x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 58
  • #1

    SW4 93, a Nona... problema no motor




    Olá pessoal,
    Tem coisas que parecem esperar um feriado para acontecer, ontem a noite voltando de uma janta aconteceu um sério problema, imagino eu, na minha SW4 93.
    Estava na BR andando normal, entre 100 e 110 km/h como sempre, mas ao ultrapassar um caminhoeiro numa decida, o infeliz resolveu andar ainda mais e tive que apertar pra valer para conseguir terminar de ultrapassar, por alguns instantes passei de 120 km/h. Quando a estrada voltou a subir comecei a escutar um barulho no motor, o típico bater de moedas, já me deu um gelo na espinha. Olhei para o medidor de temperatura e estava um pouco acima do normal, mas não muito.
    Era noite, então diminui meu ritmo até parar uns 3 km depois em um posto onde tinha iluminação. Nesse meio tempo o maldito caminhoneiro me ultrapassou novamente a milhão, fiquei pensando: qual o problema desse cidadão, mas enfim tinha um problema maior pra me preocupar.
    Não desliguei o motor, senti a temperatura da tampa de óleo do motor e estava normal, verifiquei o óleo e estava mais baixo que o normal, como carrego sempre 1 litro de óleo para emergencia, resolvi colocá-lo, mas estava com medo de desligar o motor, mas não teve jeito, mesmo bem devagar, com o motor ligado ele expulsava o óleo que eu colocava. Antes de desligar, verifiquei tb a temperatura da tampa do radiador, não estava quente, então desliguei e abri.
    O nível da água no radiador estava muito baixo, mas no reservatório estava normal. Coloquei o litro de óleo e completei a água diretamente no radiador e liguei o motor de novo. Pegou normalmente, mas la estava o barulho das moedas e bem forte.
    Não tinha fumaça e tudo estava normal em termos de força, inclusive. Então resolvi continuar o caminho até em casa, mais uns 15 km. Não andei muito rápido, sempre mantendo uns 70 ou 80 km/h. O motor não falhava, não faltou força nem nas subidas, não dava fumaça, nada... só o barulho constante.
    Cheguei e casa e verifiquei novamente o óleo e a água, tudo na mesma.
    Hoje pela manhã, com o motor já bem frio, dei partida novamente. Outra vez, tudo normal com excessão do barulho, desliguei e não mexi mais.
    Comprei a "Nona" a quase 1 ano, o antigo dono disse que havia feito o motor e que estava com 13 mil km. Fiz as manutenções recomendadas para um carro usado recem comprado e o mecânico que levei disse que o motor estava ótimo, segundo ele. Mas desde sempre ela baixava óleo, do nível até proximo a marca mais baixa da vareta, ela consumia em poucos km, mas depois estabilizava nisso e levava um bom tempo para baixar mais.
    Com isso, eu sempre carreguei 1 litro de óleo e monitorei o nível o tempo todo, nunca deixando baixar além do mínimo, mas também não completando até o meio. Para ficar mais tranquilo, também coloquei o tal militek, que foi recomendado para ajudar a proteger o motor.
    Fui, até a página 30 do forum, relendo todos os tópicos que envolvem o motor 3L, encontrei muitas informações úteis, mas a maioria antiga, tópicos de vário anos atrás.
    De qualquer forma, estou de mãos atadas até passar o carnaval, não vou conseguir levar a Nona num mecânico, então resolvi contar o acontecido para ver se alguem pode me ajudar de alguma maneira ou conversar sobre o assunto. Além de estar preocupado com o estrago, estou com a ansiedade lá nas alturas por não poder fazer nada até quarta-feira... o relógio esta custando a andar... hehehe

  • #2
    Usuário Avatar de F. Oliveira
    Entrada
    09/10/2011
    Local
    Teresina-PI e Axixá do Tocantins-TO/PI
    Idade
    42
    Posts
    1,075
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Romulo Lubachesky Ver Post
    Olá pessoal,
    Tem coisas que parecem esperar um feriado para acontecer, ontem a noite voltando de uma janta aconteceu um sério problema, imagino eu, na minha SW4 93.
    Estava na BR andando normal, entre 100 e 110 km/h como sempre, mas ao ultrapassar um caminhoeiro numa decida, o infeliz resolveu andar ainda mais e tive que apertar pra valer para conseguir terminar de ultrapassar, por alguns instantes passei de 120 km/h. Quando a estrada voltou a subir comecei a escutar um barulho no motor, o típico bater de moedas, já me deu um gelo na espinha. Olhei para o medidor de temperatura e estava um pouco acima do normal, mas não muito.
    Era noite, então diminui meu ritmo até parar uns 3 km depois em um posto onde tinha iluminação. Nesse meio tempo o maldito caminhoneiro me ultrapassou novamente a milhão, fiquei pensando: qual o problema desse cidadão, mas enfim tinha um problema maior pra me preocupar.
    Não desliguei o motor, senti a temperatura da tampa de óleo do motor e estava normal, verifiquei o óleo e estava mais baixo que o normal, como carrego sempre 1 litro de óleo para emergencia, resolvi colocá-lo, mas estava com medo de desligar o motor, mas não teve jeito, mesmo bem devagar, com o motor ligado ele expulsava o óleo que eu colocava. Antes de desligar, verifiquei tb a temperatura da tampa do radiador, não estava quente, então desliguei e abri.
    O nível da água no radiador estava muito baixo, mas no reservatório estava normal. Coloquei o litro de óleo e completei a água diretamente no radiador e liguei o motor de novo. Pegou normalmente, mas la estava o barulho das moedas e bem forte.
    Não tinha fumaça e tudo estava normal em termos de força, inclusive. Então resolvi continuar o caminho até em casa, mais uns 15 km. Não andei muito rápido, sempre mantendo uns 70 ou 80 km/h. O motor não falhava, não faltou força nem nas subidas, não dava fumaça, nada... só o barulho constante.
    Cheguei e casa e verifiquei novamente o óleo e a água, tudo na mesma.
    Hoje pela manhã, com o motor já bem frio, dei partida novamente. Outra vez, tudo normal com excessão do barulho, desliguei e não mexi mais.
    Comprei a "Nona" a quase 1 ano, o antigo dono disse que havia feito o motor e que estava com 13 mil km. Fiz as manutenções recomendadas para um carro usado recem comprado e o mecânico que levei disse que o motor estava ótimo, segundo ele. Mas desde sempre ela baixava óleo, do nível até proximo a marca mais baixa da vareta, ela consumia em poucos km, mas depois estabilizava nisso e levava um bom tempo para baixar mais.
    Com isso, eu sempre carreguei 1 litro de óleo e monitorei o nível o tempo todo, nunca deixando baixar além do mínimo, mas também não completando até o meio. Para ficar mais tranquilo, também coloquei o tal militek, que foi recomendado para ajudar a proteger o motor.
    Fui, até a página 30 do forum, relendo todos os tópicos que envolvem o motor 3L, encontrei muitas informações úteis, mas a maioria antiga, tópicos de vário anos atrás.
    De qualquer forma, estou de mãos atadas até passar o carnaval, não vou conseguir levar a Nona num mecânico, então resolvi contar o acontecido para ver se alguem pode me ajudar de alguma maneira ou conversar sobre o assunto. Além de estar preocupado com o estrago, estou com a ansiedade lá nas alturas por não poder fazer nada até quarta-feira... o relógio esta custando a andar... hehehe
    primeiro lugar: calma, Rômulo...
    Não poderei ajudar, mas certamente acompanharei esse tópico. Muitos foristas solidários aparecerão e irão colaborar com vc.
    no carnaval a galera dá uma sumidinha aqui, mas não demorará a aparecer alguém com informações úteis.

  • #3
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Olá Rômulo,

    Opinar a distância é dificil...mas vou tentar dar minha opinião.
    Com o motor ligado o nivel do óleo é sempre baixo mesmo...o certo é desligar e esperar alguns minutos antes de medir.
    Mas pelo que voce relatou, voce praticamente sempre andou com o nivel baixo de óleo...daí eu poderia dizer que a lubrificação da parte de cima do cabeçote, no comando de válvulas ficou prejudicado...certamente mesmo fazendo o motor a folga das válvulas não deve ter sido tirado...juntando com o desgaste mais acentuado por causa da pouca lubrificação, deve agora ter chegado no limite.
    Há vários problemas que causam esse barulho de moedas...uma delas é a folga nas válvulas...tem outras como (batida de saia) que é a folga da biela, mas como foi feito o motor, tem que saber se foi feito todo ou só a parte de cima.
    Vamos torcer por ser folga das válvulas, pois basta ajustar e pronto.
    Motor novo acima de 10.000km não deveria baixar óleo (nos primeiros KMs baixa por causa do brunimento), a minha tambem é 93 e sempre ando com o nivel lá em cima e praticamente quando troco com 5.000km e só baixou uns 300ml.
    Ando sempre abaixo dos 100km/h...mas já passei dos 120 em algumas retas e sempre normal, até a temperatura.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #4
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Ahhh...Leva no mecânico apenas dizendo que gostaria de fazer ajuste da folga das válvulas...não fala que tá com problema, pois o mecanico pode tentar condenar seu motor para tentar arrumar serviço em cima de voce...A não ser que o mecanico seja realmente de confiança.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #5
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Ahhh...Leva no mecânico apenas dizendo que gostaria de fazer ajuste da folga das válvulas...não fala que tá com problema, pois o mecanico pode tentar condenar seu motor para tentar arrumar serviço em cima de voce...A não ser que o mecanico seja realmente de confiança.
    Obrigado Sandro, mas o barulho é realmente alto e preocupante, estou torcendo para ser algo simples assim, mas estou com bastante medo de ser algo pior.
    Segundo o antigo dono, o motor foi feito por inteiro, depois que comprei, já rodei uns 20 mil km, isso somado aos 13 mil km que ele relatou da uma quilometragem mais que suficiente para o amaciamento. Mas acho estranho ela baixar o óleo assim, o motor esta equilibrado, segundo o mecânico que olhou ela pela primeira vez e fez a revisão. O teste que ele fez foi acelerar muito pouco na lenta e o motor para de vibrar, segundo ele se o motor tivesse sido mal feito, precisaria acelerar bem mais para ele parar de vibrar, pq estaria desbalanceado, não sei se isso procede, mas foi isso que ele me disse.
    Também sobre o nível do óleo, sempre verifico com ele desligado e frio. Quando completo ele até a metade da vareta, não dura nesse nivel nem 500 km e o motor parece trabalhar pesado e fumaceia um pouco no inicio. Mas logo que o nível alcança algo proximo ao minimo, o motor fica ótimo, para de fumacear e anda melhor. Depois de chegar nesse nível posso andar uns 1000km até baixar, mas colocando apenas 1litro de óleo, nesse ponto o nível sobe até a marca de 1000 km atras.
    Também já havia questionado um mecânico sobre isso, ele me disse que pelo motor ter sido feito a poucos kms e eu rodar pouco em rodovia, com longos trechos em alta rotação, o nível do óleo baixava naturalmente.
    Bom, não sei bem no que acreditar, mas o fato é que estou muito preocupado com tudo isso, eu adoro minha Nona, quero ela 100%

  • #6
    Ah, outra coisa que me preocupa é que o mecânico que fazia o trabalho para mim simplesmente fechou a mecânica dele. Não sei onde levar ela agora, vou ter que testar um mecânico novo e logo em um trabalho tão preocupante. Por isso qualquer ajuda dos colegas do forum é bem vinda, elas irão me ajudar muito a saber oq pode estar acontecendo e tb a não ser enganado.

  • #7
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Amigo, minha SW4 com motor feito faz 7 k km tb tá baixando óleo. Tô indo agora pra algum retentor de válvula, pois não falta ver mais nada.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #8
    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Amigo, minha SW4 com motor feito faz 7 k km tb tá baixando óleo. Tô indo agora pra algum retentor de válvula, pois não falta ver mais nada.
    E vc sempre completa o óleo? ela fumaceia ou fica meio amarrada com óleo completo?

  • #9
    Usuário Avatar de dorderf
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Recife/PE
    Idade
    40
    Posts
    1,506
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Romulo Lubachesky Ver Post
    E vc sempre completa o óleo? ela fumaceia ou fica meio amarrada com óleo completo?
    Só deixei chegar na parte mínima da vareta pra provar ao meca que tava baixando. Ontem rodei 1200 km, sempre na faixa dos 100, 120 km/h, e quando cheguei em casa vi que o óleo havia baixado. Acredito q seja retentores de válvula por causa da fumaça de cor diferente da preta quando o carro passa muito tempo parado.

    Ela ficava amarrada antes de eu arrumar a turbina e a bomba injetora. Hj em dia ela parece um foguete.

    Mas já tô ficando PUTO com esse óleo baixando. Aí quando vem gente dizendo que o carro tem mais de 200 k km e depois de 5 k km nem percebe que baixou óleo, aí que me estresso mesmo. Imagina querer fazer uma viagem aos andes, querer rodar uns 6 k km em estrada e antes disso o motor bater por falta de óleo?

    Vou deixar o carro na oficina e só pego quando resolverem. Rodarei depois uns 2 k km num dia só pra ver se baixa.

  • #10
    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Só deixei chegar na parte mínima da vareta pra provar ao meca que tava baixando. Ontem rodei 1200 km, sempre na faixa dos 100, 120 km/h, e quando cheguei em casa vi que o óleo havia baixado. Acredito q seja retentores de válvula por causa da fumaça de cor diferente da preta quando o carro passa muito tempo parado.

    Ela ficava amarrada antes de eu arrumar a turbina e a bomba injetora. Hj em dia ela parece um foguete.

    Mas já tô ficando PUTO com esse óleo baixando. Aí quando vem gente dizendo que o carro tem mais de 200 k km e depois de 5 k km nem percebe que baixou óleo, aí que me estresso mesmo. Imagina querer fazer uma viagem aos andes, querer rodar uns 6 k km em estrada e antes disso o motor bater por falta de óleo?

    Vou deixar o carro na oficina e só pego quando resolverem. Rodarei depois uns 2 k km num dia só pra ver se baixa.
    Pois é, a minha não é turbinada e esta com a BI revisada. A minha nunca fica parada muito tempo, ando com ela todo dia. A fumaça que sai quando ela esta com óleo no nível é preta, o ronco dela fica meio abafado, como se estivesse trabalhando com óleo em excesso. Tb esta de cara com essa história de baixar o óleo pq ninguem dava um diagnostico que resolvesse. Mas como vc disse, bater por causa de óleo, deve ter sido o meu caso, só espero que não tenha causado nada muito grave.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    938
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por Romulo Lubachesky Ver Post
    Pois é, a minha não é turbinada e esta com a BI revisada. A minha nunca fica parada muito tempo, ando com ela todo dia. A fumaça que sai quando ela esta com óleo no nível é preta, o ronco dela fica meio abafado, como se estivesse trabalhando com óleo em excesso. Tb esta de cara com essa história de baixar o óleo pq ninguem dava um diagnostico que resolvesse. Mas como vc disse, bater por causa de óleo, deve ter sido o meu caso, só espero que não tenha causado nada muito grave.
    Muito estranho essa história de o motor não trabalhar bem com o óleo no nível, já verificou se a vareta do óleo é original? Se não tiver ninguém pra comparar, uma boa maneira é ver quantos litros entram até atingir o nível máximo na vareta na próxma troca, pois se a vareta que vc está usando for mais curta vc pode estar rodando com excesso de óleo mesmo!
    boa sorte com a Nona!
    abraço
    Igor
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #12
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Muito estranho essa história de o motor não trabalhar bem com o óleo no nível, já verificou se a vareta do óleo é original? Se não tiver ninguém pra comparar, uma boa maneira é ver quantos litros entram até atingir o nível máximo na vareta na próxma troca, pois se a vareta que vc está usando for mais curta vc pode estar rodando com excesso de óleo mesmo!
    boa sorte com a Nona!
    abraço
    Igor
    Também tinha pensado nisso, mas não pude testar. Porém, quando troco de óleo e filtro, a quantidade certa de óleo deixa o nível no meio da vareta, então imaginei que deva estar certa.

    Obrigado e abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. problema com motor de arranque?!?!?!
      Por petcho no fórum Land Rover
      Respostas: 27
      Última resposta: 21/12/2013, 15:45
    2. Problema com motor 3.0
      Por Matagato no fórum Ford
      Respostas: 24
      Última resposta: 23/08/2012, 11:42
    3. Problema com motor CHT.
      Por onduty no fórum Ford
      Respostas: 15
      Última resposta: 07/06/2009, 08:10
    4. Problema c/ Motor AP
      Por brunobregoli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/04/2006, 20:24
    5. Problema com motor BF 6 cil.
      Por ivanm no fórum Jeep Willys
      Respostas: 42
      Última resposta: 25/09/2004, 19:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade