estou fazendo tudo com o carinho que ela merece e está ficando 1000.
No mais, se puder ajudar em algo, pergunte.
Att. Paulo-Floripa.