x
Convex Datacenter
Página 3 de 27 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 314
  • #25
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12



    Agora aprendi. Vão outras.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -spia-12v.jpg   -spia-fio-preto.jpg   -spia-geral-painel.jpg   -spia-temp-geral-1.jpg   -spia-temp-geral-2.jpg   -spia-temp-geral-3.jpg   -spia-temp-geral-4.jpg  

  • #26
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    59
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    Caro Clandio,
    Parabéns pela instalação.
    Acho que vou montar o SPIA, mas não no lugar que você escolheu.
    A ultima vez que montei um negocio naquele lugar, o destrocei involuntariamente descendo do carro.
    Estou pensando numa coluna de instrumentos...

    Grande abraço

    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #27
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Fabrizio.
    Instalei ali por não ter gostado dele sobre o painel próximo a coluna da porta. Deixei bastante fio sobrando pra poder mudar de lugar. Por enquanto não deu problema de dar um chute ali. Vamos ver, pode ser que apareça ideia melhor.
    Abraços.

    Clandio

  • #28
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Feitosac,

    No caso a minha marca as vezes abaixo de 80º, pois o sensor está no bloco, proximo ao cabeçote e não na água.Se pegar dia frio e andar na reta a 80km ele marca 78º, pois o vento frio dissipa o calor na "pele" do motor, mas internamente mantém. Detalhe, minha válvula termostatica é nova.
    Sandro,
    A observação que fiz é com relação ao Racetronix que fica na água, com o sensor no Bloco (SPIA) realmente a temperatura externa ambiente influencia nos valores.
    Estou comprando um Spia para instalar na nova SW4.
    Abs.
    Feitosa.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #29
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    O meu termometro está com a sonda no bloco, bem proximo a junta do cabeçote.
    Fiz uma viagem de 3.000km (santa catarina) com diversas retas descidas e subidas...algumas subidonas mesmo!
    Fiz a viagem mantendo uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 110km e no plano a temperatura ficava na média de 80ºC...nas longas retas com desnivel favoravel a temperatura chegou a descer para os 76ºC.
    Nas piores subidas de serra cheguei a registrar 98ºC !! Tinha setado o termometro para disparar o alarme com 95ºC, quando passou de 95º tive que acabar de subir com apito nos ouvidos...he he he...mas não tinha jeito ou era assim ou não subia, lógico que fiquei preocupado, mas notei que o termometro original mal se mexeu do meio.
    O mais importante é ter conhecimento da faixa de temperatura para cada regime de trabalho do seu carro, ficando fácil notar quando algo não vai bem. O alarme sonoro é essencial, pois nos chama a atenção para o problema antes da merda feder!
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.

  • #30
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.
    CARO CLANDIO

    Vc esta corretíssimo no seu raciocínio , coloquei os dados do motor MWM que tenho o manual técnico para fazermos sim uma comparação empírica .

    Se a temperatura da água dos dois motores TOYOTA 1KZT-E e o MWM 2.8 estão batendo a mesma em nossas experiencias de uso ??? Pq não a temperatura do óleo não seria a mesma tb ????

    Neste caso vc não precisaria se preocupar pois só teria cuidado se ultrapassase dos 116ºC .


    Este é o o raciocínio LÓGICO .

    MAS ESTIVE PENSANDO QUE NESTE " SPIA ELETRÔNICO " O SENSOR É FIXADO NO BLOCO DO MOTOR E NÃO " MERGULHADO NO ÓLEO " , com isto vem minha maior dúvida que é : A TEMPERATURA RECOMENDADA PELO MOTOR MWM 2.8 É DO ÓLEO e não do BLOCO DO MOTOR , e estas medições COM CERTEZA TEM DIFERENÇAS .

    Notei que isto é verdadeiro qdo o 1º amigo daqui colocou a tempratura de serviço que o SPIA ELETRÔNICO mostrou , que estava em torno dos 80ºC , SE A TEMPERATURA DO ÓLEO É DE 106ºC a 116ºC tinha alguma coisa de errado nesta história .

    CONCLUSÃO :

    O " SPIA ELETRÔNICO " NÃO MEDE A TEMPERATURA DO ÓLEO E SIM A TEMPERATURA DO BLOCO DO MOTOR ( que é menor do que a do óleo ) e com isto temos que fazer uma média de temperatura de serviço do BLOCO DO MOTOR em situações de velocidades diferentes e subidonas e FAZERMOS NÓS MESMOS os limites normais MÍNIMO E MÁXIMO desta variação , COMO FIZ E VCS TB QUE INSTALARAM O RACETRONIX fizeram , como nossos carros estão com os motores 100% , temos as variações de temperatura de serviço da água , só resta vcs que instalaram este SPIA ELETRÔNICO fazerem a mesma coisa .

    Como no meu as temperaturas da água ficaram entre 80ºC a 80/100km/h e 89ºC a 140km/h COLOQUEI O SINAL DE ALERTA EM 95ºC , com istou seguro que estarei protegido .

    Sugiro a vcs com o SPIA ELETRÔNICO fazerem a mesma coisa .
    4X4 Brasil

  • #31
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Clandio Ver Post
    Sandro.

    Coloquei na minha o spia eletrônico da donatti com sensor no cabeçote. Meu motor é o 3.0 TD 1KZ-TE (Hilux CD 2002) e as temperaturas registradas estão parecidas com as suas. Na cidade em torno de 80ºC, um pouco mais , um pouco menos, conforme o trânsito.

    Na estrada, em subida de serra que foi onde testei, com muito movimento de caminhões, o que não deixava desenvolver uma velocidade e consequentemente menos vento na frente da VTR a temperatura chegou aos 99ºC. Isso me preocupou um pouco.

    Vi numa postagem do Guilherme Abreu que ele fala sobre o motor MWM, em que a temperatura de serviço da água é de 80ºC a 87ºC e do óleo do motor de 106ºC a 116ºC.
    Como a temperatura da água é parecida com a do motor Toyota, deduz-se empiricamente, que a do óleo também seja (apesar de serem motores de fabricantes diferentes).
    A pergunta é: o cabeçote pode chegar à temperatura do óleo (de 106ºC a 116ºC)?

    Espero manifestação dos amigos.

    Abraços.

    Clandio
    Nesse trecho o termômetro original não movimentou nada.

    Muito bom, essas semelhanças são boas pois mostra uma normalidade no regime de funcionamento do motor.
    O cabeçote internamente deve passar muito disso, pois é nele que a "fornalha" fica acessa!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #32
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Amigos,
    Comprei hoje o meu SPIA na Donatti, assim que chegar e instalar, posto as temperaturas (SW4 2002 1KZTE).
    Abs.
    Feitosa.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #33
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Bom dia pessoal.

    Concordo com vocês. Conforme vão surgindo os valores de temperatura das diferentes situações de condução vou postando aqui.

    Uma coisa que me chamou bastante atenção foi que depois que se desliga a VTR a temperatura SOBE DE 10 a 11ºC. Acho isso MUITO IMPORTANTE de saber. Penso que pode ser numa situação em que se desliga o motor logo depois de um uso mais severo (velocidade, carga, etc.) que pode surgir a famosa TRINCA NO CABEÇOTE. Lembrem que o manual recomenda um tempo em marcha lenta antes de desligar quando do uso mais forçado.

    Uma pessoa que não tá acostumada com um carro diesel, turbinado, fica fácil de fazer essa kaka. Pense, por exemplo, um cara viajando a 120, 130km/h e resolve parar num posto de combustível de ir ao banheiro. Ele deveria deixar o carro funcionando em marcha lenta por uns 2 min. Não é todo mundo que faz isso.

    Essa informação de que a temperatura sobe uns 10ºC depois que desliga, pode ser a explicação para o surgimento da trinca em um caso em que a temperatura já está no limite.

    É só o meu raciocínio. Pra mim tá mais que justificado que tem que esperar esfriar (baixar a temperatura) o motor pra desligar. Tá aí mais um motivo pra colocar o sensor de temperatura adicional - sabe-se se a temperatura chegou em valores normais.

    Abraços.

    Clandio

  • #34
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    GRANDE CLANDIO

    Corretíssimo seu raciocínio , é talvez por isto que as vezes se trinca um cabeçote SEM QUE A TEMPERATURA VÁ NO VERMELHO e nós ficamos sem saber o porque SE NÃO HOUVE SUPERAQUECIMENTO qdo estamos usando o carro , mas depois que desligamos o carro é fato que a temperatura sobe por falta de circulação da água .

  • #35
    Usuário Avatar de EduQxQ
    Entrada
    03/04/2013
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    481
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE CLANDIO

    Corretíssimo seu raciocínio , mas depois que desligamos o carro é fato que a temperatura sobe por falta de circulação da água .
    Bom dia pessoal,
    Muito boas as observações. Em motores à gasolina com ventoinha do radiador elétrica, muitas vezes após o motor ser desligado a ventoinha é acionada, provavelmente devido à elevação da temperatura.

    Um abraço,
    Edu
    Hilux SW4
    Hilux SR5 - ex

  • #36
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por fgibin Ver Post
    Caro Clandio,
    Parabéns pela instalação.
    Acho que vou montar o SPIA, mas não no lugar que você escolheu.
    A ultima vez que montei um negocio naquele lugar, o destrocei involuntariamente descendo do carro.
    Estou pensando numa coluna de instrumentos...

    Grande abraço

    Fabrizio
    Fabrizio. Hoje fui entrar com pressa na VTR, pois estava chovendo e.... pedalei o copinho do spia.

    Mudei pra cima do painel, mesmo não gostando. Ainda bem que tinha deixado fio sobrando enrolado.

    Abraços.

    Clandio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. temperatura do motor
      Por murilopellizzer no fórum Troller
      Respostas: 9
      Última resposta: 26/06/2010, 18:10
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 02/06/2010, 11:29
    3. Respostas: 24
      Última resposta: 27/12/2007, 22:14
    4. Manual de Treinamento de serviço Motor Opala 4 e 6 cil
      Por edgar no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 27/11/2006, 22:06
    5. SERVIÇO NO MOTOR DA SW4
      Por JAZIEL no fórum Toyota
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/05/2006, 17:25

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade