x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 56 de 56
  • #49
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
    Entrada
    04/08/2005
    Local
    Teresina/PI
    Idade
    80
    Posts
    430
    Agradecimentos: 0



    Caros colegas, preciso de fotos ou vista explodida do sistema de refrigeração do motor hilux 2.8, ano 97.Alguém sabe onde posso conseguir? Grato.

  • #50
    Usuário
    Entrada
    31/10/2012
    Local
    camaquã/RS
    Idade
    55
    Posts
    221
    Agradecimentos: 3
    A ventoinha do radiador da minha SW4 fica sempre ligado, isso é normal?

  • #51
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por mbsouza Ver Post
    A ventoinha do radiador da minha SW4 fica sempre ligado, isso é normal?
    Sim, fica sempre girando, mesmo com o motor totalmente frio.
    Na medida que o motor esquenta, ele vai engrossando o gel da polia viscosa, fazendo a ventoinha girar mais ainda, seguindo o ritmo de rotação do motor.
    Inclusive, um teste para saber se a polia viscosa está funcionando corretamente, é tentar parar as hélices em marcha lenta, utilizando o pedaço de pano.
    Se parar é porque o gel está perdendo eficiência.
    Se estiver bom você não consegue parar.

  • #52
    Usuário
    Entrada
    25/12/2019
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Bom dia.

    Faz alguns dias a minha SW4 1997 aqueceu. Não estava acompanhando a temperatura pois estava distraído conversando e só percebi quando estava fervendo. Encostei, esperei esfriar, completei o nível e continuei a viagem. Percebi que a tampa do radiador estava desencaixada - segundo entendo não é para acontecer pois mesmo que abra a válvula de alivio a tampa não deve sair do lugar. Achei que poderia ter soltado durante a viagem, e por isso aqueceu, ainda estou na dúvida. Depois vendo em detalhe, o bocal plástico do radiador onde encaixa a tampa tem desgaste, provavelmente alguém no passado atarraxou a tampa errado ....

    Estive acompanhando estes dias e o nível de agua baixa um pouco, tenho que completar uma vez por semana. Não achei nenhum indicio de vazamento, todas as mangueiras estão secas igual que o radiador. Porem não e normal baixar o nível então tem algum problema.

    Algumas perguntas para os mais experientes do forum

    1. O que acham do que aconteceu?

    2. Alguma indicação de uma oficina boa de radiadores em SP? (não tem que ser a mais barata, geralmente nao me importo de pagar um pouco a mais por um bom serviço de qualidade)

    3. Pelo que li, o radiador deste carro SW4 1997 esta subdimensionado. Qual radiador novo recomendam? Já ouvi que e melhor colocar de alumínio e achei este, alguma experiência com eles?

    Na Loja Master Cooler voce encontra RADIADOR DE AGUA HILUX 3.0 com alta performance e melhor qualidade!

    4. Recomendam além disso a troca ventoinha? Por uma de maior número de paletas ou por uma elétrica?

    5. Como posso ter 100% de certeza que não ouve problema no cabeçote?

    Estou preparando este carro para viagens longas, então o foco é que seja 100% confiável

  • #53
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Camilo Mendoza Ver Post
    Bom dia.

    Faz alguns dias a minha SW4 1997 aqueceu. Não estava acompanhando a temperatura pois estava distraído conversando e só percebi quando estava fervendo. Encostei, esperei esfriar, completei o nível e continuei a viagem. Percebi que a tampa do radiador estava desencaixada - segundo entendo não é para acontecer pois mesmo que abra a válvula de alivio a tampa não deve sair do lugar. Achei que poderia ter soltado durante a viagem, e por isso aqueceu, ainda estou na dúvida. Depois vendo em detalhe, o bocal plástico do radiador onde encaixa a tampa tem desgaste, provavelmente alguém no passado atarraxou a tampa errado ....

    Estive acompanhando estes dias e o nível de agua baixa um pouco, tenho que completar uma vez por semana. Não achei nenhum indicio de vazamento, todas as mangueiras estão secas igual que o radiador. Porem não e normal baixar o nível então tem algum problema.

    Algumas perguntas para os mais experientes do forum

    1. O que acham do que aconteceu?

    2. Alguma indicação de uma oficina boa de radiadores em SP? (não tem que ser a mais barata, geralmente nao me importo de pagar um pouco a mais por um bom serviço de qualidade)

    3. Pelo que li, o radiador deste carro SW4 1997 esta subdimensionado. Qual radiador novo recomendam? Já ouvi que e melhor colocar de alumínio e achei este, alguma experiência com eles?

    Na Loja Master Cooler voce encontra RADIADOR DE AGUA HILUX 3.0 com alta performance e melhor qualidade!

    4. Recomendam além disso a troca ventoinha? Por uma de maior número de paletas ou por uma elétrica?

    5. Como posso ter 100% de certeza que não ouve problema no cabeçote?

    Estou preparando este carro para viagens longas, então o foco é que seja 100% confiável
    Lamento pelo o que aconteceu com sua viatura.
    Mas, de forma categórica já posso lhe dizer que não, os radiadores nas SW4 1997, 98, 99, não são subdimensionados.
    Já coloquei foto do manual do proprietário da minha ex 1998, e a capacidade total do sistema é de dez litros.
    Até hoje deve ser em volta deste valor nas viaturas atuais.
    Estando o sistema selado adequadamente, ou seja, pressurizado, com bomba d´água em dia, aditivo anti-fervura, bem como polia viscosa eficiente, pode rodar tranquilo.
    A partir do momento que seu sistema ficou sem pressão, é claro que ferverá.
    Se o sistema é subdimensionado, por quê não ferveu antes, tendo a viatura 25 anos de idade?
    Portanto, tire esta idéia da cabeça e não gaste com soluções desnecessárias.
    Agora, se atingiu o cabeçote, isto dependerá de uma boa investigação, mas se a tampa está vedada, sem umidade nas mangueiras, e a água está sumindo sem vestígios, é provável que esteja indo embora pelo escapamento.
    É assim que acontece quando ele ou a junta trincam.
    Com o motor frio e em trânsito urbano não perde água, pois a dilatação da trinca é minúscula.
    Já em rodovia, em constantes dois a três mil RPM´s, é que aparecerá o problema.
    Portanto, começando do básico, é colocar radiador novo, com tampa nova e, aditivo.
    Não faça varetamento de radiador.
    Fica uma porcaria.
    No meu caso, além de ficar ruim, ainda quebraram a mangueira de alumínio do ar quente, embaixo do painel, que passou a pingar dentro do carro.
    Claro que não assumiram o prejuízo, pois alegaram que a limpeza do sistema tirou ferrugem das mangueiras e ocorreu o vazamento.
    Assim, feita esta manutenção básica, continue observando, inclusive em volta da bomba d´água.
    Se continuar sumindo, aí é partir para o cabeçote, infelizmente.
    Boa sorte em sua busca.
    4X4 Brasil

  • #54
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Camilo Mendoza Ver Post
    Bom dia.

    Faz alguns dias a minha SW4 1997 aqueceu. Não estava acompanhando a temperatura pois estava distraído conversando e só percebi quando estava fervendo. Encostei, esperei esfriar, completei o nível e continuei a viagem. Percebi que a tampa do radiador estava desencaixada - segundo entendo não é para acontecer pois mesmo que abra a válvula de alivio a tampa não deve sair do lugar. Achei que poderia ter soltado durante a viagem, e por isso aqueceu, ainda estou na dúvida. Depois vendo em detalhe, o bocal plástico do radiador onde encaixa a tampa tem desgaste, provavelmente alguém no passado atarraxou a tampa errado ....

    Estive acompanhando estes dias e o nível de agua baixa um pouco, tenho que completar uma vez por semana. Não achei nenhum indicio de vazamento, todas as mangueiras estão secas igual que o radiador. Porem não e normal baixar o nível então tem algum problema.

    Algumas perguntas para os mais experientes do forum

    1. O que acham do que aconteceu?

    2. Alguma indicação de uma oficina boa de radiadores em SP? (não tem que ser a mais barata, geralmente nao me importo de pagar um pouco a mais por um bom serviço de qualidade)

    3. Pelo que li, o radiador deste carro SW4 1997 esta subdimensionado. Qual radiador novo recomendam? Já ouvi que e melhor colocar de alumínio e achei este, alguma experiência com eles?

    Na Loja Master Cooler voce encontra RADIADOR DE AGUA HILUX 3.0 com alta performance e melhor qualidade!

    4. Recomendam além disso a troca ventoinha? Por uma de maior número de paletas ou por uma elétrica?

    5. Como posso ter 100% de certeza que não ouve problema no cabeçote?

    Estou preparando este carro para viagens longas, então o foco é que seja 100% confiável

    Meu caro, existem muitos relatos diferentes sobre esquentamento desses modelos. Cada um tem uma visão e uma experiência própria. Tenho ainda uma sw4 ano 1998 que já me deu muito prejuízo e dinheiro gasto desnecessariamente com motor fundido, mas continuo com ela.
    O que basicamente fiz a mais foi : colocar um relógio para marcar temperatura com acionamento sonoro (sugestão do Guilherme Abreu), colocar no capÔ uma entrada de ar adicional (da própria toyota modelo mais novo) e mandei confeccionar um radiador maior para ser adaptado. Não confio no marcador de temperatura original, quando começa a subir o ponteiro é muito rápido e não andamos olhando para ele, olhamos para a estrada à frente. Para evitar gastar dinheiro sem necessidade comece com as coisas mais simples e importantes como o relógio extra com aviso sonoro que você pode programar o ponto do aviso.

    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #55
    Usuário
    Entrada
    23/01/2021
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    40
    Posts
    34
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Sim, fica sempre girando, mesmo com o motor totalmente frio.
    Na medida que o motor esquenta, ele vai engrossando o gel da polia viscosa, fazendo a ventoinha girar mais ainda, seguindo o ritmo de rotação do motor.
    Inclusive, um teste para saber se a polia viscosa está funcionando corretamente, é tentar parar as hélices em marcha lenta, utilizando o pedaço de pano.
    Se parar é porque o gel está perdendo eficiência.
    Se estiver bom você não consegue parar.
    Concord com o Glaicon depois de mto quebrar a cabeça com a minha a solução foi justamente essa, iniciar pelo radiador e tambem se possivel ja avaliar o cabeçote e juntas, na minha esta foi a solução.
    Boa srte!

  • #56
    Usuário
    Entrada
    26/08/2022
    Local
    Foz do Iguaçu/PR
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Question Vale a pena o RADIADOR da Master Cooler?

    Vale a pena o RADIADOR da Master Cooler?

    Quase 1 ano após instalação do radiador + eletroventilador (Registro)
    Bom pessoal, vou tentar responder as perguntas que fazia antes da instalação:

    1º) O radiador melhora a refrigeração?
    - Certamente melhorar a performance, a troca de calor é superior e isso por si só é muito positivo

    2º) O eletro ventilador deixa o motor mais potente?
    - O motor fica mais leve, ou solto. Sinto diferença em subidas e ultrapassagens, mas não há uma transformação absurda, a tocada vai continuar sendo a mesma (100-120 km/h), só a retomada que fica melhor!

    3º) Eletro ventilador no condensador do ar é necessário?
    - Sim, pois o motor deixa de ter a ventilação forçada e constante que a viscosa faz. Em situações de trânsito ou quando parado o ar deixa de gelar sem o par de eletro ventilador da frente

    4º) Precisa trocar o alternador?
    - Eu acredito que não. Mas nesse ponto não posso contribuir pois minha camionete já tem upgrade de alternador com o da hilux 2006 (Bosch)

    MINHA EXPERIÊNCIA:

    - O kit vinha com um cebolão de 90º, todos sabemos que nossas camionetes têm a válvula termostática para 80-82º, inclusive existem relatos de substituição pela da Prado (76º). Isso faz com que o motor opere mais quente que o de fábrica e que a válvula termostática fique constantemente aberta. EU troquei o cebolão por um de 78º.


    - Como o motor mais leve e o pé fica mais pesado! Isso pode ser um problema, já que você pode deixar de fazer marcha e consequentemente força mais o motor e ai não tem radiador que faça troca térmica com eficiência! Recomendo fortemente a instalação de um pirometro e um sensor de temperatura de bloco antes da instalação do Kit da Master Cooler!


    - Meu cabeçote trincou na viagem de volta e acredito que esses dois fatores tenham contribuído. Desde então tenho feito testes, rodei muito tempo com o radiador com a viscosa e a performance de troca de calor é sensacional. Recentemente coloquei o eletro ventilador e tem performado muito bem, mas já tive problemas elétricos e ele parou de funcionar, sorte o sensor de bloco me alertou!


    - O radiador pode manter a temperatura em viagem em estradas, sem trechos de serra, mesmo sem o eletro ventilador e isso é um ponto positivo! A questão é que você precisa de um sensor de temperatura de bloco e pirômetro para fazer isso com eficiência e manter o pé LEVE! Passei por isso recentemente.


    - Meus eletro ventiladores do condensador queimaram e a garantia e o pós venda não são dos melhores infelizmente. A comunicação é lenta e se você estiver viajando e precisar de reposição pela garantia está FU#$%. Eu passei por situações bem chatas, logo que instalei o KIT, o vendedor que antes me mandava mensagem todos os dias para vender, passou a demorar para me responder e até a me ignorar. Para se ter uma ideia essa reposição demorou mais de 1 mês para ser feita e até hoje ninguém me ligou para saber se resolveu o problema!


    - Existem 2 reles de acionamento, ou para o eletro ventilador do radiador e outro para os do condensador. Também tive que trocar os dois na garantia, pois oxidaram por não serem blindados e deixavam de funcionar perfeitamente! Como eles são instalados em um ponto que passa muita água eu improvisei uma “proteção” para que a água não os atinja diretamente, apesar que novos enviados serem blindados.

    RESUMO:

    Gosto da solução e realmente esperava que toda a experiência com a Master Cooler fosse como nos vídeos que vemos em suas redes sociais, fique com a SENSAÇÃO que se eu NÃO tivesse ido instalar lá, a garantia teria sido um problema. Eu só recomendo a solução para quem vai ficar muito tempo com a camionete, pois o investimento é considerável. O radiador original com uma viscosa boa, faz o seu papel!

    Não me arrependo do upgrade, faria novamente. Se você está considerando fazer fique atento para esses pontos que relatei: Cebolão, Reles e Sensores de temperatura de bloco e pirômetro!

    Espero que essas informações ajudem vocês a tomarem a decisão sobre o radiador e a empresa

    Um forte abraço.
    4X4 Brasil Razão: Adequar regra de postagem 2/2.16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. radiador hilux
      Por zeca no fórum Toyota
      Respostas: 86
      Última resposta: 31/12/2020, 07:54
    2. agua some do radiador hilux 94
      Por Felipe Ramires no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 21/08/2011, 19:33
    3. Radiador da hilux
      Por Guassussê no fórum Toyota
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/11/2010, 11:52
    4. Duvidas radiador hilux 01/02
      Por Specialized no fórum Toyota
      Respostas: 7
      Última resposta: 30/07/2010, 22:32
    5. RADIADOR DA HILUX SW4 2.8
      Por Luiz Antonio no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/12/2005, 16:34

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade