Pessoal,
A quem interessar, navegando pelo youtube a um tempo atras, descobri um aparelhinho gringo para testar a qualidade do óleo, chamado Lubricheck:
Lubricheck - The digital 'blood tester' for your car
A premissa do fabricante é que cada motor possui um regime de trabalho diferente e as trocas de óleo não devem ocorrer de acordo pela quilometragem.
Você pinga umas gotas de óleo no equipamento e ele dá uma nota de 1 a 10 na qualidade do óleo do motor, sendo 1 excelente e 10 péssimo. Segundo o fabricante a nota é dada analisando a "acidez", "partículas de metal e carbono" e "agentes líquidos estranhos" presentes no óleo.
Achei legal e animei de comprar, mas na época não achei nenhum para vender no Brasil.
Um tempo depois navegando aqui no fórum, o pessoal das Prados descobriu que o próprio fabricante estava despachando para o Brasil. Sendo assim resolvi arriscar e comprar um, ficando R$ 150,00 mais pobre.
Ontem, depois de pagar mais R$ 73,00 de impostos, o meu chegou:

Comecei testando com um óleo novinho: nota 1 - excelente.
Depois fui para o carro de plastico: nota 8 - razoável (fair).
Depois fui para a sw4: nota 3 - excelente.
Achei o teste interessante, pois por coincidência troquei o óleo dos dois carros no mesmo dia e usei o mesmo óleo 15w40. Na sw4 já tinha andando 1000km desde a troca, porem só viajando. E no carro de plastico tinha andando 1500km só de engarrafamentos.
Logo, de acordo com o aparelhinho, terei que trocar o óleo do carro de plastico bem antes do que a da sw4, pois o regime de trabalho dos dois motores são muito diferentes, e os engarrafamentos diários exigiram mais do motor do carro de plastico.
Gostei do aparelhinho e recomendo.