x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38

Roda livre manual

Pessoal,

Hoje fui fazer manutenção na roda livre por que comecei a ouvir um barulhinho na roda esquerda...quando abri vi que um parafuso que pega bem no meio na ponta do eixo, que tem um arruela grande, estava solto lá dentro...nas duas rodas!
    Eu fiquei na dúvida do aperto que se dá neles, por uma questão...quando ele está frouxo eu giro as homocinéticas com as mãos, porém quando dou aperto nele já dá uma travada e não consigo mais girar.
    Cheguei até levantar uma das rodas e ver se ela fica travada...pesa um pouquinho mais, mas não trava não.
    E aí pessoal, quando voces dão manutenção na roda livre, vocês dão aperto nesse parafuso?
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

Usuário Avatar de Elias_qf
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Osasco/SP
    Agradecimentos: 5
    boa noite sandro

fiquei meio na duvida pois não consegui entender, o sr. diz que tem um parafuso que pega na ponta de eixo, com uma arruela grande.

se eu entendi certo seria uma arruela que fica entre duas porcas uma arruela que tem umas pontas nela para travar as duas porcas... não estou conseguindo postar fotos dessa arruela

igual a essa aqui
    http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_S_f...728_072012.jpg

se for isso realmente se o sr. apertar essa porca vai apertar o rolamento e por consequencia diminuir a capacidade da roda girar, apertando muito o rolamento corre o risco de danificar o mesmo

me corrija se eu estiver enganado sobre sua duvida... tem um outro topico que fala como fazer manutenção no munhao e tem varios video da para ter uma ideia de como mexer no local

mas na minha roda livre apenas tirei quando fui trocar o reparo do munhao limprei elas tirei toda a graxa velha e coloquei muita graxa azul rs no começo pelo exesso de graxa ela fica um pouco presa nao desengata o 4x4 da roda porem vc da uma volta com o carro ja volta td ao normal engata e desengata perfeitamente e td lubrificado rsrsr

Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    É...falando é mais dificil mesmo...he he he.
    Consegui o desenho...agora tá fácil!Roda livre manual-roda-livre.jpeg
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."

Usuário Avatar de Freitag
    Entrada
    15/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro - Taquara/RJ
    Agradecimentos: 0
    Prezado Sandro_ventania, a minha não possui esses parafusos indicado na foto. Na verdade quando você desmonta todo o conjunto para manutenção, desmontando tudo mesmo, retirando semi-eixo, rolamentos, cubo roda, munhão etc... ao montar novamente as vezes acaba empurrando o eixo muito para dentro e depois já no final precisa dar uma leve puxadinha para fora para colocar o anel travante da RL e justamente esses parafusos realizam essa função. Afrouxa ele e dê uma puxada no conjunto todo. Como falei a minha não possui os mesmos e ao terminar de montar, quando do reparo que fiz, arrumei um com mesma rosca, coloquei lá e puxei os poucos mm que faltavam para colocar o anel travante que segura o conjunto RL. Não sei se ficou muito claro, mas qualqur dúvida só perguntar. []s
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Situação bem inusitada...apertar não parece a melhor escolha e deixar frouxo não faz nenhum sentido...he he he!

Usuário
    Entrada
    16/04/2013
    Local
    Brasília/DF

Imagem

Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    É...falando é mais dificil mesmo...he he he.
    Consegui o desenho...agora tá fácil!Roda livre manual-roda-livre.jpeg

Essa imagem é do manual do carro?

Gabira.

Entrada
    15/02/2013
    Local
    Situação bem inusitada...apertar não parece a melhor escolha e deixar frouxo não faz nenhum sentido...he he he!
    Em verdade acredito que o parafuso fique encostado com um ligeiro torque. Quando da necessidade de puxar o eixo, afrouxe-o para ter uma pegada nele e puxar o eixo para fora. Posso estar equivocado, mas em princípio a sua função aí pelo que vejo só seria essa. E como mencionei o meu sequer possui ele, não faz a menor falta ou diferença. []s

Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Citação Postado originalmente por gabiragabiru Ver Post
    Essa imagem é do manual do carro?

Gabira.

Não...eu consegui esse esquema da roda que é igual ao meu.

Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Citação Postado originalmente por Freitag Ver Post
    Em verdade acredito que o parafuso fique encostado com um ligeiro torque. Quando da necessidade de puxar o eixo, afrouxe-o para ter uma pegada nele e puxar o eixo para fora. Posso estar equivocado, mas em princípio a sua função aí pelo que vejo só seria essa. E como mencionei o meu sequer possui ele, não faz a menor falta ou diferença. []s

Realmente parece que não faz a menor falta ele...ainda não consegui nem entender a função dele...se não conseguir essa informação, acho que vou afrouxar um pouco, mas vou passar trava rosca pra evitar dele soltar.

Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Realmente parece que não faz a menor falta ele...ainda não consegui nem entender a função dele...se não conseguir essa informação, acho que vou afrouxar um pouco, mas vou passar trava rosca pra evitar dele soltar.
    Olá pessoal.
    Pelo esquema, me parece que a função deste parafuso é somente no momento de extrair/regular o semieixo durante a desmontagem e remontagem.
    Todos os semieixos têm uma rosca para montar um extrator ou uma depressão onde colocar a cabeça do extrator.
    Sendo que estes carros têm algumas soluções pensadas para simplificar a manutenção em Países com baixa tecnologia, provavelmente o projetista pensou em deixar o parafuso extrator no lugar e fazer que, mesmo sem um extrator numa oficina improvisada, se consiga tirar o eixo do lugar.
    Seria bom dar uma olhada no manual de manutenção na parte de desmontagem da transmissão e ver como este parafuso é usado.
    De qualquer jeito, penso que este parafuso solto andando por aí, além de inútil, possa causar problemas, eu tiraria e guardaria na caixa de ferramentas.

Grande abraço

Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

Entrada
    15/02/2013
    Local
    De forma mais técnica, exatamente o que o fgibin falou. Como já havia dito os parafusos lá não possuem qualquer função.

Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Será que a josa do parafuso não soltou, foi simplesmente colocado ali para ficar guardado?????
    Foi a pior merda que fizeram, pois um deles acabou ficando em uma posição raspando e fazendo barulho.
    Pior foi eu mandar a pergunta para a engenharia da AVM e o engenheiro só responder que o desenho que eu usei é da AISIN...e não respondeu a minha pergunta...he he he. Mesmo eu deixando claro que a minha roda livre é AVM.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Roda Livre Manual
      Por Rodrigo59 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/11/2008, 11:31
    2. Respostas: 9
      Última resposta: 22/09/2008, 15:47
    3. Roda Livre AVM manual
      Por Marco Saldanha no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 05/02/2008, 23:56
    4. Par de Roda-Livre MANUAL pra CJ-5