-
cara eu tenho uma maquina dessa da Planatec, e sabe q na maioria dos carros diesel não é boa de fazer a limpeza com ela pois tem q ser com tds mangueiras conectadas e o motor diesel q se presa nem abre a termostática parado em ML, tem q esguelar pra abrir e como aí a viscosa acopla, ja venta um monte e esfria novamente, e com a termostatica fechada, a agua fica suja no bloco.
Uma boa solução é abrir o dreno do bloco como foi falado, e fazer a agua circular com uma mangueira na torneira, soltar as 2 mangueiras do radiador e lavar bem ele, se tiver ar quente, não esquecer de ligar, para limpar td aquela agua suja la dentro do aquecedor. Tirando a termostatica para inspecionar fica mais facil ainda de circular agua por td motor e limpar td.
Trocar as mangueiras ressecadas ruins. E se tiver mt enferrujado, pode se preparar q pode ocorrer de algum selo vazar, ou até a bomba dagua.
E nunca faço limpeza e saio viajar.
-
Olá pessoal.
Tópico interessante!
Tudo o que estou lendo neste tópico reforça o que já experimentei em outros carros: a troca do liquido de arrefecimento sempre vem com alguma consequência.
As vezes uma mangueira começa vazar, as vezes quem começa vazar é a bomba e por aí vai...
Estou chegando aos 40.000 km com o liquido absolutamente intacto, cristalino, vermelhinho e nunca tive que adicionar uma gota.
Vou fazer a troca em casa, com liquido Toyota, água distilada e, sendo que o liquido está como novo, sem lavagem nenhuma.
Acho estranho fazer questão de usar água distilada na mistura final com o aditivo e antes lavar o motor com água de mangueira.
Na minha visão, se o liquido é limpo, o motor é limpo e o radiador também, ponto final.
Mesmo assim, farei a troca num período sem previsão de viagens para poder verificar eventuais vazamentos antes de me encontrar sem água no meio da estrada...
Grande abraço
Fabrizio
-
Desde que fiz a drenagem no meu sistema e coloquei para rodar até a presente data sequer baixou uma gota, tudo OK ainda. Já rodei uns 3.000km sem qualquer anomalia.