Postado originalmente por
guilhermeabreu
Vai depender da serra , não conheço esta serra , se a serra for muito íngreme , o carro pode achar ruim , depende de que marcha vc esta usando , se vc esta usando só a 5ª marcha ela acha ruim mesmo , vc não falou mais detalhes de como vc esta usando o carro , não acredito que vc tenha problema de motor do seu carro .
Coloca mais detalhes de como vc usa o carro para subir esta serra .
Exemplo : a minha SW4 2002 qdo fui pra São Paulo , na subida da serra das Araras , se não tivesse carro na frente , poderia subir em 5ª marcha a 80km/h e talvez em algum ponto colocaria 4ª marcha , mas não pude por causa do transito , então tive que trocar marchas e se liberasse o transito subiria a velocidade em 3ª , passaria a 4ª marcha e subiria novamente em 5ª na maior parte da subida , mas não consegui por causa do transito intenso . Se esta serra que vc subiu é como a serra das Araras , não tem como subir acima de 80km/h tanto pela inclinação da subida qto pelas curvas , se passar dos 80km/h na serra das Araras na subida é provável que vc caia lá de cima .
Mas mesmo se não tivesse carro algum na minha frente , prefiro subir a serra das Araras em 4ªmarcha com o pé folgado , do que em 5ª marcha com o pé no fundo , o motor trabalha mais leve subindo a serra das Araras em 4ª marcha a 80km/h , vc força menos o motor , só quis dizer que da para subir em 5ª marcha mas o motor acha ruim de subir a serra nestas condições .