x
Convex Datacenter
Página 1 de 27 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 314
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10

    TEMPERATURA DE SERVIÇO MOTOR TOYOTA 2.8 e 3.0




    AMIGOS

    Abri este tópico pq fiquei procurando e não achei onde falava sobre este assunto , mas vamos lá :

    Finalmente fiz a ligação elétrica do TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX em minha SW3 2002 motor 3.0 1KZT-E e todos nós estavamos sem saber qual a temperatura se serviço para podermos programar o SINAL DE ALERTA de temperatura máxima que poderíamos colocar no termômetro RACETRONIX para nos avisar que o motor estaria esquentando .

    Como estamos no inverno , a minha experiência pode não mostrar o ideal , mas vai aqui as minhas primeiras impressões de TEMPERATURA DE SERVIÇO deste motor , DAS CONDIÇÕES DO TESTE :

    1- A temperatura ambiente estava em 20ºC
    2- A viagem que fiz foi de 50km em nível plano com apenas uma subida íngreme .
    3- Andando a 80km/h a temperatura foi de 78ºC
    4- Andando a 100km/h a temperatura foi em 80ºC
    5- Andando a 110km/h a temoeratura foi para 82ºC
    6- Andando a 120km/h a temperatura foi para 84ºC
    7- Andando a 130km/h a temperatura foi para 86ºC
    8- Andando a 140km/h a temperatura foi para 88ºC
    9- Estava a 110km/h e temperatura de 82ºC e qdo subí a única subidona , a temperatura foi para 84ºC .

    CONCLUSÃO :

    A temperatura de serviço muda um pouco a cada regime de trabalho o que acho normal , O QUE EU SABIA QUE ERA ERRADO E FOI CONFIRADO É QUE O MARCADOR ORIGINAL DO CARRO NÃO MEXEU 1mm com estas variações de temperatura deste teste.

    OU SEJA :

    RATIFICO A IMPORTÂNCIA DE TODOS NÓS COLOCARMOS MAIS TERMÔMETROS PARA PODERMOS CONTROLARMOS A TEMPERATURA DE NOSSOS CARROS COMO EU JÁ HAVIA INDICADO DOIS :
    1- TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA RACETRONIX ( Mede temperatura da água ).
    2- TERMÔMETRO " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA " ( Marca a temperatura do bloco do motor )

    CONCLUSÃO FINAL :

    Minha experiência mostrou que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA 3.0 TURBO 1KZT-E varia entre 78ºC a 88ºc , por isto deixei o SINAL DE ALERTA EM 90ºC para que em caso de algum problema de SUPERAQUECIMENTO este termômetro me alertar que TENHO QUE PARAR O CARRO DE IMEDIANTO para as devidas correções antes que perca o motor por SUPERAQUECIMENTO .

    OBS :

    Como o teste foi feito em temperatura ambiente amena de 20ºC , vou repetir o mesmo teste no verãozão de 40ºC de temperatura ambiente .

    Desculpem se me alonguei demais .
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Guilherme, muito boas as informações. Quando estiver com o meu instalado, coloco os dados aqui também.
    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    59
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    Prezado Guilherme,
    Ótima informação.
    Penso que irei montar o termômetro para o bloco motor com alarme.
    Peço desculpas, mas não consegui achar o tópico onde esta discussão foi feita no fórum e gostaria que você me indicasse onde posso compra-lo.

    Muito obrigado

    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    Prezado Guilherme,
    Ótima informação.
    Penso que irei montar o termômetro para o bloco motor com alarme.
    Peço desculpas, mas não consegui achar o tópico onde esta discussão foi feita no fórum e gostaria que você me indicasse onde posso compra-lo.

    Muito obrigado

    Fabrizio


    FABRIZIO

    É por isto que abri este tópico novo , fica mais fácil para todos acharem mais rápido .

    1- O TEMÔMETRO DIGITAL COM SENSOR DE ALARMESONORO RACETRONIX ( mede a temperatura da água ) é comprado na www.deltapecas.com.br pelo valor de R$125,00 + frete .

    2- O SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO ( mede a temperatura do bloco do motor ) é comprado na DONATTI4x4 pelo valor de R$179,35 + frete , este SPIA ELETRÔNICO baixou de preço com este modelo novo , ele era maior e retangular , agora cabe até no painel de alguns carros ou colado em cima do painel sem precisar de furar nada ..
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Acabei de fazer outro teste de temperatura de serviço .

    Hoje tive que ir a praia para ver o estrago que os ladrões fizeram lá , arrombaram minha casa e fui lá ver , mas no teste de hoje vão aí os dados :

    1- Temperatura ambiente de 26ºC .
    2- A viagem foi feita de 50km em nível plano .
    3- A 100km/h a temperatura foi de 81ºC .
    4- A 110km/h a temperatura foi de 83ºC .
    5- A 120km/h a temperatura foi de 85ºC .
    6- A 130km/h a temperatura foi de 87ºC .
    7- A 140km;h a temperatura foi de 89ºC .

    CONCLUSÃO :

    A temperatura de serviço muda com a temperatura ambiente , esta faltando agora fazer o teste no verão de 40ºC .

    Mas da para concluir que a temperatura de serviço NÃO DEVE PASSAR DOS 90ºC .

    E OUTRA OBS :

    O teste de 140km/h foi só para teste mesmo e mostra mais uma vez que andar nesta velocidade judia do motor , minha velocidade cruzeiro é em torno de 110/120km/h e no máximo qdo estou com muita pressa o que é ocasionalmente que ocorre , ando a 130km/h não mais do que isto , e o conta gito esta em 3.000rpm a 130km/h .

    E lembrando que no meu carro com pneus 265x75x16 a velocidade que marca no velocímetro é a mesma que marca no GPS , ou seja : com estes pneus um pouco maiores o velocímetro ficou ajustado com a mesma velocidade real do GPS .E a maioria dos carros compneus originais 265x70x16 a velocidade que marca no velocímetro é em torno de 10% a menos do que a velocidade real do GPS .


    Gostaria que os outros colocassem aqui os resultados dos seus carros nestas mesmas condições de VELOCIDADE REAL , pois sabemos que cada região tem seu relevo diferenciado , mas dará para podermos analizarmos com mais extidão com um número maior de informações/dados .
    4X4 Brasil

  • #6
    Guilherme,

    Muito boa estas informações!

    Eu tenho o SPIA e o relógio digital de temperatura e sabendo-se disso, acabo de ficar muito feliz e vou postar uma experiência obtida com o uso do intercooler.

    Aqueles que são céticos quanto à sua efetividade, digo-lhes então que na média de temperatura 28 a 32ºC o carro trabalha a 72 a 74ºC. A temperatura só oscila em subidas, quando é necessária a troca de marchas e um pouco mais de torque, mantendo assim a rotação acima dos 2500 rpm. Neste caso, sobe-se aos 77 a 80ºC, mas logo o tombo vem novamente!

    A velocidade também para obtenção da média de 72 a 74ºC gira entre 100 e 120 km/h - velocidade de GPS, pois com os 33x12,5 o carro velocímetro tá roubando uns 14km/h!!

    Até agora, todo investimento feito na VTR tem valido cada centavo!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Jonnhy Bravo Ver Post
    Guilherme,

    Muito boa estas informações!

    Eu tenho o SPIA e o relógio digital de temperatura e sabendo-se disso, acabo de ficar muito feliz e vou postar uma experiência obtida com o uso do intercooler.

    Aqueles que são céticos quanto à sua efetividade, digo-lhes então que na média de temperatura 28 a 32ºC o carro trabalha a 72 a 74ºC. A temperatura só oscila em subidas, quando é necessária a troca de marchas e um pouco mais de torque, mantendo assim a rotação acima dos 2500 rpm. Neste caso, sobe-se aos 77 a 80ºC, mas logo o tombo vem novamente!

    A velocidade também para obtenção da média de 72 a 74ºC gira entre 100 e 120 km/h!

    Até agora, todo investimento feito na VTR tem valido cada centavo!
    GRANDE JONNHY BRAVO

    Isto mostra e prova o qto o INTERCCOLER resfria o motor qdo em serviço .

    Lembrei de outra coisa aqui , tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 sprint turbo/intercooller , existe o manual técnico deste motor e lá diz :

    1- Temperatura de serviço da água de 80ºC a 87ºC , isto mostra que o motor TOYOTA trabalha em temperatura bem próxima do MWM .

    2- Temperatura de serviço do óleo do motor de 106ºC a 116ºC , isto da para quem quer colocar a SPIA ELETRÔNICO que mede a temperatura do bloco do motor para ter uma referencia pelo menos .

  • #8
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    O meu termometro está com a sonda no bloco, bem proximo a junta do cabeçote.
    Fiz uma viagem de 3.000km (santa catarina) com diversas retas descidas e subidas...algumas subidonas mesmo!
    Fiz a viagem mantendo uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km e no plano a temperatura ficava na média de 80ºC...nas longas retas com desnivel favoravel a temperatura chegou a descer para os 76ºC.
    Nas piores subidas de serra cheguei a registrar 98ºC !! Tinha setado o termometro para disparar o alarme com 95ºC, quando passou de 95º tive que acabar de subir com apito nos ouvidos...he he he...mas não tinha jeito ou era assim ou não subia, lógico que fiquei preocupado, mas notei que o termometro original mal se mexeu do meio.
    O mais importante é ter conhecimento da faixa de temperatura para cada regime de trabalho do seu carro, ficando fácil notar quando algo não vai bem. O alarme sonoro é essencial, pois nos chama a atenção para o problema antes da merda feder!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #9
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Só um detalhe, em cidade, no frio dos 35°C de Recife, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, a temperatura chegava a 82°C no trânsito parado. Com a colocação do eletroventilador a temperatura tem se mantido com o ar ligado em 78°C, inclusive em viagens a 100 Km/h.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #10
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
    Entrada
    08/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Idade
    61
    Posts
    156
    Agradecimentos: 0
    Muito boas e valiosas informações do Dr. Guilherme; este assunto também esta sendo explorado no post:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1965610

    Sou relativamente novo aqui no fórum e a meu ver estes posts são muito importantes e se complementam pois tratam tanto da instalação quanto da aferição do equipamento, muito bom para quem está interessado no assunto, seria possivel unificá-los?
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Posts
    59
    Agradecimentos: 2
    Boa noite!

    Sei que poderia fazer essa pergunta para a loja, mas vou aproveitar que o tópico está badalado e perguntar aqui mesmo: qual a diferença entre o SPIA ELETRÔNICO DIGITAL EVO com display azul e o com display vermelho? A diferença de preço existe, mas não vi outra diferença, que não a cor do display.

    Obrigado.
    HILUX CD 2.8 SR5 4X4 1998

  • #12
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Eu comprei o vermelho, simplesmente pela diferença de preço. Se o azul tem alguma função diferente eu desconheço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/11/2006, 22:06
    5. SERVIÇO NO MOTOR DA SW4
      Por JAZIEL no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/05/2006, 17:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade